Buscar

PCA DE AUDITORIA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

12
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Prof. José de Souza Herdy”
UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GISELE MARQUES SILVEIRA
JEFFERSON BIZARELO 
LUÍS FELIPE ALBUQUERQUE DE ARAÚJO
LILIANE DOS SANTOS FARCHA FERREIRA DA SILVA
RAFAEL FLÁVIO MARQUES 
THAÍSA FELIX MIZAEL
papel da auditoria interna nas organizações
RIO DE JANEIRO
14
2020
GISELE MARQUES SILVEIRA
JEFFERSON BIZARELO 
LUÍS FELIPE ALBUQUERQUE DE ARAÚJO
LILIANE DOS SANTOS FARCHA FERREIRA DA SILVA
RAFAEL FLÁVIO MARQUES 
THAÍSA FELIX MIZAEL
PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho com Tema: “Papel da Auditoria Interna nas Organizações, desenvolvido durante a disciplina de PCA Auditoria, como parte da avaliação referente ao semestre em questão.
Professor: Francisco Araújo
RIO DE JANEIRO
2020
Sumário
1	INTRODUÇÃO	3
2	ORIGEM DA AUDITORIA	4
3	ORIGEM DA AUDITORIA INTERNA	5
3.1	OBJETIVO DA AUDITORIA INTERNA	7
4	COMPARATIVO ENTRE AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA	7
5	CONCLUSÃO	11
REFERêNCIAs BIBLIOGRÁFICAs	12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta a importância do papel da Auditoria Interna dentro de uma organização como forma de assistência a gestão para tomada de decisão. 
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra auditoria possui alguns significados, tais como:” Exame analítico, minucioso, relativo às operações contábeis e financeiras de uma empresa ou instituição; auditagem; procedimento de análise, investigação e validação de um sistema, atividade ou informação”. Logo podemos concluir que uma auditoria busca corrigir as e assegurar a fidelidade dos registros e proporcionando credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
 Auditoria Interna é um conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar e adequar a eficácia dos controles internos, também é uma forma de avaliação das operações das empresas, para verificar se ela enquadra as normas pertinentes, além de verificar a necessidade de mudanças dentro da organização. 
Devido ao avanço tecnológico e a competitividade no mercado, é de extrema importância que as empresas busquem um aprimoramento das suas ferramentas para auxiliar nos controles internos. Dessa forma a Auditoria Interna tem um papel muito importante dentro das organizações a fim de apoiar a gestão nas tomadas de decisões, minimizar os erros, auxiliar no alcance dos seus objetivos, e assegurar que a administração das atividades seja feita conforme as metas estabelecidas. Tal revisão é fundamental para que a empresa consiga melhorar seus processos adquirindo confiabilidade a sua marca e credibilidade com seus clientes, ou seja, um setor de auditoria interna é fundamental em qualquer tipo de empresa.
A metodologia utilizada foi através de pesquisa a sites relacionados com artigos científicos de auditoria interna, normas contábeis e revistas da área contábil.
ORIGEM DA AUDITORIA
A palavra “auditoria” é de origem latina, de acordo com alguns autores, podendo ser interpretada como “ouvinte” ou “aquele que ouve”. Outros já defendem que a palavra se originou do verbo inglês “to audit” – examinar, corrigir, certificar. Independente dessas duas interpretações, a real função de um auditor contábil é a de ouvir o que se passa, examinar se o que ouvi, corrigir as falhas que se fizerem necessárias e emitir sua certificação ou relatório a respeito da “saúde” contábil da entidade auditada. 
De acordo com alguns historiadores, a primeira menção sobre a função de auditor contábil ocorreu no ano de 1314, com a criação do cargo “Auditor do Tesouro da Inglaterra”. A função cresceu com a Revolução Industrial e o surgimento da máquina a vapor, que, além de impulsionar a mecanização das empresas, aumentou a demanda, pois os navios passaram a se locomover mais rapidamente e a cobrir maiores distâncias. A fim de aumentar sua produção, as empresas, que eram, em sua maioria, familiares, começaram a ter necessidade de mais capital para suprir o aumento de produção apresentado e começaram a procurar investidores. Logicamente, estes, para investir, queriam ter certeza de que a empresa se encontrava bem das “pernas”; e, a fim de terem real conhecimento de que os demonstrativos contábeis eram fidedignos, exigiram que estes fossem validados por um contador que não possuíssem qualquer vínculo com a empresa, denominado de auditor externo ou independente.
Segundo Souza (2005), O surgimento da auditoria, está vinculada a necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários quanto à realidade econômica e financeira espalhada no patrimônio das empresas investidas e, principalmente, em virtude do aparecimento de grandes empresas distribuídas e simultâneo ao desenvolvimento econômico que proporcionou participação na concepção do capital de muitas empresas. Segundo Gil (2000) a auditoria consiste na função organizacional de revisão, avaliação e emissão de opinião referente ao ciclo administrativo em todos os locais e momentos de uma entidade, esta conceituação refere-se à auditoria de gestão.
Vale ressaltar que a auditoria é uma técnica contábil, logo a mesma só poderá ser executada pelo profissional devidamente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade, que possua o registro de auditor independente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e conheça e siga as normas referentes à atividade previstas na Instrução CVM 308.
ORIGEM DA AUDITORIA INTERNA
Em 1854, a empresa Worshipful Pewterers Co. deu um dos primeiros passos para o surgimento da auditoria interna. Ela nomeou 04 membros de sua equipe para examinar as contas e o desempenho na extração, venda e transporte de minério. Mesmo sem ser oficialmente conhecida, a auditoria interna já estava começando a ser praticada nessa empresa. 
A auditoria interna que é conhecida atualmente se deu como consequência da evolução do Sistema Capitalista. Desde muito tempo atrás, as grandes empresas de todo o mundo utilizavam os serviços de auditoria independente porque observava a necessidade de transmitir aos seus acionistas e investidores a segurança que todas suas demonstrações contábeis eram a representação verdadeira da sua escrituração contábil. A partir do desenvolvimento dos mercados, os administradores das organizações começaram a entender, de forma gradativa, que todas aquelas revisões feitas pela auditoria externa eram de extrema importância para uma boa reputação da empresa mundo a fora. A necessidade de ser cada vez mais transparente e assim aumentar o grau de confiança da empresa aos olhos do mercado só aumentava, porém seria inviável custear uma auditoria externa para acompanhar detalhadamente as operações da empresa o tempo todo. 
Também foram aparecendo outras necessidades, como a de focar na implementação de normas e procedimentos internos, acompanhar se os procedimentos internos estão sendo seguidos pelos colaboradores da empresa, pois de nada ia valer novas condutas impostas pelos administradores se não houvesse a supervisão das mesmas. Sendo assim, era preciso existir alguém que exercesse esse papel dentro das organizações, e é a partir desse momento que nasce a auditoria interna. Inicialmente, esses auditores eram chamados de check-clerks (auxiliares de verificação), porque tinham a responsabilidade de conferir e verificar das documentações e contabilizações relativa às transações realizadas. Em algumas empresas de transporte ferroviário, também foi denominado um grupo de fiscais chamados de Travelling Auditors (Auditores Viajantes), que eram responsáveis por visitar de modo contínuo as estações a fim de assegurar que todo o valor das vendas de passagens e fretes estava sendo arrecadado e contabilizado de forma correta. Esse mesmo nome também foi utilizado para denominar empregados de grandes companhias que percorriam por suas filiais dentro e fora do país, com o intuito de verificar se as operações realizadas pelas mesmas estavam de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos pela sede.
Com o passar do tempo e toda a evolução das indústrias e comércio,
percebeu-se que o papel dos auditores internos era bem mais abrangente do que apenas a conferência de valores e documentos. A partir disso, passaram a ter um enfoque de controle administrativo, com o objetivo de medir e avaliar a eficácia e a efetiva aplicação dos outros controles internos. Com essa mudança, o seu campo de trabalho se estendeu para todas as áreas da empresa e visando garantir sua independência, os auditores internos passaram a desempenhar suas atividades com subordinação ligada diretamente à alta administração.
OBJETIVO DA AUDITORIA INTERNA
A auditoria interna tem como propósito, relatar um plano de ação que atenda a entidade a alcançar os objetivos almejados, ajudando a administração a desenvolver diretrizes adequadas, sugerindo recomendações e atribuições apropriadas com base no que foi analisado pelo auditor interno, adotando uma abordagem sistêmica e com disciplina para a melhora dos processos de gerenciamento de riscos, com o objetivo de adicionar valor e melhoria das operações e melhoria do resultados da organização. 
Sendo assim, o auditor interno deve avaliar os riscos estratégicos com rigor, tendo autoridade e responsabilidade no seu parecer, com independência no seu trabalho, sem interferências de terceiros.
 
COMPARATIVO ENTRE AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA
A Auditoria Externa é aquela realizada por auditores independentes (sem relação com a empresa auditada) e têm por objetivo o exame das demonstrações contábeis para emitir um parecer ou opinião sobre a posição das mesmas. Os auditores precisam assegurar que estas demonstrações representem adequadamente a posição financeira e patrimonial da entidade. Ela se distribui em diversas áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil etc. O objetivo é verificar se o sistema de gestão da organização foi estabelecido, documentado, implementado e mantido de acordo com uma norma específica.
O auditor externo é um profissional independente, sem vínculo com a organização tendo limitação de tempo para resolver os problemas e, portanto, a aplicação de testes para tal é em menor volume e de forma pontual.
A Auditoria Interna visa testar, examinar ou averiguar o nível de segurança dos controles internos existentes na organização e na constatação da fragilidade ou inexistência destes propor melhorias ou apontar inconformidades. Voltada para o controle interno, a intenção é avaliar a gestão, no que se refere à governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos para aderir às normas. Aponta desvios que a organização possui e suas vulnerabilidades além de verificar se os resultados esperados estão sendo alcançados.
O auditor interno é funcionário da própria empresa sendo escolhido e diretamente ligado a área decisória dela e, portanto, com disposição de mais tempo e de conhecimento em relação à empresa em questão. Este deve ser treinado na ISO 19011 que estabelece diretrizes para auditoria de sistemas de gerenciamento além de treinamento no sistema de gestão ao qual será auditado. Existe a opção também, mas menos comum de se contratar uma empresa para realização da auditoria interna.
Logo abaixo teremos um comparativo com diferenças básicas entre a auditoria interna e auditoria externa:
Auditoria Interna
· A auditoria é realizada por um funcionário da empresa.
· O objetivo principal é entender as necessidades da administração
· A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.
· O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativas.
· O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude.
· O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo o trabalho que ele examina, porém, subordinado às necessidades e desejos da alta administração.
· A revisão das atividades da empresa é continua.
Auditoria Externa
· A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente.
· O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.
· A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras.
· O trabalho é subdividido em relação às contas do balaço patrimonial e da demonstração do resultado.
· O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção de fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras.
· O auditor deve ser independente em relação à administração de fato e de atitude mental.
· O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódico, geralmente semestral ou anual
CONCLUSÃO
Nesse trabalho acadêmico, abordamos o assunto do Papel da Auditoria Internas nas Organizações, a origem da auditoria externa e auditoria interna, os seus objetivos e a diferença entre a auditoria externa e interna, também foi visto a grande importância da auditoria em um modo geral para as organizações. As empresas auditadas tendem a avançar mais rápido em diversos requisitos, além de serem mais confiáveis para investimentos. 
O aprofundamento desse tema foi de suma importância para o conhecimento do nosso grupo, nos permitiu entender de maneira clara e coesa os procedimentos adotados pelo auditor interno/externo e a grande importância da auditoria em um modo geral para o crescimento e desenvolvimento das entidades, respeitando sempre normas estabelecidas por Lei.
REFERêNCIAs BIBLIOGRÁFICAs
Portal Educação. Conceito de auditoria. Disponível em:
<https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/conceitodeauditoria/34945#:~:text=A%20palavra%20auditoria%20teve%20sua,auditor%20(RIOLINO%2C%202003).> Acesso em : 13/09/2020
LASAGNO, Tancredo. Auditoria: Conceitos Gerais. Universidade Unigranrio, 2019.
  
Auditoria Operacional. Auditoria Interna – Aspectos Históricos. Disponível em: https://auditoriaoperacional.com.br/auditoria-interna-aspectos-historicos/. Acesso em: 15/09/2020.
Portal de Auditoria. Objetivo da Auditoria Interna Disponível em:< https://portaldeauditoria.com.br/conceito-e-importancia-da-auditoria-interna/> Acesso em 20/09/2020.
Portal de Auditoria. Comparativo entre Auditoria Interna e Auditoria Externa. Disponível em: <https://portaldeauditoria.com.br/diferencas-basicas-entre-auditoria-interna-e-auditoria-externa/> Acesso em 19/09/2020.
Verde Ghaia. “Conheça os tipos de auditorias de sistema de gestão e para que servem.” Disponível em: <https://www.consultoriaiso.org/tipos-de-auditorias-sistema-de-gestao> Acesso em 20/09/2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando