Buscar

1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Quanto aos principais instrumentos de auxílio na execução de desenho técnico, merecem destaque o esquadro, o transferidor e a régua T. Diante da importância de manusear estes instrumentos, principalmente para quem não domina o desenho em ambiente virtual (computador), associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Esquadro isósceles.
II- Esquadro escaleno.
III- Régua T.
IV- Transferidor.
(    ) Instrumento utilizado no traçado de paralelas, geralmente horizontais, funciona em mesas-prancheta, nas quais desliza verticalmente, mantendo a horizontalidade da régua.
(    ) Composto por dois ângulos de 45º e um ângulo de 90º.
(    ) Instrumento utilizado na construção e medição de ângulos.
(    ) Composto por ângulos de 30º, 60º e 90º.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	IV - I - III - II.
	2.
	Na linguagem técnica, cotagem é a representação gráfica utilizada para expressar características técnicas do objeto representado, seja através de valor numérico, linhas, notas e símbolos. Dentro desse aspecto, a cotagem por face de referência (por exemplo, linha de contorno) e a cotagem por linha básica (por exemplo, linha de centro) são os padrões de representação mais adotados, amplamente utilizados no desenho de móveis, peças industriais, entre outros. No que se refere à cotagem por linhas básicas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas assimétricas ou de outra linha que facilite o entendimento construtivo do objeto.
	 b)
	As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de notas técnicas ou de croquis ilustrativos que facilitem o entendimento construtivo do objeto.
	 c)
	As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas de simetria ou de outra linha que facilite o entendimento construtivo do objeto.
	 d)
	As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas assimétricas ou de desenhos artísticos que facilitem o entendimento construtivo do objeto.
	3.
	Os valores atrelados ao desenho técnico, linguagem gráfica universal para quem atua na área técnica, principalmente na grande área das engenharias, vão muito além de sistemas de projeção e planos de projeção. Elementos textuais e dimensionais devem complementar as informações que não podem ser expressas apenas em desenho. Logo, desenhos, textos, símbolos e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico. No que se refere à representação de objetos em vistas ortográficas e ao ato de destacar as dimensões em projeto, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetos devem ser representados em verdadeira grandeza, ou seja, com dimensões reais ou proporcionais ao objeto representado.
II- Para expressar sua verdadeira grandeza, os objetos devem ser representados em um ou mais planos de projeção, gerando suas vistas ortográficas.
III- Os objetos devem ser devidamente cotados, mas as referências dimensionais não são necessárias para o entendimento e a execução do objeto.
IV- Para expressar as referências dimensionais de determinado objeto, o projetista deve entender a estrutura básica de cotagem, composta pela linha auxiliar (ou de extensão), linha de cota e a própria cota.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	No desenho técnico, o uso de diferentes tipos de linhas, como a contínua e a tracejada, hierarquiza a visualização do objeto representado, desenvolvendo a capacidade de visualização espacial do observador. Diante do uso de diferentes tipos de linhas na representação gráfica, analise as sentenças a seguir:
I- As linhas contínuas (contornos visíveis) sempre prevalecem sobre as linhas tracejadas (contornos não visíveis) na representação de um objeto.
II- As linhas de chamada e de cota devem possuir a mesma espessura na representação de um objeto.
III- As linhas de centro, assim como os contornos visíveis, devem ser utilizados como linhas de cota na representação de um objeto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	No que se refere ao domínio da caligrafia técnica, existem dois requisitos básicos que a diferem da caligrafia comum, popularmente conhecida como letra cursiva, esta última apresentando características e particularidades inerentes a quem escreve. Diante da importância da escrita técnica, quais são estes dois requisitos?
	 a)
	Legibilidade e uniformidade.
	 b)
	Tamanho e fonte.
	 c)
	Legibilidade e caracteres.
	 d)
	Tamanho e traço.
	6.
	O desenho técnico é uma representação gráfica universal, normatizada, com a finalidade de representar objetos diante das necessidades exigidas pelas engenharias, facilitando a circulação de informações entre o meio técnico. Historicamente, foi a partir de meados do século XVIII que ocorreu ascensão do desenho técnico como a linguagem gráfica para troca de informações de cunho tecnológico, notadamente devido a três fatores. Sobre esses fatores, analise as opções a seguir:
I- Produção em série.
II- Planejamento do que será produzido/construído.
III- Impulso do desenvolvimento industrial (Revolução Industrial).
IV- Manufatura artesanal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	7.
	Em um período de grande impulso do desenvolvimento industrial, o matemático francês Gaspard Monge (1746-1818) sistematizou a representação de objetos através da geometria descritiva. Foi Monge quem desenvolveu o sistema de projeções de vistas ortográficas, ferramenta indispensável para compreender e visualizar determinado objeto por todas as suas faces. Este sistema auxiliou na construção de máquinas e equipamentos industriais, consolidando o impulso industrial ao longo do século XIX. Com o avanço industrial, normatizou-se a utilização da geometria descritiva como a linguagem gráfica das engenharias e arquitetura, nomeando-a de Desenho Técnico. No que se refere ao sistema de projeções ortográficas, analise as sentenças a seguir:
I- O sistema de projeções ortográficas auxilia na construção das vistas de um determinado objeto.
II- O sistema de projeções ortográficas auxilia na definição das verdadeiras grandezas de um determinado objeto.
III- As vistas auxiliam na leitura espacial de um determinado objeto.
IV- Subjetividade e imprecisão são valores inerentes ao sistema de projeções ortográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Quando se fala em desenho arquitetônico, seus valores vão além da representação gráfica de uma determinada edificação. Elementos textuais e dimensionais devem complementar as informações que não podem ser expressas apenas em desenho. Desenhos, textos e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico. No que se refere ao ato de destacar as dimensões em projeto, a NBR ABNT 10126 padroniza o uso de cotas em desenho técnico. Sobre as linhas de cotas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Devem guardar uma distância aproximada de 2,5 mm do desenho.
(    ) Devem possuir as dimensões dos compartimentos escritas acima da linha.
(    ) Devem possuir as mesmas espessuras das paredes, pela parte interna do edifício, indicando
as cotas das reentrâncias e saliências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	9.
	O margeamento de formatos de papel do tipo A, assim como as próprias dimensões do papel, respeita o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. De acordo com a norma brasileira, a padronização do papel está vinculada ao formato A0, um retângulo cujos lados medem 841 mm e 1.189 mm, com área de 1 m². Assim, todos os outros formatos da série A são gerados a partir deste formato padrão. Sobre os vários tamanhos padronizados de papel utilizados na área técnica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O tamanho do formato A1 é 594 x 841 mm.
(    ) O tamanho do formato A2 é 297 x 420 mm.
(    ) O tamanho do formato A3 é 420 x 594 mm.
(    ) O tamanho do formato A4 é 210 x 297 mm.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	O uso de diferentes tipos de linhas, como a contínua e a tracejada, hierarquiza a visualização do objeto representado, desenvolvendo a capacidade de visualização espacial do observador. Diante do uso de diferentes tipos de linhas na representação gráfica, analise as sentenças a seguir:
I- Os contornos não visíveis (linhas tracejadas) sempre prevalecem sobre os contornos visíveis (linhas contínuas) na representação de um objeto.
II- As linhas de chamada e de cota devem possuir a mesma espessura na representação de um objeto.
III- As linhas de referência devem ser representadas com espessura superior aos contornos visíveis (linhas contínuas) na representação de um objeto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina