Buscar

resenha de personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha crítica do filme A Bela e a Fera 
A personagem Bela, do filme “A Bela e a Fera” fascina quem assiste, pois além de romper com os paradigmas de submissão da mulher, mostra uma mulher feminina e doce. Se ver também uma relação de amizade entre bela e os funcionários do castelo e o amor verdadeiro no qual a beleza interior predomina a aparência física. Por meio de estímulos visuais e auditivos o filme projeta mensagens a quem assiste, passando conteúdos marginais, obtendo resultados significativos ao imaginarmos na vida real, e aí o sentimento as vezes não controláveis de incômodo e irritação.
Bela era conhecida por ser a moça mais bonita da cidade, por isso cortejada com Gaston, que ela esnobou, negando-se a casar com ele. Seu pai era um inventor desacreditado da região que provocou a ira da Fera ao entrar em seu castelo sem ser convidado, tornando-se seu prisioneiro. Fera, na verdade era um príncipe egoísta que foi amaldiçoado por uma feiticeira. A punição foi para todos do castelo, os empregados foram transformados em objetos e seu príncipe em monstro. Esse feitiço tinha tempo contado pelo desabrochar de uma rosa, onde ele teria que aprender a amar antes da última pétala cair e não apenas amar, mas ser retribuído para que a maldição fosse desfeita, caso contrario ele é todos no castelo estariam condenados a viver como estavam para sempre. Quando Bela troca de lugar com seu pai, tornando-se prisioneira da Fera, os serviçais veem uma possibilidade de quebra do feitiço, sugerindo que ela fique em um quarto do castelo para que eles se aproximem, há brigas e grosserias dele e a teimosia dela durante o convívio. Em uma tentativa de fulga, Bela é salva pela fera, o que os deixam mais próximos. Embora ela se sentisse feliz no castelo, bela se preocupa com o pai, e foi liberada pela vera para ir ao encontro de seu pai, mesmo sabendo que ela poderia não voltar mais.Bela e seu pai ficam presos por Gaston que vai ao encontro da Fera com outros homens da aldeia, a fim de matar a Fera. Durante briga violenta entre eles, Bela chega impedindo sozinha que a Fera caísse da torre e morresse. A jovem declara seu amor a fera desfazendo o feitiço, os objetos voltam a ser pessoas e a fera torna-se um príncipe novamente, o castelo torna-se branco e o dia fica claro.
A personagem Bela tem três aspectos: narcisismo, ,passagem do feminino 
 E complexo de Édipo. O narcisismo está simbolizado nos comportamentos de Bela no início da história, quando ela deseja uma realidade tão distante da sua, ,e nega pretendentes por achá-los inferiores a ela. Durante uma canção Bela diz que desejava muito mais que a vida no interior, e precisa está vivendo em um mundo isolado, pois quando andava pelas ruas estava lendo seu livro e não botava nada ao seu redor, onde todos estavam admirando sua beleza e a achando estranha por não ter comportamento iguais as outras moças de sua idade.O palácio da Fera representa as fantasias narcisistas típica de crianças, um castelo negro e vazio “símbolo feminino impessoal, específico da imagem materna. A maneira na qual Fera e seus funcionários conquistam Bela é realizando suas vontades, reforçando seu comportamento narcisista . Fera marca pontos positivos com Bela, quando percebe seu interesse por livros e lhe presenteia com uma biblioteca inteira enquanto Gaston despreza sua paixão pela leitura.
Gaston também interpreta um personagem narcisista, enciumado e egoísta, levado a vingança pelo ego ferido por ser rejeitado pela mulher escolhida. A fera representa outro modelo de narcisismo, que provocou a punição pela feiticeira.Bela é caladamente ligada fortemente a seu pai, como no complexo de Édipo de Freud, onde a menina tem afeições para seu pai, e uma vez que a figura materna de Bela não aparece, não há competição pelo amor de seu pai. .É possível notar que qualquer presença masculina que não a de seu pai lhe causa nojo e medo, Gaston lhe dar uma visão de casamento ao entrar em sua casa tirar suas botas.
Com a fera não é diferente a imagem animal lhe causa medo e Bela se une a Fera apenas por amor a seu pai. Bela mostra ser uma menina forte e determinada, uma personagem que busca a evolução. Quando ela é salva pela Fera e ele fica machucado ela tem a oportunidade de ser livre mas resolve ajudar e cuidar dele que está ferido, abre mão de alguns interesses narcísicos para tornar realidade um amor, aceitando seu desejo já que sua visão da Fera muda, e uma possível relação com um homem que não seu pai. A troca das cores da roupa de Bela de azul com branco para o rosa mostra mudanças de maturidade e a saída de uma menina para uma mulher. Enquanto Outras personagens como Branca de neve e Bela adormecida esperam ser salvas por seus príncipes, Bela é quem salva o seu príncipe fisicamente e emocionalmente, no episódio dos ferimentos feitos pelos lobos e com o rompimento do feitiço declarando seu amor. Bela tem a personalidade sincera, corajosa, teimosa, inteligente e de temperamento forte, onde seus objetivos ao contrário de outras princesas da Disney não são relacionados ao casamento e sim a sua evolução, uma busca a si mesma, um amadurecimento, uma mudança de menina pra uma mulher.

Outros materiais