Buscar

ATIV 06 - Trab - Obrig - Procuração judicial -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome completo: 	
	Data: 06	/ 10	/ 2020	
	Matrícula: 	
	
Disciplina: Estágio I (Prática Jurídica Trabalhista)
	Professor: Leonardo Mello
Redes sociais: @profleonardomello
ATIVIDADE 06 (COVID-19) – OBRIGATÓRIA
Procuração judicial trabalhista
i. Conceito: é o instrumento do mandato em que o outorgante confere poderes para o outorgado representá- lo judicialmente, que pode ser por instrumento público ou particular
ii. Poderes gerais: habilita o advogado a praticar todos os atos do processo
iii. Poderes especiais (devem constar de modo expresso): receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica (art. 105 do CPC)
iv. Quem pode ser procurador? Apenas advogado inscrito na OAB (art. 103, caput, do CPC)
v. Advogado pode atuar em causa própria? Sim (art. 103, § único, do CPC)
vi. Momento de apresentar a procuração: imediatamente ao ingresso do advogado na causa, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente/em uma das hipóteses de exceção: prazo de 15 (quinze) dias para apresentá-la (art. 104 do CPC)
vii. Especificidade da procuração para ação rescisória e mandado de segurança: com poderes específicos para propositura de ação rescisória e mandado de segurança (OJ
n. 151 da SDI – 2 do TST)
viii. Elaborando a procuração:
a. Qualificação do cliente: a) se pessoa física: nome completo, nacionalidade, profissão, data de nascimento, filiação, estado civil, RG, CPF, CTPS, endereço eletrônico (e-mail) e endereço com CEP; b) se pessoa jurídica: razão social, CNPJ, endereço eletrônico (e-mail), endereço com CEP e representante legal (qualificação de pessoa física)
b. 
Qualificação do(s) advogado(s): nome do advogado, seu número de inscrição na OAB e endereço do escritório completo com CEP (art. 105, § 2º, do CPC)
c. Qualificação da sociedade de advogados: razão social, CNPJ, número de registro na OAB e endereço completo com CEP (art. 105, § 3º, do CPC)
d. Informação importante: salvo disposição expressa em sentido contrário constante do próprio instrumento, a procuração outorgada na fase de conhecimento é eficaz para todas as fases do processo, inclusive para o cumprimento de sentença (art. 105, § 4º, do CPC)
e. Data/assinatura do cliente: destacar pessoa jurídica – razão social, nome do representante na assinatura (súmula n. 456, I, do TST: é inválido o instrumento de mandato firmado em nome de pessoa jurídica que não contenha, pelo menos, o nome do outorgante e do signatário da procuração, pois estes dados constituem elementos que os individualizam)
Atividade
Os discentes deverão elaborar e entregar uma procuração judicial trabalhista de um cliente da forma mais completa possível, tendo como parâmetro: José do Brasil quer ajuizar uma reclamação trabalhista, no município de Salvador/BA, em face de Indústria Gigante S/A; para tanto, ele aceitou passar uma procuração geral para o foro contendo todos os poderes especiais previstos na legislação pátria, sendo que ele não atua em causa própria.
1
RESPOSTA 
PROCURAÇÃO
 
 
OUTORGANTE: José do Brasil, brasileiro, casado, …, inscrito no CPF/MF sob o nº…, RG nº… SSP/…, residente e domiciliado na Rua …, nº …, bairro …, cidade de Salvador/BA, CEP nº …, filho de … e …, email …
OUTORGADO: Dr. …, brasileiro, casado, advogado, inscrito na OAB-…sob nº … e Dra. …, brasileira, casada, advogada, inscrita na OAB/… sob o nº …, ambos com endereço profissional na …, nº …, Centro, cidade de …/….
PODERES: por este instrumento particular de procuração, constituo meus bastantes procuradores os outorgados, concedendo-lhes os poderes da cláusula ad judicia et extra, para o foro em geral, e especialmente para: PROPOR AÇÃO TRABALHISTA em face de INDÚSTRIA GIGANTE S/A, inscrita no CNPJ/MF sob nº XXX, podendo, portanto, promover quaisquer medidas judiciais ou administrativas, em qualquer instância, assinar termo, substabelecer com ou sem reserva de poderes, e praticar ainda, todos e quaisquer atos necessários e convenientes ao bom e fiel desempenho deste mandato.
PODERES ESPECÍFICOS: A presente procuração outorga aos Advogados acima descritos, os poderes para, em nome do outorgante, receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso, pedir a justiça gratuita e assinar declaração de hipossuficiência econômica. Em conformidade com a norma do art. 105 do NCPC15.
Os poderes específicos acima outorgados poderão ser substabelecidos.
Salvador/BA, … / … / …
Assinatura do Outorgante
José do Brasil

Continue navegando