Buscar

Projeto de Interligação de Redes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
Luiz Felipe Assman Ribeiro
Victor Hugo Barros Nascimento 
Projeto integrado da interligação e a comunicação de hosts ativos de redes através dos links de comunicação de dados.
Projeto Dennis Ritchie
GOIÂNIA
2020
Luiz Felipe Assman Ribeiro
Projeto integrado multidisciplinar III, PIM III
Projeto integrado da interligação e a comunicação de hosts ativos de redes através dos links de comunicação de dados.
Projeto Dennis Ritchie
Projeto dissertativo elaborado com o intuito da aprovação na matéria de 
Projeto integrado multidisciplinar III, do curso técnico de análise e desenvolvimento 
De sistemas, submetido a análise da Unip, Unidade flamboyant, Goiânia go.
LUIZ FELIPE ASSMAN RIBEIRO RA: 2060732
VICTOR HUGO BARROS NASCIMENTO RA: 2084097
Análise e desenvolvimento de sistemas 
2° período/semestre 
 GOIÂNIA 
2020
 “A vida é uma sequência de encontros inéditos com o mundo, e, portanto, ela não se deixa traduzir em fórmulas de nenhuma espécie.”
(Clóvis de Barros Filho)
Resumo do projeto 
Este projeto tem por objetivo melhorar e apresentar uma solução para a interligação e a comunicação de dispositivos ou hosts ativos de redes através de link(s) de comunicação de dados da empresa 2show.ie. Dentro dele explicitaremos o tipo ideal de Fibra Optica (FO) a ser utilizada para interconectar os switches e roteadores; o tipo de cabeamento a ser utilizado do modelo par trançado e sua aplicação; o plano ideal de endereçamento de rede que utilizaremos na central e na subcursal; Ao fazermos esse projeto usaremos por base as disciplinas aprendidas no módulo 1 do segundo período do curso tecnólogo de análise e desenvolvimento de sistemas, os quais: Fundamentos de redes de dados e comunicação, Laboratório de arquitetura de redes de computadores, Matemática para computação, Metodologia científica e Ética e legislação profissional. A partir do que foi proposto, iremos elencar, argumentar e justificar nossas metodologias referentes a topologias físicas e lógicas de redes locais (LAN), bem como da reestruturação, e da adequação de configurações e serviços de rede. Fica claro que o nosso principal é solucionar o problema proposto e ajudar a empresa na interligação de dispositivos para comunicações de dados. 
Palavras chave: projeto, interligação, comunicação, topologias, solução, redes locais.
Project summary
This project aims to improve and present a solution for the interconnection and communication of active network devices or hosts through the data communication link (s) of the company 2show.ie. Within it we will explain the ideal type of Fiber Optics (FO) to be used to interconnect switches and routers; the type of cabling to be used for the twisted pair model and its application; the ideal network addressing plan that we will use in the exchange and in the subcursal; When doing this project we will use as a basis the disciplines learned in module 1 of the second period of the technologist course in analysis and systems development, which: Fundamentals of data and communication networks, Computer network architecture laboratory, Mathematics for computing, Methodology scientific and Ethics and professional legislation. Based on what has been proposed, we will list, argue and justify our methodologies regarding physical and logical topologies of local area networks (LAN), as well as restructuring, and the adequacy of network configurations and services. It is clear that our main goal is to solve the proposed problem and help the company in the interconnection of devices for data communications.
Keywords: project, interconnection, communication, topologies, solution, local networks.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 
2. OBJETIVOS 
 2.1 Objetivos gerais 
 2.2 objetivos específicos 
3. Necessidades da 2show.ie 
4. Fundamentos de Redes de Dados e Comunicações 
 4.1 Link de comunicação de dados 
 4.2 Tipo de fibra óptica 
 4.3 Características do cabeamento
5. Matemática para computação 
	5.1 Plano de endereçamento de rede
6. Ética e legislação profissional 
	6.1 Apresentação 
	6.2 Objetivo 
 6.3 Ética e condutas da empresa 
 6.4 Conclusão 
7. Conclusão
8. Referências bibliográficas 
 
1.0 INTRODUÇÃO
Antes da abordagem do projeto é preciso entender a realidade das mulheres em território nacional: em 2013, quase 4800 mulheres morreram, sendo que mais da metade (50,3%) foram mortas por seus familiares (Fonte: IBGE). Isso explicita que muitas mulheres não se sentem seguras em seu próprio lar, já que muitas vezes são agredidas e violentadas por seus familiares. Desta forma se faz necessário um ambiente virtual ou real seguro e de confiança para relatos das mesmas, o que acontece é que nos ambientes reais as mulheres acabam sendo ofendidas ou ridicularizadas por policiais ou denunciando e nada acontece, pois, o índice de impunidade é muito alto. Mostrando a dura realidade feminina em território nacional, é imprescindível que se crie uma alternativa mais produtiva para o problema em questão, e talvez a criação de um site seguro para serem feitas essas denúncias e que seria verificado arduamente pelos agentes policiais, apresentaria resultados positivos para as mulheres. Seguindo essa linha de raciocínio decidi que seria muito importante a participação do governo, já que ela é responsável pela segurança do seu povo. Uma parceria entre o centro de cidadania das mulheres junto a uma equipe qualificada que proporcionaria esse site, seria de extrema relevância para o sucesso dessa operação, já que precisaria da ampla divulgação do projeto para um alcance e precisão maiores.
DESENVOLVIMENTO
2.0 Objetivos 
2.1 Objetivos gerais
Relacionando todos os conteúdos visto no módulo 2 do primeiro semestre do curso de análise e desenvolvimento de sistemas, são eles: Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação e Comunicação Aplicada, o projeto integrado multidisciplinar (PIM) deverá apresentar um Projeto/Planejamento de um totem de atendimentos para Centros de Cidadania das Mulheres.
2.2 Objetivos específicos 
 Primeiramente articular, desenvolver e aplicar os saberes compreendidos nos estudos das disciplinas elementares do módulo 2, Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação e Comunicação Aplicada; 
Conseguir solucionar de uma forma simples e coesa, o problema proposto de uma forma que seja ampla e fácil. 
Estruturar os argumentos em cima das Tic’s (tecnologias de informação e comunicação), completando o projeto e o relacionando com o curso de forma mais completa. 
 Habilitar o projeto, enriquece-lo de informações e transformá-lo em conhecimento.
 Identificar as linguagens e seus recursos expressivos como caracterização dos sistemas de comunicação.
Desenvolvimento concreto
3.0 O Site
3.1Sobre o site
O site é uma abreviação inglesa da palavra website, e em tradução livre é sítio eletrônico. Resumidamente é um endereço em uma rede virtual, um local endereçado dentro de um imenso território (a web). Vamos utilizar desse conceito para que fique claro o que é que usaremos para servir de princípios para a construção do mesmo, partindo desses princípios é necessário falar sobre softwares. O software pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador, existem dois tipos desses: os aplicativos e os de sistemas. Os softwares aplicativos ou de aplicação estão voltados, basicamente, às necessidades específicas dos usuários e das organizações e às suas finalidades gerais. Estes softwares podem se apresentar em formas de pacotes de solução (como programas aplicativos para finalidades gerais) ou individualmente, quando realizam uma função específica a que foi projetado para atender a uma demanda computacional de um processo ou sistema (programas aplicativos específicos). Os softwares de aplicação, quando específicos, podem atender às necessidades de uma organizaçãoou de um indivíduo e apoiar toda uma estrutura de negócios, agregando valor a ela. Estes softwares normalmente são projetados para funções organizacionais específicas e alinhadas aos anseios de gestão e negócios da empresa¹. Na busca pela construção do site usaremos muito o conceito e os softwares de sistemas para desenvolver o site. O que pode ser apresentado, ao gerenciar e controlar as atividades do computador, tais softwares são denominados sistemas operacionais. (LAUNDON; LAUNDON, 2004, p. 197). Os softwares de sistemas podem ser agrupados em duas categorias principais: • Programas de gerenciamento de sistemas: programas que gerenciam recursos de hardware, software, rede e dados de computador; • Programas de desenvolvimento de sistemas: programas de auxílio aos usuários no desenvolvimento de programas e em procedimentos de sistemas de informações para funcionamento em computador². Essa segunda categoria acaba por contribuir e se adequar mais aos nossos interesses que a primeira, assim a utilizaremos com mais frequência e como aporte as futuras questões. A produtividade de um sistema computacional está intimamente ligada à atuação do seu sistema operacional sobre o hardware, já que tem como função gerenciar a entrada e a saída de dados, os recursos de memória do sistema, a gravação e a recuperação de arquivos, os arquivos que serão enviados para impressão, a interface com o usuário e o acesso aos recursos de redes e do sistema¹. A seguir falaremos das estruturas necessárias para a formatação bem-sucedida do site. Dentro da perspectiva de produtividade do sistema está a segurança e a confiança em que o usuário usufrui ao navegar em um site, por isso nosso próximo tópico é sobre a criptografia.
3.2 Criptografia 
‘Criptografia é um sistema de algoritmos matemáticos que codificam dados do usuário para que só o destinatário possa ler.A criptografia é um dos melhores métodos para proteger sua privacidade, mesmo em momentos em que você acha que ela não conta’³. Ela está presente na Confidencialidade da mensagem: só o destinatário autorizado deve ser capaz de extrair o conteúdo da mensagem da sua forma cifrada
Integridade da mensagem: o destinatário deverá ser capaz de verificar se a mensagem foi alterada durante a transmissão.
Autenticação do remetente: o destinatário deverá ser capaz de verificar que se o remetente é realmente quem diz ser.
Irretratabilidade do remetente: não deverá ser possível ao remetente negar a autoria de sua mensagem.
Nem todos os sistemas ou algoritmos criptográficos são utilizados para atingir todos os objetivos listados acima. Normalmente, existem algoritmos específicos para cada uma destas funções. Mesmo em sistemas criptográficos bem concebidos, bem implementados e usados adequadamente, alguns dos objetivos acima não são práticos (ou mesmo desejáveis) em algumas circunstâncias. Por exemplo, o remetente de uma mensagem pode querer permanecer anônimo, ou o sistema pode destinar-se a um ambiente com recursos computacionais limitados.
 Embora a criptografia não transmita segurança magicamente, ela ainda pode ser usada para proteger a identidade e a privacidade do usuário. Se alguma vez fomos vigiados, inadvertidamente ou não, podemos ocultar nossos dados usando sistemas de criptografia implementados adequadamente. De acordo com o criptógrafo e especialista em segurança e privacidade Bruce Schneier, “A criptografia funciona melhor se for ubíqua e automática. Ela deve estar ativada para tudo por padrão, não um recurso que você só liga quando está fazendo alguma coisa que considera que vale a pena proteger”³. Desse modo fica claro o porquê da imprescindível utilização da criptografia no site, mostrando que seria necessário o “ser anônimo” para que muitas mulheres comecem a ter coragem o suficiente para relatar; já que muitas sabem que talvez se forem descobertas podem ser assassinadas. Isso se torna um programa de proteção a vítima muito forte e necessário. Além da captação segura da mensagem por partes dos policiais que terão confidenciabilidade e o devido respeito com a informação obtida. Poderão atuar em segurança e buscar o elemento surpresa para que o violentador seja preso ou autuado pela infração da lei. 
3.3 Princípios de sistema de informação
3.3.1 Interface amigável 
‘Entre uma das mais importantes funções dos sistemas operacionais, a interface com o usuário permite que os recursos computacionais do sistema possam ser acessados pelos usuários de modo que ele possa carregar programas, acessar arquivos e realizar tarefas de forma cada vez mais simples e amigável. A moderna interface permite que o usuário acesse os recursos do sistema com apenas um clique em um botão que representa uma determinada função. Esta interface gráfica, também chamada de GUI (Graphical User Interface ou Interface Gráfica do Usuário), apresenta as funções em forma de ícones (desenhos representativos de uma função) e em formas de menus. Cada ícone ou opção de menu executa uma função no sistema computacional de forma transparente para o usuário. Por exemplo, o ícone da função impressão é representado por um pequeno desenho de uma impressora em um botão. Acessando esta função por meio do acionamento deste botão, o arquivo que se está editando é automaticamente impresso. Da mesma forma, o arquivo é salvo na memória sempre que o ícone de salvar (representado por um disquete, por exemplo) é acionado’¹. Essa ferramenta é a parte mais importante do projeto, pois sem uma interface organizada e de fácil acesso a população, não conseguiríamos atingir a massividade/popularidade. 
3.3.2 Gerenciamento de tarefas 
Segundo Stair e Reynolds (2006), os gerenciadores dão a cada tarefa uma parte do tempo de processamento da CPU, dando a impressão ao usuário de que o sistema processa simultaneamente todas as tarefas. De fato, a CPU processa as tarefas cada qual em seu tempo e de uma forma tão ágil que o usuário percebe o sistema como multitarefa. Um sistema operacional com recursos de multitarefa permite que o usuário execute mais de uma aplicação ao mesmo tempo. Esta característica de compartilhamento do tempo, quando aplicada em computadores de médio e grande porte, permite que vários usuários utilizem o sistema computacional simultaneamente, cada qual com suas aplicações e softwares aplicativos. A CPU trata um usuário específico a cada fração de tempo. Como o tempo de processamento é muito curto, o usuário tem a impressão de que as requisições de todos os usuários são processadas de forma simultânea pelo sistema computacional. O gerenciamento de tarefas pode ser aplicado dentro do site, afim de possibilitar uma experiência mais inovadora e rápida. Partilhando devidamente as funções essenciais entre a linguagem de programação e o cpu, a agilidade produzida pode ser necessária e a falta de travamentos no site; atribuindo corretamente as necessidades ao longo do site, o site fica compacto, ágil e moderno.
3.3.3 Recursos de software
Os recursos de software são todos os programas, que dão suporte e automatizam o processo de transformação dos dados em informação, no caso os relatos até a formação do inquérito. Softwares especiais de coleta de dados garantem que as informações sejam captadas e inseridas no sistema da forma mais precisa possível e livre de erros (criptografia, gerenciamentos e interface). Lembre-se de que a boa informação deriva de sua fonte, ou seja, dos dados. Para a coleta e o armazenamento dos dados, cada processo monitorado exigirá um tipo de software, o qual normalmente valida os dados coletados antes de armazená-los em uma base de dados, planilha ou arquivo. A fase de processamento, que transforma os dados em informação, exige grandes recursos computacionais e demanda a atuação tanto dos softwares aplicativos quanto dos softwares de sistema.
	3.4 Organização de computadores 
Com a evolução dos computadores, os procedimentos online aumentaram em intensidade e extensão territorial. Hoje se faz presente em muitas partes do globo e de forma desigual, mas distribuídos. Na quarta geração, dos circuitosintegrados em escalas muitos grandes, os computadores apresentam muita evolução e efetividade. 
3.4.1 Barateamento
Os primeiros computadores comerciais custavam milhões de dólares. Hoje, um microcomputador básico é acessível à maioria das pessoas. O computador já faz parte do cotidiano da maior parte das pessoas, de uma forma muito maior do que podemos imaginar. O barateamento de microprocessadores e afins possibilitou a implantação de dispositivos com capacidade de processamento em carros, elevadores e eletrodomésticos. A eletrônica embarcada, como é chamada, é fruto direto do barateamento de computadores e dispositivos eletrônicos, pois possibilitou a substituição de funções executadas por elementos elétricos ou mecânicos por dispositivos eletrônicos e a inclusão de novas funções, que não seriam possíveis sem esses dispositivos. O que facilita o uso desses em lugares mais pobres, onde a violência é maior, e propicia a implementação mais ampla do projeto.
3.4.2 Facilidade de uso
Os primeiros computadores só podiam ser utilizados pelos engenheiros que os construíram, pois, para obter algum resultado, era necessário conhecer detalhes precisos sobre a interconexão de seus componentes. Com a popularização da computação comercial, surgiu a necessidade de uma utilização mais diversificada dos computadores. Para atender a essa demanda, surgiram as primeiras linguagens de programação. Um programador podia extrair resultados do computador sem ter necessariamente um conhecimento detalhado de seu funcionamento. Este primeiro degrau de popularização também foi um primeiro degrau na facilidade de uso do computador. Outros degraus vieram depois, sendo que um dos mais recentes foi a introdução da interface gráfica, que dispensou os usuários da necessidade de conhecer ou decorar comandos para utilizar o computador. Correlação com as ferramentas de uso já citadas.
4. Estratégia de divulgação
4.1 Comunicação aplicada
Elementos constitutivos da comunicação e função da linguagem. Quando se trata de comunicação, o conceito que se tornou notório é o estrutural. Os elementos da comunicação saíram do âmbito científico e atingiram a escola e os livros didáticos. A maior parte dos brasileiros – concluinte de uma educação escolar formal – aprendeu a identificar tais elementos. Estrutura básica de uma transmissão de mensagens: Comunicador – Mensagem Codificada – Canal – Mensagem Difundida – Receptor. O comunicador seria o centro de cidadania das mulheres, a mensagem seria a divulgação do site para o combate a violência contra a mulher, o canal deverá ser representado em vários meios. Pela própria internet, em redes sociais ou reder virtuais de comunicação como o whatsapp ou instagram, poderia ser colocado o anúncio em outdoors para alcançar visibilidade, ou dentro de cartazes espalhados pela cidade, dentro de ônibus ou empresas públicas. Como visto o canal precisa ter ampla divulgação e alcance para que a população consiga a visibilidade necessária. A mensagem difundida é a própria propaganda ou o próprio anuncio que contenha as informações do site e o slogan da campanha, já o receptor é a população em geral, especialmente quem está passando e sofrendo com o problema. A função de linguagem que deve ser usada é a fática já que ela lida com informações concretas e objetivas, tentando transmitir o necessário ao público de uma forma simples e bem compreensível. Na mensagem é necessária uma abordagem mais séria e crítica, colocando, indireta ou diretamente, uma consciência crítica em quem a lê. Isso se deve porque é um assunto muito sério e as vezes é abordado com um tom de ironia ou sarcasmo por parte da população.
4.2 Press Release 
Diante da violência contra a mulher você é quem? Um denunciador ou o denunciado?
Não devemos pensar em nos calar, calar só aumenta o problema da violência. Devemos diminui-lo, e nessa linha de sequência acredito que uma das formas eficazes de regredir o número da violência contra as mulheres é denunciar. Se mostrar inquieto com a situação e ajudar outras pessoas e até a si mesmo, não finja vista grossa! Não caia na besteira que em briga de homem e mulher não se mete a colher, quando alguém está apanhando ou sendo agredido de alguma maneira, se mete a colher sim! Ser conivente com esse pensamento é concordar com a violência. Seja consciente e denuncie. São vidas e todas elas importam. Existe em campanha o projeto Simone de Beauvoir que permite que você denuncie o fato em anonimidade e segurança, livre de exposição e acusação, você pode se sentir livre para relatar algum caso que está vivenciando. Com inovações estratégicas, o site proporciona um ambiente seguro e confidente para que você possa realizar a denúncia! 
5.0 Conclusão 
A importância do projeto como tentativa de solucionar um problema social antigo e persistente é inovador e valido. A construção dele permitiu a implementação de uma visão de mundo mais ampla e condizente com o que foi proposto. A articulação proposta dialogou com os conteúdos vistos neste módulo 2, tendo muitos textos fazendo referências claras ao que foi estudado. É importante ressaltar, que é um projeto ambicioso e traz um olhar clínico para a análise, e o estudo aprofundado e crítico do que diz nessas palavras anteriores é extremamente relevante. O mais importante é que as mulheres precisam ser livres, e com tamanha violência, de uma sociedade brutal e machista como a nossa, elas precisam arduamente de justiça. O senso de justiça traz liberdade e consigo a igualdade perante nós, homens. 
6.0. Referencias 
http://www.compromissoeatitude.org.br/senado-lanca-painel-interativo-para-monitorar-violencia-contra-as-mulheres/
¹ Oliveira, Luis Rodolfo Marques de Princípios de Sistemas de Informação. / Luis Rodolfo Marques de Oliveira - São Paulo: Editora Sol. 2019.
² O’Brien (2004)
³ Canal tech// Franzvitor Fiorim
Nunes, Roberto Organização de Computadores. / Roberto Nunes; Adriane Paulieli Colossetti - São Paulo: Editora Sol, 2019.
Torres, Ani Sobral Comunicação Aplicada. / Ani Sobral Torres - São Paulo: Editora Sol. 2011. 160 p. il.

Continue navegando