Buscar

GRA0094 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO GR0426202

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GRA0094 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO GR0426202 - 202020.ead-29774849.06
	ATIVIDADE 2 (A2)
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	No subsistema de compensação, encontramos as contas que não produzem alteração patrimonial de imediato, tanto quantitativa quanto qualitativamente, e fazem contrapartida somente consigo mesmas. Essas contas são os bens, direitos e obrigações potenciais. As contas do sistema de compensação têm a função de controle e representam os bens ou valores do poder público em poder de terceiros ou vice-versa. Fonte: HADDAD, R. C.; MOTA, F. G. L. Contabilidade pública . 3. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2015. p. 83.
 
Pode-se citar como exemplo de registro no sistema de compensação:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Registro de contrato de prestação de serviços.
	Resposta Correta:
	 
Registro de contrato de prestação de serviços.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o subsistema de compensação efetua registros teoricamente temporários, pois se trata de contas que vão efetuar o controle de alguma situação passageira no ente público. Podem ser registros de valores de terceiros que estão em poder do ente público, inclusive. Por exemplo, o pagamento de uma caução em garantia de um contrato de prestação de serviços. Quando esse contrato for finalizado, caso não tenha ocorrido algum percalço durante sua execução que enseje utilização da garantia, esta deverá ser devolvida à empresa contratada. Por isso, trata-se de uma conta de controle.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	No subsistema orçamentário, encontramos as contas que fazem o controle do orçamento aprovado (fixação da despesa e previsão da receita) e da sua execução (descentralização, empenho, liquidação e pagamento da despesa, arrecadação e recolhimento da receita etc.), tendo as mesmas características das contas do subsistema de compensação, simplesmente por também efetuarem controle. Essas contas não registram variação patrimonial e fazem contrapartida consigo mesmas. Fonte: HADDAD, R. C.; MOTA, F. G. L. Contabilidade pública . 3. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2015. p. 84.
 
Em suma, o subsistema orçamentário trata os registros efetuados que estão envolvidos com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A arrecadação da receita e a execução da despesa.
	Resposta Correta:
	 
A arrecadação da receita e a execução da despesa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: por tratar de informações orçamentárias, o subsistema orçamentário lida com o controle do orçamento, desde o seu planejamento até sua execução. Assim, por constar na lei orçamentária anual a previsão da receita e a fixação da despesa, o subsistema orçamentário registra, entre outros fatos, a arrecadação da receita e a execução da despesa.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Tesouro Nacional promoveu mais uma ação do seu Planejamento Estratégico no sentido de padronizar os procedimentos contábeis entre os entes da Federação (União, Estados, DF e Municípios), visando a consolidação das contas públicas e a sua convergência metodológica e conceitual às Normas Internacionais e às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, conforme estabelecem a Portaria MF 184/2008 e o Decreto n. 6.976/2009.
Fonte: AVILA, C. A.; BÄCHTOLD, C.; VIEIRA, S. J. Noções de contabilidade pública . Curitiba: IFPR, 2011. p. 39.
 
Pelo excerto, infere-se que o processo de consolidação das contas públicas nacionais teve um ator principal, atendendo a normativos legais. Assinale a opção que apresenta corretamente o nome do ente que está à frente dessa consolidação, bem como o normativo principal que determina essa ação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Secretaria do Tesouro Nacional e Lei de Responsabilidade Fiscal.
	Resposta Correta:
	 
Secretaria do Tesouro Nacional e Lei de Responsabilidade Fiscal.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, estabeleceu a consolidação das contas públicas nacionais, atribuindo essa responsabilidade à Secretaria do Tesouro Nacional  (STN), que o fez com a edição do PCASP, o qual é revisado e publicado anualmente exclusivamente na internet.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com base no compromisso assumido para a convergência dos procedimentos contábeis adotados pelo Governo brasileiro aos padrões contábeis estabelecidos internacionalmente, por meio da publicação da Portaria MF n. 184 de 25 de agosto de 2008, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) foi autorizada a elaborar instrumentos que auxiliassem esse processo, destacando-se, entre eles, a instituição de um plano de contas padronizado nacionalmente, cuja proposta foi materializada no volume IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, parte integrante do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Fonte: MOURA, P. A. A.; LIMA, D. V.; FERREIRA, L. O. G. Plano de contas e convergência aos padrões internacionais: estudos comparativos entre propostas dos governos brasileiro e espanhol. Contabilidade, Gestão e Governança , [ s. l .], v. 5, n. 1 , p. 3-16, jan./abr. 2012.
 
A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da Administração Pública federal. Para os demais entes é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Facultativa sua utilização integral.
	Resposta Correta:
	 
Facultativa sua utilização integral.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o PCASP é de uso obrigatório pelos órgãos públicos da federação em virtude do processo de consolidação das contas públicas, viabilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional, segundo determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e da convergência das normais internacionais.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas; [...].
Fonte: AVILA, C. A.; BÄCHTOLD, C.; VIEIRA, S. J. Noções de contabilidade pública . Curitiba: IFPR, 2011. p. 36.
 
Sabe-se que no PCASP as contas contábeis são codificadas com nove dígitos. Além disso, as contas são desdobradas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Sete níveis.
	Resposta Correta:
	 
Sete níveis.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as contas contábeis no PCASP são dispostas em sete níveis de classificação e nomenclatura. Contudo, ele deixa aberto aos entes os dois últimos níveis para que possam nomeá-los de acordo com a realidade de suas movimentações cotidianas.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema contábil público representa a macroestrutura de informações sobre registro, avaliação, evidenciação e transparência dos atos e dos fatos da gestão pública com o objetivo de orientar, suprir o processo de decisão e a correta prestação de contas. [...] O subsistema patrimonial registra, avalia e evidencia, por meio de Demonstrações Contábeis próprias, a situação estática dos elementos patrimoniais e a apuração do resultado do exercício, que subsidia a administração com informações sobre: alterações nos elementos patrimoniais; resultado econômico e resultado nominal.
Fonte: AVILA, C. A.; BÄCHTOLD, C.; VIEIRA, S. J. Noções de contabilidade pública . Curitiba: IFPR, 2011. p. 109.
 
De acordo com as informações do excerto e com os conteúdos estudados sobre o subsistema patrimonial, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) O subsistema patrimonial recebe registros diretamente relacionados às contas patrimoniais, mas esses registros podem gerar reflexos em contas não patrimoniais também.
( ) No subsistema patrimonial, estão inseridas contas de planejamento e de execução orçamentários.
( ) O subsistema patrimonial traz informações que
vão subsidiar a elaboração do Balanço Patrimonial.
( ) O subsistema patrimonial também pode ser chamado por alguns profissionais de subsistema de planejamento.
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: todos os subsistemas são integrados entre si, mesmo que cada um trate de informações específicas, como o patrimonial, que lida com registros em contas patrimoniais. Os registros podem e precisam refletir em outros subsistemas quando necessário, visando ao reflexo correto que aquela informação gerou no patrimônio da entidade. Isso é importante tanto para os gestores quanto para os usuários em geral. Os registros efetuados em cada subsistema vão subsidiar, entre outras coisas, a elaboração de demonstrativos contábeis associados às suas informações, como o Balanço Patrimonial, que é extraído do subsistema patrimonial e evidencia a posição patrimonial do ente em determinado período.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A execução contábil relativa aos atos e fatos de gestão financeira, orçamentária e patrimonial da União obedece ao Plano de Contas elaborado e mantido de acordo com os padrões estabelecidos, tendo como partes integrantes a relação das contas agrupadas segundo suas funções, a tabela de eventos (conjunto de todos os eventos existentes) e a indicação do mecanismo de débito e crédito de cada conta.
Fonte: AVILA, C. A.; BÄCHTOLD, C.; VIEIRA, S. J. Noções de contabilidade pública . Curitiba: IFPR, 2011. p. 152.
 
A que fim se destina a informação contábil registrada a partir da utilização do PCASP, principalmente?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A padronização dos registros com fins de elaboração dos demonstrativos contábeis e dos relatórios gerenciais.
	Resposta Correta:
	 
A padronização dos registros com fins de elaboração dos demonstrativos contábeis e dos relatórios gerenciais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o maior benefício trazido pelo PCASP é a viabilização  dos registros do setor público serem efetuados de maneira padronizada. E, com isso, propiciar que a elaboração dos demonstrativos contábeis, exigidos por legislação pertinente, seja adequadamente realizada, além de auxiliar grandemente em decisões gerenciais com a confecção de relatórios dessa natureza.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema contábil é a estrutura de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social. Esse sistema é organizado em subsistemas de informações, que oferecem produtos diferentes em razão das especificidades demandadas pelos usuários e facilitam a extração de informações.
Fonte: BERNARDO, F. D. Contabilidade pública . Florianópolis: IFSC, 2014. p. 50.
 
Sobre os subsistemas da contabilidade definidos no excerto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os subsistemas da contabilidade são independentes entre si e não estabelecem uma comunicação mútua.
II. Os subsistemas contábeis se dividem em quatro: orçamentário, patrimonial, custos e compensação.
III. Um fato registrado no subsistema patrimonial não pode gerar reflexos em outros subsistemas.
IV. O subsistema de compensação registra fatos que podem vir a modificar o patrimônio da entidade.
 
Agora, assinale a opção que apresenta a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	 
II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: os subsistemas de contabilidade tratam informações de naturezas distintas. Contudo, eles precisam ser integrados entre si permitindo que os registros produzam efeitos em outros subsistemas, quando for necessário. Isso porque pode ocorrer de registros que dizem respeito ao controle do orçamento, por exemplo, gerarem variações patrimoniais, refletindo também no subsistema patrimonial.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Entre as inovações trazidas pelo PCASP pode-se citar o registro de procedimentos contábeis gerais em observância às normas internacionais, como as provisões, os créditos tributários e não tributários, os estoques, os ativos imobilizados e intangíveis, dentre outros. Incluem-se também os procedimentos de mensuração após o reconhecimento, tais como a reavaliação, a depreciação, a amortização, a exaustão e a redução ao valor recuperável ( impairment ), dentre outros.
Fonte: SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP . 8. ed. Brasília, DF: 2018. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/manual-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-mcasp/2019/26 . Acesso em: 7 jul. 2020.
 
Infere-se do texto que a convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais trouxe grandes avanços e novidades para a escrituração contábil do setor público. Nesse sentido, o PCASP tem um papel facilitador, pois:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
apresenta as contas detalhadamente informando classe, grupo, subgrupo, título, subtítulo, item e subitem, além de descrever a função de cada conta.
	Resposta Correta:
	 
apresenta as contas detalhadamente informando classe, grupo, subgrupo, título, subtítulo, item e subitem, além de descrever a função de cada conta.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o PCASP é um grande guia da contabilidade pública por detalhar de maneira descritiva cada conta contábil inserida nele, classificando o código da conta por nível (grupo, subgrupo, título etc.) e descrevendo a função e o funcionamento dessas contas de maneira detalhada e padronizada.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Contas com Informações de Natureza Patrimonial: são as contas que registram, processam e evidenciam os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público, representadas pelas contas que integram o Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD) e Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA).
Fonte: AVILA, C. A.; BÄCHTOLD, C.; VIEIRA, S. J. Noções de contabilidade pública . Curitiba: IFPR, 2011. p. 40.
 
O excerto descreve uma das naturezas de informação inseridas no PCASP. Assinale a opção que apresenta as demais naturezas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Orçamentária e controle.
	Resposta Correta:
	 
Orçamentária e controle.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: é importante ter o conhecimento adequado sobre as naturezas de informação inseridas no PCASP e como essas naturezas estão dispostas no plano. A informação classificada por naturezas (patrimonial, orçamentária e de controle) facilita a escrituração contábil e auxilia o usuário na correta alocação dos registros e na extração de dados necessários a tais registros.
	
	
	
Terça-feira, 24 de Novembro de 2020 09h35min03s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando