Buscar

ABNT (1) - Copia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DICAS PARA FAZER UM ARTIGO CIENTÍFICO:
Prof. Dra Marília Lira		(mgamp_direito@hotmail.com)AA ta de Lima Pereira -
ATENÇÃO!
Caro aluno, esse material contará com cerca de 40 slides. É muito detalhe a ser revisado, porém, se você não seguir cada regra aqui posta, não irá concluir o seu trabalho, pois mesmo que ele esteja bom do ponto de vista do conteúdo, não o estará na formatação. Então, vamos lá!
Em tempo, essa parte de ensinar a formatação, é de minha alçada, sendo assim, faça o possível para não perder a nossa reunião, tendo em vista que o momento não vai se repetir.
O QUE VOCÊ IRÁ ENVIAR NESSA ETAPA:
PRÓXIMA ATIVIDADE: Atividade 02: DESENVOLVIMENTO Não o envie antes de nossa reunião, em nenhuma hipótese.
Você terá que enviar, ao menos, 15 páginas de conteúdo (sem incluir capa e contra-capa na contagem). Ou seja, você já terá que mandar as 3 seções estruturadas.
Isso não quer dizer que você não poderá fazer alterações posteriores em seu trabalho, mas já tem que ser todo o conteúdo bem encaminhado.
O QUE VOCÊ IRÁ ENVIAR NESSA ETAPA:
CAPA
CONTRA-CAPA
IDEIA DO SUMÁRIO (ele pode ser melhorado depois)
DESENVOLVIMENTO
REFERÊNCIAS NECESSARIAMENTE SÓ AS UTILIZADAS NO CORPO DO TRABALHO (podem ser acrescentadas outras posteriormente)
ALGUMAS REGRAS BÁSICAS:
Número de páginas do seu trabalho todo (até o fim do ano): de 15 a 30 páginas, contando-se da introdução à conclusão.
É terminantemente proibida a utilização de primeira pessoa do singular ou primeira pessoa do plural. Um texto acadêmico precisa ser feito sempre na terceira pessoa (do singular ou do plural).
ALGUMAS REGRAS BÁSICAS:
Tipo de linguagem proibida: coloquial. A linguagem precisa ser adequada. Além disso, não use ditados populares, trechos de música ou trechos bíblicos para embasar suas ideias, tendo em vista estarmos tratando de um trabalho jurídico.
Também você não deve fazer afirmações vagas e do senso comum, por exemplo: “Toda criança criada sem apoio terá problemas”.
Não faça afirmações de outras áreas do conhecimento sobre as quais você não tenha domínio, por exemplo: “a síndrome da alienação parental causa transtornos psicológicos”. 
NORMAS DE ABNT
FORMATO
# Tipo de papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm);
# impressão: apenas no anverso;
# espécies de fontes: Arial ou Times New Roman, justificados e com a indicação de parágrafos (use a mesma em todo o texto).
FORMATO:
Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e 10 ou 11 para citações longas (explicarei posteriormente) e notas de rodapé.
MARGENS:
margem superior:
3,0 cm 
margem inferior:
2,0 cm 
margem esquerda:
3,0 cm 
margem direita:
2,0 cm 
ESPAÇAMENTO:
# No texto em geral: 1,5. 
# Citações longas, notas de rodapé, resumos: 1,0.
# Do título para o início do texto ou do fim do texto para o título: duplo.
# Não há definição do tamanho do parágrafo no início da frase, recomendamos 2 tabs.
PAGINAÇÃO:
# Onde aparece pela primeira vez (mas conta-se da folha de rosto): na primeira página da introdução.
# Onde termina: vai até o fim do artigo.
ABREVIATURAS E SIGLAS:
Quando aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso e, entre parênteses, a abreviatura ou sigla.
Exs. 
 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
 Código de Processo Civil (CPC);
 Organização das Nações Unidas (ONU);	
Desenvolvimento:
O desenvolvimento será dividido em seções. Não se inicia uma seção primária na mesma página da seção anterior.
Antes do nome da seção, deve constar o número em arábico, sem qualquer ponto ou traço após esta numeração.
Não há capítulos, mas seções. 
ESTRUTURA DE UM TEXTO ACADÊMICO:
elementos pré-textuais;
elementos textuais;
elementos pós-textuais.
PARTE EXTERNA:
CAPA (obrigatório):
Cuidado!!!!! O nome de nossa unidade é Centro Universitário Estácio do Recife (portanto, não use o do modelo geral). 
CAPA (obrigatório):
Nome da IES: fonte 12, negrito, em letras maiúsculas;
Nome do curso: fonte 12, sem negrito, letras normais;
Título do trabalho: em letras maiúsculas, centralizado, fonte 12, negrito (se houver subtítulo eles devem ser separados por dois pontos e este deve aparecer em caixa baixa); 
Nome do autor: em letras maiúsculas, centralizado, fonte 12 e em negrito; 
Local e ano: nas duas últimas linhas da folha, em caixa baixa, centralizado, fonte 12, sem negrito; 
Tais elementos devem ser distribuídos de maneira equidistantes na folha.
EXEMPLO DE CAPA:
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE
Curso de Direito
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: efetivo instrumento de desenvolvimento econômico
ANTÔNIO CARLOS DA SILVA
Recife
2018
FOLHA DE ROSTO (obrigatório):
FUNÇÃO: ela serve quase como repetição da capa, mas com a descrição da natureza e objetivo do trabalho, mas contém elementos dispostos de maneira diferentes dos da capa. 
EXEMPLO DE FOLHA DE ROSTO:
ANTÔNIO CARLOS DA SILVA
 (Fonte 12)
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: efetivo instrumento de desenvolvimento econômico 
(Fonte 12)
Artigo Científico Jurídico apresentado ao Centro Universitário Estácio do Recife, Curso de Direito, como requisito parcial para conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso. 
Professor orientador: 
(fonte 10)
Recife
2018
(fonte 14)
SUMÁRIO:
- elemento obrigatório: o sumário constitui-se no roteiro do artigo e é um elemento obrigatório; deve ser elaborado, ainda que provisoriamente, antes de se iniciar a escritura do desenvolvimento. Assim, feito o pré-projeto (matriz), o aluno deve construir o sumário que vai indicar as partes (seções) do artigo e ser elaborado sob a forma de texto corrido. Sua elaboração precede a redação do artigo e tem a função de proporcionar uma visão de conjunto de todo o trabalho, indicando a ordenação sequencial dos assuntos desenvolvidos. 
MODELO EM TEXTO CORRIDO (EX.):
SUMÁRIO:
1.Introdução. 2. Desenvolvimento: 2.1....; 2.2...; 2.3...; 2,4...; 2.5.... 3. Conclusão. Referências. 
ELEMENTOS TEXTUAIS:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
Corresponde ao corpo do trabalho em que o assunto é apresentado e demonstrado na sequência lógica estabelecida no Sumário. Compreende os itens e subitens, a discussão dos problemas (ou hipóteses) jurídicos que se pretendem comprovar. Pressupõe uma exposição, demonstração e argumentação de ideias, a partir de uma linha de raciocínio dedutivo do tema escolhido apontando para a comprovação da temática do trabalho. 
A plenitude do emprego do raciocínio dedutivo ocorre no estágio da demonstração e sua lógica é aplicada a cada item do trabalho. O primeiro parágrafo traduz o pensamento do que será demonstrado nos demais parágrafos, sendo estes apoiados na ideia central. A continuidade da discussão levará inevitavelmente à síntese integradora. 
O conteúdo é dividido em seções e estas podem ser subdivididas em itens e subitens, encabeçadas por títulos temáticos, onde as ideias básicas serão analisadas e discutidas, enunciando a visão de conjunto, o esquema da composição. O detalhamento das ideias aparece nos subitens, integrando-se ao bloco principal. Embora cada seção tenha certa autonomia de conteúdo, há de se integrar ao seguinte e ao seguinte, até se formar um bloco único, demonstrando o caminho pré-estabelecido, chegando-se ao objetivo proposto pelo trabalho. 
Tem-se que, de forma sistematizada, a sequência dos conteúdos estabelecidos nas seções. A primeira seção pode funcionar como introdução, uma discussão preliminar do tema. As seguintes tratam de explicitar, discutir e demonstrar a ideia central apresentada, aprofundando-se a discussão temática em que revelam, claramente, os objetivos do trabalho e finalmente se faz uma apreciação integradora dos argumentos que comprovam o tema abordado. 
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
O emprego do raciocínio dedutivo acompanha todo o trabalho. O pesquisador fundamenta os pressupostos teóricos de sua pesquisa, expressa
a ideia síntese, a comprovação da tese que produziu. Sempre que necessário, recorre-se ao uso de citações da legislação, doutrina e jurisprudência, que se tornam a fundamentação teórico-jurídica do que se pretende comprovar com o estudo do tema. Inserir citações não dá tecnicidade ou argumentação ao texto. Importa que a citação, literal ou parafraseada, esteja contida no plano do texto, seja de raciocínio complementar, seja passível de comentário conclusivo do pesquisador. A simples transcrição de artigos ou posicionamentos jurídicos, sem a devida contextualização, além de prejudicar o desenvolvimento do trabalho, em nada lhe acrescenta, a não ser o tratamento descritivo que deve ser evitado num trabalho de natureza científica. 
O uso da argumentação como forma de comprovação deve ser visto com extremo cuidado, pois uma das características do discurso científico é nada afirmar sem comprovar ou justificar. Comprova-se, primeiro, com fatos empíricos, observáveis e, em seguida, com argumentos racionais e com os chamados argumentos de autoridade – de autores, doutrina, teorias científicas, jurisprudências – evitando-se as afirmações gratuitas e manifestações de cunho pessoal sem respaldo na bibliografia utilizada. 
O trabalho jurídico se constitui por uma linguagem técnica devido à área específica de investigação e apresentação de proposições controláveis em termos de rigor linguístico que se identifiquem com o trabalho do artigo. 
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
O texto científico caracteriza-se pelo discurso lógico-argumentativo que tem como função demonstrar um ponto de vista acerca de determinada questão. Como é estruturado a partir de argumentos, dados e informações pesquisadas, o pesquisador, ao escrevê-los, se utiliza daqueles que melhor servem a seu propósito. Essa comprovação advém da clareza das proposições, na rigorosa seleção vocabular, condizente com o universo jurídico da representação dos fenômenos. 
A ideia central defendida pelo autor é realizada através da sequência lógica de argumentos, pelo processo de raciocínio dedutivo, cujo processo lógico de pensamento utiliza conhecimentos adquiridos em confronto com novas informações, formado pelo encadeamento de juízos e pelo conjunto de diversos conceitos. A coerência textual conduz à neutralidade do exame das causas e efeitos, respaldados pela pesquisa doutrinária e jurisprudencial. 
Devem-se evitar também a subdivisão excessiva e os detalhamentos inúteis que apenas somam número de linhas, sem nada acrescentar ao trabalho. Não devem ser trazidos exemplos, fatos recentes ou experiências próprias. O texto é de natureza técnica; o pesquisador é impessoal em sua análise, daí os verbos serem conjugados na 3ª pessoa. No desenvolvimento do trabalho devem ser buscados os raciocínios lógicos e coerentes que resultarão na análise e reflexão da temática proposta pelo autor. 
O pesquisador deve fundamentar os pressupostos teóricos de sua pesquisa, a fim de comprovar a sua tese. Quando necessário, deve-se recorrer ao uso de citações da doutrina e da jurisprudência e, eventualmente, da legislação, que são (as citações) a fundamentação teórico-jurídica do objeto de estudo. A legislação deve ser de preferência referenciada. 
É bom lembrar que as citações – literais ou parafraseadas – precisam compor o texto, para dar-lhe a solidez necessária. Resumindo, as citações devem ser devidamente contextualizadas, assim como o uso da argumentação que deve ser cuidadoso, pois nada pode ser gratuito evitando-se cair em observações ou discussões de senso comum que não têm valor científico. 
DIVISÃO DAS SEÇÕES:
Digitação de seções:
Os títulos como resumo, sumário, introdução, desenvolvimento e suas seções e conclusão do artigo científico devem vir em caixa alta, negrito e à margem esquerda.
Entre o título de seções e ou de subseções, utilizar dois enter de 1,5 separando-o do texto.
 Os títulos principais devem ser digitados em negrito, à margem esquerda e em caixa alta. A primeira seção virá à margem esquerda e em caixa alta. Nas demais seções, isto é, nas subseções, os títulos devem ter somente a primeira inicial em caixa alta e vir em negrito. 
Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois enter de 1,5.
QUANTIDADE DE REFERÊNCIA POR PÁGINAS.
UMA BOA TÉCNICA A SER UTILIZADA É: PARA CADA PARÁGRAFO CITADO, CRIE UM PARÁGRAFO SEU. O TCC TEM QUE SER A EXATA MEDIDA ENTRE O QUE VOCÊ CITA E O QUE VOCÊ PRÓPRIO TRÁS PARA O MUNDO JURÍDICO.
MODO DE REFERÊNCIA: nossa IES define como padrão a citação por nota de rodapé, sendo assim, não deve ser usado o sistema autor-data.
CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS :
1)LIVROS/MONOGRAFIAS/TESES/DISSERTAÇÕES (NR): Elementos essenciais: autor, título, edição, local, editora e data de publicação:
# Ex.: VENOSA, Silvio de Salvo. Curso de Direito Civil. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 25. 
CITAÇÕES:
II)PERIÓDICOS (NR):
Elementos essenciais: autor, título do artigo ou matéria, título da publicação (em destaque), local, editora, numeração do ano e/ou volume, paginação (inicial e final), data de publicação e página:
Ex.: LOWENTHAL, Anamaria Valiengo. Exame da expressão: a dignidade da pessoa humana sob o ângulo de uma semiótica jurídica. Revista de Direito, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 19-21, dez. 2000.
CITAÇÕES:
1II)LEGISLAÇÃO (NR): 
Elementos essenciais: jurisdição, título, numeração, data e dados da publicação:
# Ex.: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
CITAÇÕES:
IV)JURISPRUDÊNCIA (NR): 
Elementos essenciais: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou da ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, data e dados da publicação:
# Ex.: Tribunal Regional Federal, Região 5. Apelação Cível nº 42441-PE (94.05.01629-6). Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de março de 1997. Lex: Jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais. São Paulo, v.10, n.103, pp.558-562, mar. 1998.
CITAÇÕES:
V)TEXTOS DE INTERNET (NR):
Elementos essenciais: autor, título do artigo ou matéria, título da publicação (em destaque), local, editora, numeração do ano e/ou volume, paginação (inicial e final), data de publicação e página:
# Ex.: DIAS, Maria Berenice. O dano moral afetivo. Disponível em: <www.ibdfam.com.br>. Acesso em: 20/03/14.
CITAÇÕES (espécies):
1) Citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas (as aspas simples devem ser utilizadas quando forem indicar citação dentro de citação).
CITAÇÕES (espécies):
II) Citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas.
CITAÇÕES (espécies):
III) Citações indiretas.
IV) Devem ser indicadas as supressões, interpelações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:
a) supressões: [...];
b) acréscimos ou comentários: [ ];
c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico. 
CITAÇÕES (espécies):
V) Dados obtidos por informação verbal, indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados em nota de rodapé. 
# Ex.: O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal).
CITAÇÕES (espécies):
VI) As citações a seguir só podem ser utilizadas se estiverem na mesma página:
a)Idem – mesmo autor – Id:
# Ex.: Id, Curso de Direito Civil. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 25. 
b) Id e Ibidem – mesmo autor na mesma obra – Ibid:
# Ex.: Id, Ibid. p. 25. 
CITAÇÕES (espécies):
VI) As citações a seguir só podem ser utilizadas se estiverem na mesma página:
c)Opus citatum, opere citato – obra citada – op cit:
# Ex.: ADORNO, op. cit. p. 40. 
d) A expressão apud – citado por, conforme, segundo – pode, também ser usada no texto:
# Ex.: MADALENO, Rolf apud DIAS, Maria Berenice. Manual do Direito das Famílias. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. p. 27.
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS:
REFERÊNCIAS (obrigatório)
Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento permite sua identificação individual. Devem alinhar–se somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço 1,5cm.
OBSERVAÇÃO:
ANTES DE ENVIAR O SEU DESENVOLVIMENTO PARA ANÁLISE, PASSE-O POR UM DETECTOR DE PLÁGIO GRATUITO DISPONÍVEL NA INTERNET. A QUALQUER MOMENTO, SENDO DETECTADO PLÁGIO, SEJA POR MIM, SEJA POR SEU ORIENTADOR ON-LINE, SERÁ ATRIBUÍDA NOTA ZERO AO TRABALHO. 
NORMAS UTILIZADAS:
NBR 10520 – AGO 2002
NBR 6023 – AGO 2002
NBR 6027 – MAIO 2003
NBR 6028 – NOV 2003
NBR 14724 – MAR 2011

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando