Buscar

RESPOSTAS 3º ANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS 3º ANO
1. Sabendo o conceito de Eletrização por indução. Faça uma pesquisa sobre Raios, relâmpagos e trovões. RESPOSTA: (RESPOSTA LIVRE PARA PESQUISA) A ocorrência dos raios é quando uma nuvem está carregada eletricamente, ela induz na superfície terrestre cargas de sinais contrários, criando um campo elétrico entre a nuvem e a superfície. Se o campo elétrico for muito intenso, o ar pode funcionar como condutor de eletricidade, acarretando uma descarga elétrica. No momento em que os raios são criados, eles geram aumento significativo de temperatura, aquecendo o ar em suas proximidades. Essas massas de ar aquecidas expandem-se e chocam-se com massas de ar frio, gerando um estrondo intenso denominado de trovão. O ar, quando superaquecido, emite radiação luminosa na faixa visível do espectro magnético. É essa luz que causa os clarões no céu, ou seja, os relâmpagos.
2. Um estudante atrita um pente de plástico em seu cabelo e aproxima-o de um filete de água, que imediatamente se encurva na direção do pente. Explique o motivo pelo qual isso ocorre.
REPOSTA: As cargas elétricas em excesso no pente atraem as cargas de sinal oposto da água, fazendo com que o filete sofra deflexão, pois o pente adquire cargas com o atrito que faz com que a água sofra atração.
3. Sabendo o conceito de Eletrização por contato. Explique o que acontece se encostarmo-nos em fios "desencapados" da rede elétrica. RESPOSTA: (RESPOSTA LIVRE PARA PESQUISA) O corpo humano, embora não seja um excelente condutor de eletricidade, apresenta características de condutor. Quando uma corrente passa através do corpo, provoca efeitos, que chamamos de "choque elétrico". A intensidade do mesmo terá uma gravidade que depende da intensidade da corrente, tempo de exposição da pessoa à corrente, freqüência da corrente, percurso da corrente no corpo e da sensibilidade individual. A intensidade do choque é influenciada por fatores como: suor, isolamento, etc; e também pelas condições ambientais, como a umidade, por exemplo.
4. Duas cargas elétricas com valor igual - 3 C são colocadas a 1 m de distância uma da outra.
a) Determine se a força elétrica é atrativa ou repulsiva, justifique. 
RESPOSTA: Como as duas cargas são negativas, a força entre elas é repulsiva, já que cargas de sinais iguais se repelem.
b) Calcule a intensidade da força elétrica entre as cargas. 
F = 										
F = 9. 109 . 						 	 
F = 9. 109 . 						 
F = 9. 109 . 9 	 
F = 81 . 109 N
c) 
d) (
-3
) (
-3
) Represente em um desenho a situação descrita, indicando os valores das cargas, da distância e das forças.
 (
-1
 m
) - F 		- - - - - - - 	 + F

Outros materiais