Buscar

Prova Maq 2 UN 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(   ) A FMM no entreferro é uma função cossenoidal em termos do ângulo de rotação da máquina.
(   ) Para especificar o melhor motor para determinada aplicação é necessário levar em consideração as características de conjugado de partida requeridas para as cargas de trabalho.
(   ) Os custos dos motores, geralmente, se reduzem proporcionalmente ao aumento das características de potência e desempenho.
(   ) O motor de indução de fase dividida é o tipo menos usual com projeto complexo e custo maior se comparado com outros motores monofásicos.
Assinale a alternativa com a sequência correta: b. V - V - F - F 
Os motores ____________ são muito parecidos com os motores de corrente ____________ trifásicos. Os motores de indução monofásicos possuem rotor do tipo ____________. O arranjo dos enrolamentos estatóricos são construídos de maneira ____________ das máquinas de corrente alternada trifásica.
Assinale a alternativ que completa as lacunas:  Monofásicos; alternada; gaiola de esquilo; diferente.
	Método
	Descrição
	1 – Capacitor em série com o enrolamento de partida
 
2 – Capacitor permanente no enrolamento de partida
 
3 – Dois capacitores
	A. Neste esquema o deslocamento de fase no tempo entre as correntes dos enrolamentos, principal e auxiliar, é obtido por meio deste capacitor: dessa maneira a corrente do enrolamento auxiliar é adiantada de 90 graus elétricos com relação a corrente do enrolamento principal quando o rotor está em repouso.
B. Neste esquema o desempenho pode melhorar tanto na partida como na operação da máquina. Existe nesse caso um capacitor, de pequeno valor, que é ligado permanentemente para garantir boas condições de trabalho.
 
C. Neste esquema não ocorre a desconexão do enrolamento de partida e dessa forma não se utiliza chave. As vantagens desse tipo de conexão são: melhora no fator de potência, no desempenho da máquina e nas pulsações de conjugado.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação: b. 1-A / 2-C / 3-B
Os motores de indução monofásicos são classificados de acordo com os respectivos métodos de partida de cada um e normalmente são chamados por nomes que se referem a esses métodos. O motor de fase dividida é o mais comum.
No que diz respeito às impedâncias dos enrolamentos principal e auxiliar escolha a alternativa correta:
O enrolamento principal tem uma relação de resistência e reatância menos elevada que o enrolamento auxiliar
As componentes da FMM produzem uma ação do tipo motor de indução, os conjugados correspondentes ficam em sentidos opostos. As ondas progressiva e retrograda são criadas pelas FMMs combinadas das correntes de estator e rotor.Considerando a situação em que o rotor da máquina de indução monofásico está parado, as amplitudes das ondas progressiva e retrograda são: Escolha uma:
Iguais a metade da amplitude do campo pulsante. 
A onda de FMM do enrolamento de ____________ é equivalente a soma de duas ondas de FMM com amplitude ____________ e sentidos opostos girando com ____________. As ondas FMM que estão presentes no estator induzem corrente elétrica no rotor criando o conceito de campo magnético ____________.
Assinal alternativa completa as lacunas::a. Estator; constante; velocidade síncrona; girante duplo. 
Quando um motor opera com baixos escorregamentos, a corrente induzida no rotor será composta de uma parcela de baixa frequência devido ao campo progressivo e uma componente de alta frequência devido ao campo retrógrado.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
1. A tensão que corresponde a força contra-eletromotriz é originada pelo campo retrógrado no enrolamento do estator.
Um enrolamento monofásico produz ondas de FMM iguais progressiva e retrograda. Quando está em repouso, por simetria o motor essencialmente não exibe conjugado de partida pois está produzindo conjugados iguais em ambos os sentidos.
Se o motor de indução monofásico estiver operando com baixo escorregamento a corrente induzida no rotor será:
A resposta correta é: composta de um elemento de baixa frequência correspondente ao campo progressivo e um elemento de alta frequência correspondente ao campo retrogrado..
Nas máquinas de indução monofásicas a potência e o conjugado mecânicos podem ser calculados empregando as relações desenvolvidas para as máquinas polifásicas. Os conjugados produzidos por cada um dos campos progressivo e retrógrado podem ser tratados dessa forma.
 
Considere uma máquina de indução monofásica de 60Hz de quatro polos com componente resistiva da impedância de campo progressivo igual a 25 ohms e componente resistiva da impedância do campo retrógrado igual a 5 ohms, operando com um escorregamento de 2,5%.
Qual é o torque mecânico, em N.m, desenvolvido pela máquina para uma corrente de 4 A?
Escolha uma:
b. 0,85 
No que diz respeito a estrutura das máquinas monofásicas de indução elas são semelhantes as máquinas polifásicas com rotor de gaiola de esquilo, no entanto a disposição dos enrolamentos do estator é diferente e, portanto, o campo magnético girante tem uma maneira um pouco diferente de formação.
 
Analise as afirmativas a seguir, no que diz respeito à formação do campo magnético girante em máquinas de indução monofásicas:
 
I – O estator é alimentado com tensão alternada criando uma corrente circulante no enrolamento de partida atrasada de 45° da corrente circulante no enrolamento principal.
II – As correntes têm o mesmo padrão senoidal. Assim, enquanto ocorre a variação da corrente, também ocorrerá a alternância do magnetismo de maneira contínua. Surgindo, portanto, a formação de uma polaridade norte e sul de maneira que tal polaridade no enrolamento modifica de maneira variante parecendo uma rotação no sentido anti-horário.
III – Concomitantemente com o que acontece no estator, o campo girante atravessa os condutores do rotor tipo gaiola de esquilo, e correntes elétricas são induzidas nas barras, gerando também polos magnéticos que se relacionam com os polos do campo magnético criado no estator, assim, é produzido um torque na máquina.
Está correto o que diz em: APENAS A III
Os motores monofásicos são compostos de dois enrolamentos, sendo  um  o  enrolamento  ____________ e  o  outro  o  enrolamento  ____________,  este segundo, utilizado apenas na partida da máquina.  E  precisam  de  um  mecanismo  de  partida,  uma  vez  que  eles  têm  um  conjugado  ____________ quando o motor está parado.
Esse tipo de motor também pode ser chamado de um motor monofásico de  ____________. Sendo a principal forma de partir esse motor é utilizando ____________,  sendo  estes  conectados  com  o  enrolamento  ____________.
As respostas corretas são: principal; auxiliar; elevado; 2 fases; capacitores; principal, principal; auxiliar; baixo; 2 fases; capacitores; principal, principal; auxiliar; nulo; fase dividida; capacitores; auxiliar., principal; reserva; baixo; bifásico; capacitores; principal, principal; reserva; baixo; fase dividida; capacitores; reserva
Nos Motores de indução monofásicos, devido ao seu ____________ rendimento por causa das ____________ perdas jóulicas do rotor, os motores monofásicos ____________ usados no acionamento de cargas acima de 1 kW, mas sim no acionamento de cargas ____________, ditas fracionárias, (frações de 1 kW).
Assinale a alternativa que completa corretamente as colunas:
A resposta correta é: baixo; elevadas; não devem; pequenas..
Sabemos que inverter a rotação do motor elétrico é fazer com que o equipamento funcione para lados diferentes — sentido horário e/ou anti-horário. Em algumas aplicações do motor elétrico, é preciso que a rotação seja invertida, como nos casos das serras elétricas, em que as bombas precisam funcionar no sentido anti-horário, tomando como referência a frente da carcaça da bomba, além das pontes e escadas rolantes, em que a partida do motor não pode ser direta, permitindo que elas funcionem nos dois sentidos.
 
O objetivo da inversão do motor é basicamente permitir que algo funcione para dois lados diferentes, seja no sentido de movimentar para frente e para trás,ou permitindo a subida e descida de algum equipamento.
Qual o método mais fácil para se inverter o sentido de rotação do motor monofásico?
A resposta correta é: Inverter entre si os terminais do enrolamento auxiliar ligados aos terminais do enrolamento principal..
Os motores monofásicos têm seus enrolamentos de campo são ligados diretamente a uma fonte monofásica. Os motores monofásicos de indução são a alternativa para locais onde não se dispõe de alimentação trifásica, como residências, escritórios, oficinas, zonas rurais etc. Sendo sua utilização justificada somente para baixas potências.
Por que a utilização do motor de indução monofásico quando utilizado com capacitores ligados ao seu enrolamento auxiliar pode se tornar a utilização impraticável?
A resposta correta é: Devido ao encarecimento da construção, e possível centelhamento no platinado do interruptor ao serem desconectados capacitores e enrolamento auxiliar..
Nos motores monofásicos de fase dividida, os ____________ podem ser conectados de forma que sejam desconectados após a partida, ou mesmo conectados de forma ____________.
Os motores monofásicos de fase dividida são, em realidade, um tipo de  motor  ____________ que  opera  com  tensões  ____________.
A resposta correta é: capacitores; permanente; bifásico; desequilibradas..
" Motor de Fase Dividida:
 
Possui um enrolamento principal e um auxiliar, ambos defasados em 90° elétricos no espaço. O enrolamento auxiliar cria um deslocamento da fase que produz o torque necessário para a rotação inicial e a sua aceleração. Quando o motor atinge uma determinada rotação, o enrolamento auxiliar é desligado da rede através de uma chave que normalmente é atuada por uma força centrífuga (chave centrífuga) ou, em casos específicos, por chaves eletrônicas, relé de corrente ou outros dispositivos especiais."
 
Revista WEG -  Disponível em: http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-rendimento-nos-motores-monofasicos-artigo-tecnico-portugues-br.pdf (Acesso em: 29/08/2018)
Sabendo que as alimentações de padrão monofásico e bifásico derivam da distribuição de energia trifásica convencional, que possuem tensões com defasagem de 120 graus elétricos, para a ligação de um motor bifásico em operação equilibrada o que deve ser realizado?
Escolha uma:
A resposta correta é: É necessário a utilização de inversores de frequência ou outros  dispositivos  de  controle que  pudessem  fornecer  as  duas  tensões  com  a  defasagem requerida..
"Motor com Capacitor Permanente:
 
Neste motor, o enrolamento auxiliar e o capacitor permanente ficam permanentemente ligados. O efeito deste capacitor é o de criar condições de fluxo muito semelhantes às encontradas nos motores polifásicos, aumentando, com isso, o conjugado máximo, o rendimento e o fator de potência. É um tipo de motor com características especiais que para ser aplicado, precisa ser devidamente analisado. O seu conjugado de partida, é inferior ao do motor de fase dividida (50% a 100% do conjugado nominal)."Revista WEG -  Disponível em: http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-rendimento-nos-motores-monofasicos-artigo-tecnico-portugues-br.pdf (Acesso em: 29/08/2018)A criação de campos magnéticos bifásicos nos enrolamentos auxiliares é um método de partida bastante utilizado. Esse método pode ser melhor explicado como: Escolha uma:
A resposta correta é: O enrolamento auxiliar é deslocado do principal de 90° graus elétricos e projetado para ser menos indutivo e, possui uma resistência elétrica maior que do enrolamento principal, gerando campos girantes devido ao defasamento no tempo..
Associe a coluna 2 de acordo com a coluna 1, a partir das aplicações dos diversos tipos de motores de indução tipo gaiola de esquilo.
 
	Coluna 1
	Coluna 2
	I - Motor de Fase Dividida
	A - Sua principal aplicação ocorre no meio rural, onde são necessários potências consideravelmente maiores em instalações monofásicas, geralmente não muito estáveis ou em finais de linha.
	II - Motor com Dois Capacitores (partida + permanente)
	ii  -  Pela sua simplicidade, robustez e baixo custo, estes motores são ideais em aplicações como: movimentação de ar (ventiladores, exaustores, purificadores de ambiente, unidades de refrigeração, secadores de roupa e de cabelo), pequenas bombas e compressores, projetores de slides e aplicações domésticas.
	III - Motor com Capacitor Permanente
	C - Estes motores apresentam um conjugado de partida igual ou um pouco superior que o nominal, o que limita a sua aplicação em potências fracionárias e em cargas que exigem baixo conjugado de partida, como ventiladores e exaustores, pequenos polidores, esmeris, compressores herméticos, pequenas bombas centrífugas, lavadoras de pratos etc.
	IV - Motor com Capacitor de Partida
	D. Pode ser utilizado numa maior gama de aplicações, como: compressores, bombas para piscinas, equipamentos rurais, condicionadores de ar industriais, ferramentas em geral, e em outros componentes industriais e comerciais que necessitam de elevados conjugados de partida. É um motor de prateleira indicado para a maioria das aplicações existentes, exceto aquelas que exigem a reversão instantânea.
	V - Motor com Pólos Sombreados
	E - Devido ao baixo conjugado de partida, este tipo de motor é recomendado para aplicações que exigem partidas leves, como: ventiladores, exaustores, sopradores, máquinas de escritório, bombas centrífugas, esmeris, pequenas serras, furadeiras, condicionadores de ar e pulverizadores. Também é muito aplicado em máquina de lavar roupa. Por causa de sua robustez, simplicidade, versatilidade de uso (permite reversão instantânea), além da sua performance ser mais eficiente que a dos demais, é um tipo de motor que está tendo cada vez maior demanda.
A resposta correta é: I – C; II – A;  III – E; IV - D; V – B..
A utilização dos motores de indução monofásicos pode ser justificada apenas para baixas potências. E entre os vários tipos de motores elétricos monofásicos existentes, os motores que mais se destacam devido a simplicidade de fabricação, pela robustez e manutenção reduzida, são os com rotor tipo gaiola.
Na realidade os motores monofásicos de indução são construtivamente motores:
A resposta correta é: com escovas..
Em um motor de indução monofásico em vez de uma bobina concentrada, o enrolamento real fica distribuído em ranhuras de maneira a produzir uma distribuição espacial de FMM aproximadamente senoidal.
 
Analise as afirmativas a seguir:
 
I – A onda de FMM de um motor de indução monofásico é equivalente a três ondas de FMM de amplitude variável girando com velocidade síncrona no mesmo sentido.
II – As componentes de FMM do estator induz suas próprias componentes de corrente no rotor e produz ação tipo motor de indução.
III – O conceito de campo magnético duplo diz que a FMM do estator pode ser decomposta em campos que giram de forma progressiva e retrógrada.
Está correto o que diz em:
A resposta correta é: II e III apenas..

Outros materiais

Outros materiais