Buscar

Atividade - Notas Explicativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Contabilidade Avançada I - Natal/RN
1. Segundo o Art. 176 § 4º da Lei nº 6.404/76 as demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício. De acordo com o § 5º da Lei nº 6.404/76, as notas explicativas devem:
a) divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que estejam apresentadas em outra parte das demonstrações financeiras.
b) indicar os investimentos em outras sociedades, mesmo quando irrelevantes.
c) indicar a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a curto prazo.
d) apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos.
e) indicar os ajustes de exercícios futuros. 
2. Acerca das Notas Explicativas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) De acordo com o CPC 26, as Notas Explicativas precisam conter o resumo das políticas contábeis significativas, a declaração de conformidade e passivos contingentes, nessa ordem.
( ) As Notas Explicativas devem indicar os efeitos das mudanças de critérios contábeis.
( ) A informação de suporte de itens apresentados nas demonstrações contábeis deve ser ordenada pela relevância e materialidade que apresenta.
( ) As Notas Explicativas devem auxiliar os usuários a compreender as demonstrações contábeis e compará-las com demonstrações de outras entidades.
( ) Os passivos contingentes e compromissos contratuais não reconhecidos devem ser apresentados nas Notas Explicativas pelo seu grau de risco inerente, antes mesmo de apresentação da base para a elaboração das demonstrações contábeis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V – F.
b) F – V – F – V – F. 
c) F – V – V – F – V.
d) V – F – F – V – V.
e) V – F – V – F – F.
3. Nos termos do § 5º, do art. 176, da Lei nº 6.404/76, as notas explicativas devem, dentre outros, indicar, EXCETO:
a) os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia.
b) os investimentos em outras sociedades, mesmo que irrelevantes, bem como o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações e aquisições.
c) os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes. 
d) os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo.
4. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu o pronunciamento técnico CPC 26 (R1), que define a base para a apresentação das demonstrações contábeis no Brasil. O pronunciamento estabelece requisitos gerais, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo. Como parte dessas bases e requisitos, o pronunciamento técnico define o conjunto completo de demonstrações contábeis, que inclui a demonstração 
a) do valor adicionado e o balanço social 
b) do valor adicionado e as notas explicativas
c) do resultado abrangente do período e o balanço social
d) das mutações do patrimônio líquido do período e o balanço ambiental
e) das origens e aplicações de recursos e as informações comparativas com o período anterior.
5. As demonstrações contábeis elaboradas de acordo com o que prescreve o Pronunciamento Contábil CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, têm como objetivo:
a) Parte superior do formulário
a) fornecer informações para tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos gestores, com o propósito de atender a finalidade ou a necessidade específica de determinados grupos de usuários.
b) fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos. 
c) avaliar a administração da entidade quanto à responsabilidade que lhe foi conferida e quanto à distribuição de sua riqueza e prestação de contas.
d) avaliar a administração da entidade quanto à prestação de contas, qualidade de seu desempenho e distribuição de lucros e dividendos. 
6. As notas explicativas devem, exceto:
a) Parte superior do formulário
a) descrever o processo de registro dos atos e fatos contábeis, indicando como ocorre a escrituração e os meios físicos e/ou tecnológicos usados na atividade.
b) apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos. 
c) divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstrações financeiras.
d) fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias demonstrações financeiras e consideradas necessárias para uma apresentação adequada.
7. Com base no CPC 26 – R1, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
I. balanço patrimonial ao final do período.
II. demonstração do resultado do período.
III. demonstração do resultado abrangente do período.
IV. demonstração das mutações do patrimônio líquido do período.
V. demonstração dos fluxos de caixa do período.
VI. notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas.
VII. informações comparativas com o período anterior.
VIII. balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis.
IX. demonstração do valor adicionado do período, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.
a) Parte superior do formulário
a) Estão corretos os itens I, III, IV, V, VI, VII e VIII apenas.
b) Estão corretos os itens I, II, III, IV, VI, VII e VIII apenas.
c) Estão corretos os itens I, II, III, IV, V, VI e VII apenas.
d) Estão corretos os itens I, II, III, IV, V, VI e VIII apenas.
e) Estão corretos os itens I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX.
8. De acordo com as Normas de Contabilidade vigentes, as notas explicativas são parte integrante do conjunto das demonstrações contábeis. As referidas normas mencionam, mas sem esgotar o assunto, que as notas explicativas devemParte superior do formulário 
a) Apresentar a opinião do auditor sobre a adequação das demonstrações contábeis das entidades públicas e privadas.
b) Apresentar as bases de preparação das demonstrações financeiras, bem como as práticas adotadas e as informações adicionais que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte.
c) Indicar o pronunciamento que fundamentou as bases de preparação das demonstrações financeiras e outras informações necessárias à compreensão dos dados quantitativos divulgados.
d) Apresentar as bases de preparação das demonstrações financeiras, bem como as práticas adotadas e as informações, independentemente de estarem apresentadas em outra parte das demonstrações.
e) Apresentar o contexto operacional em que atua a entidade, bem como informações históricas e projetadas sobre seu desempenho, de modo a possibilitar uma melhor avaliação sobre o futuro da mesma.
9. Partindo da premissa de que as Demonstrações Financeiras são complementadas por Notas Explicativas, julgue o item que NÃO pertence às Notas Explicativas. 
a) Parte superior do formulário
a) Divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhumaoutra parte das demonstrações financeiras. 
b) Indicar a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo.
c) Indicar os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia. 
d) Apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos.
e) Indicar os investimentos em outras sociedades, quando relevantes ou irrelevantes, pois o importante é evidenciar a informação completa. 
10. As demonstrações contábeis serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício. A Lei das Sociedades por Ações estabelece que as notas explicativas devam indicar as seguintes informações, EXCETO:
a) Os ajustes de exercícios anteriores.
b) Os investimentos em outras sociedades, quando não relevantes. 
c) O aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações. 
d) Os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, os cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo.
11. A Lei das Sociedades por Ações menciona as notas explicativas a serem inclusas nas demonstrações contábeis. Dentre outras informações, as notas explicativas devem indicar, 
a) O aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações.
b) A conciliação entre o lucro líquido e o caixa gerado na empresa pelas atividades operacional, de investimento e de financiamento.
c) O número, as espécies, as classes e o nome dos detentores das ações do capital social.
d) Os gastos com preservação, proteção e recuperação de recursos naturais.
e) Um resumo dos principais eventos que ocorreram entre o fechamento das demonstrações contábeis e a publicação.
Ciências Contábeis
6ª série - Noturno
Prof.ª. Ana Lídia F. de Sousa
Atividade - Notas Explicativas
Disciplina: Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Unidade: FP – Natal/RN
Disciplina: Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Unidade: FP – Natal/RN

Outros materiais