Buscar

impacto ambiental e logistica reversa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· 
	
Empresas com processos de logística reversa podem usufruir muitos benefícios de ordem econômica, financeira, legal, ambiental, de imagem e ainda consolidar vantagens competitivas sustentáveis perante seus concorrentes. Sobre os processos logísticos integrados com logística reversa, é possível afirmar:
		Resposta Selecionada:
	c. 
Um dos propósitos da logística reversa é planejar e diminuir os impactos ambientais da logística convencional.
	Respostas:
	a. 
A integração da logística reversa, no sistema de logística integrado de uma empresa, reduz o preço de venda dos produtos produzidos por essa empresa.
	
	b. 
Contrariamente ao processo de logística convencional, a logística reversa é um processo de elevada previsibilidade.
	
	c. 
Um dos propósitos da logística reversa é planejar e diminuir os impactos ambientais da logística convencional.
	
	d. 
O aumento do ciclo de vida dos produtos é prejudicado com a logística reversa que os retira do mercado.
	
	e. 
A logística reversa impacta na eficiência empresarial ao reduzir custos de aquisição de insumos.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – E
A logística reversa não somente colabora com o aumento do ciclo de vida dos produtos, ao facilitar reparos, trocas e reutilização de insumos reciclados e de produtos manufaturados, como impacta na eficiência empresarial, pois reduz custos com aquisição de insumos e na fidelidade de clientes, sobretudo dos ambientalmente conscientes, que dão preferência a empresas que sigam princípios de sustentabilidade. 
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Todo o gestor tem de gerir duas empresas: a presente, através dos seus departamentos funcionais, e a futura, através do planejamento. O gestor deverá assegurar a eficácia através da implementação da estratégia presente, zelando que produtos/serviços tenham as características exigidas pelos segmentos-alvo; que as necessidades sejam satisfeitas e que a penetração das áreas geográficas esteja de acordo com o planejado e, por outro lado, assegurando a eficiência por meio de múltiplas ações que o ocupam no seu dia a dia. Uma empresa de sucesso é aquela que, simultaneamente, é eficaz e eficiente.
Sobre empresas, gerentes e administração, analise se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I.    O desempenho organizacional assume papel fundamental e serve de indicador para a alta hierarquia, clientes, empregados, fornecedores, acionistas e comunidade em geral.
II.    A eficiência na administração refere-se somente aos objetivos da organização, independentemente da forma como utiliza os seus recursos.
III.    Administração é o processo de utilizar recursos organizacionais de forma eficaz e eficiente.
IV.    Uma organização existe independentemente de objetivos.
V.    Um gerente é a pessoa responsável pela supervisão do uso de recursos de uma organização para que ela atinja os seus objetivos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
V – F – V – F – V
	Respostas:
	a. 
F – F – V – V – F
	
	b. 
V – F – V – F – V
	
	c. 
V – F – F – F – V
	
	d. 
F – V – F – V – F
	
	e. 
V – V – V – F – V
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – B
As organizações existem com um propósito, expresso pelos objetivos e no âmbito da estratégia definida. Para alcançarem de forma eficiente os objetivos, as organizações devem otimizar, constantemente, os recursos disponíveis.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na realização de um planejamento de desenvolvimento sustentável, deve-se levar em conta as dimensões socioeconômicas, ecológicas, espacial e cultural da sustentabilidade. Considerando as afirmações a seguir, classifique-as em verdadeiras ou falsas e assinale, dentre as alternativas apresentadas, a que apresenta a sequência correta de classificação das afirmações.
I.    Mecanismos de desenvolvimento limpo, ou processos de reciclagem, diminuem o impacto ambiental negativo.
II.    Práticas sustentáveis de desenvolvimento proporcionam maior lucro às empresas que as praticam.
III.    Soluções customizadas de acordo ao local, à cultura e ao ecossistema não contribuem para o aumento do lucro das empresas.
IV.    Maior equidade da distribuição de renda é um elemento fundamental à sustentabilidade do desenvolvimento.
V.    Embora conflitantes, as metas ecológicas e econômicas não devem ser consideradas como tal, pois os sistemas econômicos dependem delas para sua sobrevivência, dos sistemas ecológicos de sustentação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
V – V – F – V – V
	Respostas:
	a. 
V – F – F – F – V
	
	b. 
F – V – V – F – F
	
	c. 
V – V – F – V – V
	
	d. 
V – F – F – V – F
	
	e. 
F – V – V – F – V
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – C
Soluções customizadas, de acordo ao local, à cultura e ao ecossistema, inspiram nas empresas práticas sustentáveis de desenvolvimento e diminuem o impacto ambiental negativo, proporcionando maior lucro.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A série de normas ISO 14000 define procedimentos de gerenciamento e de auditoria ambiental e também métodos de avaliação do desempenho ambiental, utilizando metodologias de controle de processos e solução de problemas. Sobre a série de normas ISO 14000, é possível afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A norma brasileira NBR ISO 14001 especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental.
	Respostas:
	a. 
A série de normas ISO 14000 é de utilização obrigatória por todas as empresas que interajam com o meio ambiente em suas operações.
	
	b. 
A norma brasileira NBR ISO 14001 especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental.
	
	c. 
A série de normas ISO 14000 refere-se à conformidade dos produtos produzidos por empresas.
	
	d. 
A avaliação do ciclo de vida, prevista na norma NBR ISO 14040, diz respeito ao prazo que determinado produto está disponível para consumidores.
	
	e. 
A norma NBR ISO 14020 trata de rotulagem ambiental sem garantir a credibilidade dos rótulos que é garantida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – B
O objetivo da norma NBR ISO 14001 é prover às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas, especificando os requisitos que permitem que uma organização alcance os resultados pretendidos e definidos para seu sistema de gestão ambiental.
Todas as empresas interagem com o meio ambiente, no entanto a série de normas ISO 14000 é de aplicação voluntária; A ISO 14000 diz respeito à forma como uma organização aborda seu trabalho e não é diretamente o resultado desse trabalho, ou seja, diz respeito a processos e não a produtos. A avaliação do ciclo de vida é uma metodologia utilizada para identificar energia e outros recursos necessários, assim como os impactos ambientais associados a cada estágio do ciclo de vida do produto; os procedimentos de certificação prescritos na NBR ISO 14020 são projetados para garantir a credibilidade dos rótulos e para garantir a confiança do público.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Atualmente, a competitividade empresarial depende cada vez mais da percepção dos consumidores pela forma de atuação das empresas, não somente no que diz respeito ao cumprimento das promessas de entrega, que se propõem a cumprir, mas também à forma como executam seus processos de transformação e comercialização.
Sobre motivos que alavancam a competitividade empresarial, é possível afirmar:
I.    O sucesso do desenvolvimento empresarial sustentável está relacionado ao aproveitamento de qualquer oportunidade de negócio.
II.    A imagem de uma empresa sai fortalecida quando são incluídas nas opções estratégicas empresariais, questões ambientais
III.    A atratividade de uma
empresa depende unicamente de variáveis mercadológicas, como nível de preço dos produtos, imagem etc.
IV.    Quando praticada pelas empresas, a filosofia 6R’s contribui para o aumento da margem de lucro.
Analisando a adequação das afirmações para o atingimento do objetivo, é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e IV apenas.
	Respostas:
	a. 
II apenas.
	
	b. 
I e II apenas.
	
	c. 
I, II e III apenas.
	
	d. 
I, II e IV apenas.
	
	e. 
II e IV apenas.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – E
As oportunidades de negócio devem ser aproveitadas no âmbito da estratégia empresarial. A contribuição da logística reversa para a criação de uma imagem de “empresa ambientalmente correta” contribui para o desenho de uma estratégia de competitividade; empresas, ao seguirem a filosofia 6R’s, não só aumentam a competitividade, mas também a margem de lucro, melhorando sua imagem.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A logística reversa é um subsistema do processo logístico e parte integrante do planejamento estratégico das empresas. Considerando as afirmações a seguir, classifique-as em verdadeiras ou falsas e assinale, dentre as alternativas apresentadas, a que apresenta a sequência correta de classificação das afirmações:
I.    A logística reversa tem como propósito planejar e diminuir os impactos ambientais da logística convencional
II.    A reparação e refabricação de produtos é um dos objetivos da logística reversa.
III.    A logística reversa permite reduzir custos com aquisição de insumos.
IV.    O processo reverso possui um nível de incerteza bastante elevado.
V.    O processo de logística reversa pode ser considerado um processo previsível.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
F – V – V – V – F.
	Respostas:
	a. 
V – V – V – F – V.
	
	b. 
F – V – V – V – F.
	
	c. 
F – V – F – F – F.
	
	d. 
V – F – V – F – V.
	
	e. 
V – F – F –V – F.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – B.
A logística verde ou ecologística tem como propósito planejar e diminuir os impactos ambientais da logística convencional; O processo reverso possui um nível de incerteza bastante elevado.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O objetivo da logística reversa do pós-venda será de agregar valor ao produto, entregando-o de volta ao consumidor que o devolveu, reinseri-lo nos ciclos produtivos ou de comercialização ou destinando à reciclagem, sendo possível afirmar:
I.    A eficiência do retorno de produtos pós-venda aos ciclos produtivos impacta diretamente na imagem das empresas.
II.   As operações reversas de pós-venda são caracterizadas pela previsibilidade de ocorrência e de realização.
III.    Na logística reversa do pós-venda, o planejamento é o fator crítico mais relevante e de maior dificuldade de execução. 
IV.    Recall’s são retornos para reparos, fora do contrato de garantia, mas assumidos pelos fornecedores. 
Analisando a adequação das afirmações, é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, III e IV, apenas.
	Respostas:
	a. 
III, apenas.
	
	b. 
I e II, apenas.
	
	c. 
I, III e IV, apenas.
	
	d. 
II e IV, apenas.
	
	e. 
Todas.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – C.
Na logística reversa do pós-venda o planejamento é o fator crítico mais relevante e de maior dificuldade de execução, pois sendo a maioria das operações reversas do pós-venda imprevisíveis, devem ser realizadas de forma eficiente e eficaz para não prejudicarem o desempenho da empresa.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	O professor Peter Drucker, por muitos considerado o pai da administração moderna, referia que “a única fonte de lucro de uma empresa é o cliente” pressupondo que as empresas para existirem dependem da aceitação de seus produtos pelos seus clientes. Neste contexto é possível afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as operações de logística reversa são notadas pelos consumidores e como tal, agregam valor aos produtos e às empresas que as realizam.
	Respostas:
	a. 
Ao assumirem operações de logística reversa, as empresas aumentam seus custos operacionais.
	
	b. 
 Sempre que se aumenta o preço de venda de um produto, reduz-se o valor que esse produto tem para o consumidor.
	
	c. 
Para se manterem nos mercados as empresas devem vender seus produtos mais baratos que seus concorrentes.
	
	d. 
O valor agregado aos produtos pelos consumidores depende da eficiência das linhas de produção.
	
	e. 
Todas as operações de logística reversa são notadas pelos consumidores e como tal, agregam valor aos produtos e às empresas que as realizam.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta A.
O sucesso da estratégia deriva de uma vantagem de custo, de uma vantagem de valor ou de ambas; o consumidor agrega valor aos produtos quando satisfaz suas necessidades plenamente, a eficiência produtiva contribui para a rentabilidade empresarial; os produtos enviados para troca ou conserto, por operações de logística reversa, aumentam custos no atendimento e não são apercebidos como tal pelos consumidores.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema logístico é constituído por atividades que agregam valor (value-added activities) e atividades que não agregam valor (non-value-added activities). Sobre atividades do sistema logístico que agregam valor é possível afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Uma atividade agrega valor se contribui para a disponibilidade de um produto no local acordado com o consumidor.
	Respostas:
	a. 
Uma atividade agrega valor quando a empresa lucra, ainda que momentaneamente, com a comercialização de determinado produto.
	
	b. 
A aquisição de matéria-prima com desconto é exemplo de uma atividade que agrega valor.
	
	c. 
O transporte não agrega valor aos produtos, pois não está relacionado à transformação e, como tal, deve ser minimizado.
	
	d. 
Uma atividade agrega valor se contribui para a disponibilidade de um produto no local acordado com o consumidor.
	
	e. 
A utilização de um transporte mais barato para o mesmo cliente, embora com maior duração do tempo em trênsito, é uma atividade que agrega valor.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – D
A agregação de valor é determinada pelo cliente/consumidor e realizada pela empresa; disponibilizar o produto no local, no prazo e na quantidade acordada com o cliente/consumidor contribui para a agregação de valor realizada pelo sistema logístico.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	A competitividade que a logística reversa de pós-venda pode trazer ao varejo, pode ter reflexo no:
I.    Reforço de imagem corporativa, embora com aumento de custos.
II.    Recaptura de valor dos estoques remanescentes.
III.    Manutenção de produtos recém lançados nos pontos de venda.
IV.    Liberação de área na loja.
Analisando a adequação das afirmações, é correto o que se diz em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
II e IV, apenas.
	Respostas:
	a. 
II e IV, apenas.
	
	b. 
I e II, apenas.
	
	c. 
I, II e III, apenas.
	
	d. 
II, III e IV, apenas.
	
	e. 
II e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta – D.
A competitividade nos pontos de venda com adoção de práticas de logística reversa podem ser consequência, entre outras, da flexibilidade no retorno de mercadorias dos clientes, da liberação de área de loja, da manutenção de produtos frescos em suas lojas ou da recaptura de valor dos estoques remanescentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais