Buscar

Exercícios _ Anatomia

Prévia do material em texto

Exercícios de Anatomia - Gerais
1.Explique os termos proximal e distal utilizados em anatomia.
Nos membros empregam-se termos especiais de posição, como os adjetivos proximal e distal, conforme a parte considerada se encontre mais próxima ou mais distante da raiz do membro. Por exemplo, a mão é distal em relação ao antebraço e este também o é em relação ao braço; o antebraço é proximal em relação à mão. A expressões proximal e distal são aplicadas também aos segmentos dos vasos em relação ao órgão central, o coração, e dos nervos em relação ao chamado neuro-eixo, que inclui o encéfalo e a medula. 
2.Conceitue periósteo e cite suas funções.
Trata-se de fina lâmina de tecido conjuntivo que envolve todo o osso, exceto nas superfícies articulares, onde o osso se articula com outro. Estas superfícies articulares se encontram revestidas de cartilagem para facilitar seu deslizamento durante os movimentos e diminuir o atrito. O periósteo, observado ao microscópio, apresenta dois folhetos: o superficial, que protege o osso das estruturas que o envolvem e o profundo (osteogênico), em contato direto com a superfície óssea, cujas células se transformam em células ósseas, sendo responsável por promover o espessamento de sua parede. As principais funções do periósteo são: Proteger os ossos, fixar os músculos, produzir novas células para garantir o crescimento ósseo, reparação de fraturas e proteger nervos e vasos sanguíneos que envolvem alguns ossos. De maneira geral, podemos dizer que a sua principal função é promover a nutrição e garantir o desenvolvimento de osteoblastos.
3.Conceitue nervos espinhais, cite quantos são e se são sensitivos, motores ou mistos.
Nervos são cordões esbranquiçados formados por fibras nervosas unidas por tecido conectivo e que tem como função levar (ou trazer) impulsos ao (do) SNC. Distinguem-se em dois grupos: os nervos cranianos e os nervos espinhais. Os nervos espinhais são 31 pares que mantêm conexão com a medula espinhal e saem da coluna vertebral através de forames intervertebrais. São identificados pela região da coluna vertebral de onde se originam, isto é, são 8 pares cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. São formados pela fusão de duas raízes, ventral e dorsal. A raiz ventral é constituída de fibras motoras (eferentes), cujos corpos celulares estão localizados na coluna anterior da substância cinzenta da medula. A raiz dorsal é formada de fibras sensitivas (aferentes), cujos corpos celulares estão localizados no gânglio sensitivo da raiz dorsal. As duas raízes se fundem, constituindo o nervo espinhal, que é sempre misto.
4.Cite o trajeto da urina desde sua produção até sua eliminação, no sexo masculino.
Cada rim possui 1.250.000 néfrons, unidade estrutural e funcional do órgão, que é responsável pela formação da urina. Eles são formados basicamente pelo corpúsculo renal e um tubo longo que desemboca nos tubos coletores de urina. O corpúsculo renal é constituído pelos glomérulos (filtram 125 ml de sangue por minuto em um adulto masculino e cerca de 110 ml no feminino). Como já mencionado, a urina é formada nos néfrons dos rins, de onde sai através de pequenas aberturas nas papilas renais, caindo nos cálices renais menores, que são continuados pelos cálices renais maiores e estes desembocam nos ureteres. Nos ureteres, a urina segue o caminho descendente passando por suas partes abdominal, pélvica e intramural e desemboca da bexiga por meio do óstio ureteral. Lá a urina ficará armazenada até o momento da micção, em que desembocará na uretra através do óstio interno da uretra, atravessando suas porções prostática, membranosa e esponjosa e será eliminada pelo óstio externo da uretra, que é continuado por uma extremidade dilatada, a fossa navicular da uretra. 
5.Explique o comportamento do peritônio com relação aos órgãos genitais internos
O peritônio parietal, que reveste a parede anterior da cavidade, recobre a bexiga como peritônio visceral, reflete-se sobre o útero e finalmente sobre o reto. Desta maneira, forma-se lateralmente ao útero uma ampla prega transversal, denominado ligamento largo do útero, que divide a cavidade pélvica em dois compartimentos, ou escavações. Um compartimento anterior, entre bexiga e útero, denominada escavação vesico-uterina (EVU) e outro compartimento posterior, escavação reto-uterina (ERU).

Continue navegando