Buscar

Teste 3 - Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

KÁLINKA CAROLINE GODOY GRISANG
	Matr.: 201902152077
	Disc.: ANTROP. CULTURAL 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		De que maneira trabalha o Antropólogo?
	
	
	
	A partir dos vestígios encontrados num lugar onde aquele povo vivia ou frequentava procura chegar à cultura
	
	
	Dedicando-se ao estudo das línguas maternas ou não,no que se refere à sua origem, evolução e estrutura
	
	
	Observando e entendendo por meio de entrevistas e conversas as motivações que sustentam o sistema social
	
	
	Pensando a interconexão e a interpenetração entre regiões, estados nacionais e comunidades locais
	
	
	Analisar a estrutura e a sonoridade das palavras, das sentenças e das expressões idiomáticas
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Roberto DaMatta, as categorias social e cultural são categorias de análise distintas e precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Pela perspectiva adotada - a distinção entre a realidade social e a realidade cultural - pode-se dizer que:
	
	
	
	O ¿conteúdo¿ dos papéis sociais que variam enormemente de grupo para grupo, de sociedade para sociedade, é dado pela sociedade e não pela cultura.
	
	
	a cultura é algo inato, instintivo a todo ser vivo.
	
	
	o arqueólogo tem a cultura e, por meio do seu estudo detalhado, espera chegar à sociedade.
	
	
	o arqueólogo tem a sociedade e não pode chegar à cultura.
	
	
	o antropólogo social tem o sistema cultural e, espera-se chegar aos seus padrões e regras sociais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para Roberto Da Matta, é necessário distinguir o conceito de cultura do conceito de sociedade. Assim, o primeiro passo consiste em descartar a visão eclética segundo a qual os dois fenômenos são a mesma coisa, a realidade humana, e que suas diferenças são apenas em função da posição do investigador. Essa diferenciação é fato na prática antropológica, seja ela erudita ou ingênua. Nesse sentido, é correto afirmar que:
	
	
	
	Pode haver sociedade humana sem cultura, mas não pode existir uma cultura sem sociedade.
	
	
	Uma se reflete na outra, uma é o espelho da outra, sempre uma pode reproduzir integralmente a outra.
	
	
	a cultura indica um conjunto de ações padronizadas; enquanto a sociedade expressa valores e ideologias.
	
	
	Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir uma sociedade sem cultura.
	
	
	Em todo tipo de sociedade sempre haverá algum tipo de cultura.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		DaMatta (2000) afirma que o conceito de Sociedade foi o último a surgir no campo das Ciências Sociais e da Antropologia, pois é fácil ter-se uma perspectiva do universo humano como constituído de categorias e grupos necessariamente relacionados, todos tendo relação com todos num jogo complexo que constitui dinâmica da vida coletiva. Assim, podemos dizer que:
	
	
	
	o conceito de cultura (e de cultural) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, buscando interligar seus domínios e segmentos.
	
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é concretamente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, interligando seus domínios e segmentos.
	
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	
	o conceito de cultura (e de cultrual) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"Como os animais e as plantas se comunicam? Do UOL, em São Paulo, 13/08/2013 A comunicação entre seres vivos é essencial para a sobrevivência de todas as espécies. (...) assim como nós, animais usam seus próprios canais sensoriais na comunicação. Dependendo da espécie, objetivo é chamar atenção do sexo oposto na época de reprodução, defender território, identificar bichos da mesma espécie ou conversar com membros do mesmo grupo. Bichos de hábitos diurnos são ótimos em transmitir e receber sinais visuais. O macho da espécie tordo-sargento, um pássaro nativo das Américas do Norte e Central, possui manchas avermelhadas no canto das asas. Essas manchas vistas de longe servem para demarcar território. Em 1972, o biólogo Douglas G. Smith pintou as penas dos pássaros de preto, e o território deles foi invadido por outros pássaros da mesma espécie que não tinham sido pintados." Podemos dizer que o que distingue a comunicação humana da comunicação animal é o fato que a forma de comunicação humana é:
	
	
	
	Genética.
	
	
	Cultural.
	
	
	Química.
	
	
	Social.
	
	
	Biológica.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Segundo Roberto DaMatta (2000), é necessária a distinção das categorias social e cultural para a reflexão sobre a realidade social humana de forma mais fecunda. Elas são categorias de análise e mesmo que possam ser vistas de forma complementar, precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Podemos estabelecer a distinção entre sociedade e cultura como dois segmentos importantes na realidade humana, sendo correto afirmar que:
	
	
	
	o segundo, indicando conjuntos de ações instintivas inatas no ser; o primeiro, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	
	o segundo, indicando conjuntos de ações padronizadas; o primeiro, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	
	o primeiro, indicando conjuntos de ações padronizadas; o segundo, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	
	o primeiro, indicando conjuntos de ações instintivas inatas no ser; o segundo, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	
	o primeiro, indicando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura); o segundo, expressando conjuntos de ações padronizadas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a discussão entre Cultura e Sociedade, seria correto afirmar que entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade, mas não existe cultura?
	
	
	
	Não. Porque há cultura no modo de vida das formigas. Elas possuem organização social e existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
	
	
	Sim. Não há cultura porque não existe uma tradição viva, que permita individualizar ou tornarsingular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	
	
	Sim. Apesar de haver cultura porque não existe sociedade conscientemente elaborada que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	
	
	Sim. Não há cultura, mas existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
	
	
	Não. Não há cultura e não existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passe de geração para geração.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Podemos estabelecer a distinção entre sociedade e cultura como dois segmentos importantes na realidade humana. Sobre este aspecto, marque a única opção correta:
	
	
	
	a sociedade indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a cultura, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	
	a cultura indica o conjuntos de ações naturais; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da natureza.
	
	
	a cultura indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	
	a sociedade expressa os valores e ideologias que fazem parte da realidade social; enquanto a cultura, indica o conjuntos de ações padronizadas.
	
	
	a sociedade nega o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a cultura, afirma os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.

Outros materiais