Buscar

Lista de exercício de vestibulares Assuntos diversos - Geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 1
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2010) O clima de uma região é determinado por elementos climáticos (umidade, temperatura e pressão) e estes variam conforme o local, pois são condicionados pelos fatores climáticos. 
a) Cite dois fatores climáticos. 
b) Mencione e explique duas situações em que a atividade humana pode afetar as características climáticas. 
QUESTÃO 2
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2005) Com relação às Placas Tectônicas na Terra, responda:
a) Diferencie placas tectônicas convergentes e divergentes.
b) Correlacione a deriva das placas tectônicas com a ocorrência de vulcões e terremotos no mundo.
QUESTÃO 3
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2006)A expansão e reprodução do “complexo cafeeiro” não significou apenas o aumento físico da produção do café, mas sobretudo um processo de criação de novos “espaços” para a acumulação, que se fez acompanhar de efeito multiplicador na urbanização, migração, atividades industriais, de serviços, comerciais, de administração pública, e, em especial, na dinâmica do território paulista, chegando mesmo aos estados limítrofes. 
(Adaptado de Barjas Negri, Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880 - 1990). Campinas:Editora da UNICAMP, 1997, p. 34).
a)Caracterize o “complexo cafeeiro” e explique o seu papel na industrialização de São Paulo.
b)Qual a relação entre o complexo cafeeiro e a formação da rede urbana paulista?
QUESTÃO 4
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2006)“O solo é um produto do intemperismo, do remanejamento e da organização das camadas superiores da crosta, sob ação da atmosfera, da hidrosfera, da biosfera e das trocas de energia envolvidas”.
(Adaptado de Maria Cristina M. Toledo, Sonia Maria B. de Oliveira & Adolpho J. Melfi, “ Intemperismo e Formação de Solos”, em Texeira, Wilson, et alii (orgs.), Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos,2000, p.157).
a) Por que os solos do tipo latossolo predominam no território brasileiro?
b) Quais as principais diferenças entre um latossolo e um argissolo (podzólico)?
c) Por que os horizonte A e B de um determinado solo apresentam diferenças morfológicas e químicas?
QUESTÃO 5
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2009)Ajusta-se sobre os sertões o cautério das secas; esterilizam-se os ares urentes: empedra-se o chão, gretando, recrestado; ruge o nordeste nos ermos; e, como um cilício dilacerador, (...) estende sobre a terra as ramagens de espinhos...”. 
(Euclides da Cunha. Os Sertões, São Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 36.) 
a) A que domínio morfoclimático refere-se a descrição do texto apresentado? Qual o tipo de clima predominante nesse domínio? 
b) Em termos agropecuários, como é caracterizado esse domínio morfoclimático?
QUESTÃO 6
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2009)Um mapa representa como 2 cm a distância entre as cidades de Campinas e São Paulo, que é de 100 km, aproximadamente. 
a) Informe a escala cartográfica do mapa. Com relação ao detalhe apresentado no mapa, como deve ser classificada a escala desse mapa? 
b) A localização em um mapa é definida por latitudes e longitudes. O que são latitudes e longitudes?
QUESTÃO 7
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2009)O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um importante indicador para comparação das condições de vida entre os países. 
a) Que parâmetros (dimensões básicas) são adotados na composição do IDH? 
b) Com relação ao IDH alcançado, caracterize (alto, médio ou baixo) o desenvolvimento da Argentina e da China. Justifique sua resposta.
QUESTÃO 8
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2008)Os movimentos da Terra se realizam de forma constante e simultânea, sendo imperceptíveis, pois se tem a sensação de que o planeta permanece imóvel. Responda:
a)Quais são as principais diferenças entre os movimentos de rotação e de translação da Terra?
b)Quais as principais diferenças entre os equinócios e os solstícios? Por que durante o verão, o Brasil adota o denominado “horário de verão” em alguns estados brasileiros?
QUESTÃO 9
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2008) Com relação à II Guerra Mundial (1939-1945), uma das grandes marcas após a derrota do nazifacismo foi a bipolarização entre os USA e a ex-URSS. O início desta bipolarização pode ser referenciado na Conferência de Potsdam que marca o início da Guerra Fria. Responda:
a) Qual a principal decisão da Conferência de Potsdam no que se refere à Alemanha? O que foi a Guerra Fria?
b)Em termos geopolíticos, qual o significado da OTAN e do PACTO DE VARSÓVIA?
QUESTÃO 10
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2007) Com relação às correntes marinhas, responda:
a) Por que existem correntes quentes e frias?
b) Por que o Peru, cuja costa litorânea é banhada pela corrente fria de Humboldt, é um dos principais produtores de pescado do mundo?
QUESTÃO 11
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2007) Dobras e falhas são fenômenos geológicos conseqüentes do tectonismo produzido pelas forças da Terra. Assim, pergunta-se:
a) Quais as principais diferenças entre dobramentos e falhamentos?
b) Por que o Vale do Paraíba, na região sudeste do Brasil, é considerado uma estrutura de horsts e grabens?
QUESTÃO 12
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2006)Com relação aos principais biomas do mundo, responda:
a) Quais as diferenças mais significativas entre a floresta de monção e as estepes?
b) No bioma floresta de coníferas das regiões temperadas, por que predomina o solo do tipo podzol?
QUESTÃO 13
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2006)Considerando a relação existente entre o tipo de relevo e a distribuição dos solos, responda:
a)Porque se desenvolve o solo tipo latossolo nos relevos que apresentam topo plano, enquanto nas encostas é comum encontrarmos argilossolos?
b)Qual a relação que se pode estabelecer entre comprimento e declividade das encostas em relação ao processo erosivo?
QUESTÃO 14
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2011)Existem fundamentalmente 3 tipos de chuvas, classificadas como orográficas, convectivas e frontais, tendo em vista as diferenças de formação. Pode-se dizer que 
a)as orográficas são formadas quando uma massa de ar é obrigada a se elevar em decorrência de um obstáculo topográfico. Já as convectivas são o resultado de movimentos verticais de massas de ar associadas ao forte aquecimento da superfície, o que faz com que o ar tenha que se elevar, provocando a precipitação. 
b)as convectivas são formadas quando uma massa de ar é obrigada a se elevar em decorrência de um obstáculo topográfico. As frontais são aquelas associadas ao encontro de diferentes massas de ar com características de umidade e temperatura diferenciadas, o que provoca a precipitação. 
c)as orográficas são formadas quando uma massa de ar é obrigada a se elevar em decorrência de um obstáculo topográfico. Já as frontais são o resultado de movimentos verticais de massas de ar associadas ao forte aquecimento da superfície, o que faz com o ar tenha que se elevar, promovendo a precipitação. 
d)as frontais são formadas quando uma massa de ar é obrigada a se elevar em decorrência de um obstáculo topográfico. Já as convectivas são o resultado de movimentos verticais de massas de ar associadas ao forte aquecimento da superfície, o que faz com o ar tenha que se elevar, promovendo a precipitação. 
QUESTÃO 15
(UNICAMP – Vest. Transferência, 2011)O mapa é uma forma de representação da Terra. Na confecção de mapas é necessário lançar mão das projeções cartográficas. No que diz respeito à projeção de Mercator (cilíndrica), é correto afirmar que paralelos e meridianos 
a)se cruzam em ângulos de 90° distorcendo as dimensões relativas dos continentes, mas não suas formas. 
b)só se cruzam em 90° no Equador e distorcem as dimensões relativas dos continentes, mas não suas formas. 
c)se cruzam em ângulos de 90° distorcendo as formas dos continentes, mas não suas dimensões. 
d)só se cruzam em 90° no Equador e distorcem as formas, mas não as dimensões dos continentes. 
QUESTÃO 16
(TRANSF. USP, 2010) Considere as afirmações sobre a China. 
I. A Revolução Chinesa de 1949 foi um grande marco na história do país. Inicialmente,
implantou-se um regime político, centralizado, sob o controle do Partido Comunista Chinês liderado por Mao Tse-Tung. 
II. Uma grande virada no regime político veio com a exportação de petróleo e com a abertura das chamadas Zonas Econômicas Especiais, localizadas no centro e no norte do país, respectivamente, Chengdou e Urumchi. 
III. Embora o país continue sendo dirigido e governado por um Partido único, este mudou de nome e característica, passando a se chamar Partido Nacionalista Chinês e a renegar o marxismo. 
IV. Além da liberalização econômica, outro fator que atrai vultosos capitais, principalmente para as Zonas Econômicas Especiais e para as cidades abertas, é o baixo custo da mão de obra chinesa. 
Estão corretas, apenas, as afirmações: 
a) I e II. 
b) I e IV. 
c) I, III e IV. 
d) II e III. 
e) II, III e IV. 
QUESTÃO 17
(TRANSF. USP, 2009)“Mandioca, arroz, grãos e, em breve, até etanol. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começa a colher os primeiros resultados de sua experiência na África e já prevê exportações para a Europa como resultado de suas iniciativas no continente. Segundo a FAO, a savana africana cobre 25 países e teria capacidade de ser um novo centro de produção de grãos e alimentos no mundo”. 
O Estado de S. Paulo, 23/06/2009. 
Essa área da África corresponde, no Brasil, à formação vegetal 
a) do Pantanal. 
b) da floresta amazônica. 
c) da mata dos cocais. 
d) dos campos sulinos. 
e) do cerrado. 
QUESTÃO 18
(TRANSF. USP, 2009)Estudos sobre aglomerações urbanas dividem as cidades de acordo com o poder de polarização de cada uma na economia global. Quanto maiores a oferta de bens e serviços e a densidade e qualidade da infra-estrutura urbana, maiores são o poder e a influência dessas aglomerações. São as chamadas cidades globais e, como exemplo, pode-se citar 
a) Nova York, Londres e São Paulo. 
b) Paris, Chicago e Cidade do Cabo. 
c) Tóquio, Los Angeles e Lagos. 
d) Cingapura, Hong Kong e Nova Délhi. 
e) Toronto, Pequim e Bogotá. 
QUESTÃO 19
(TRANSF. USP, 2009)A livre circulação de informações, via internet, é, no mundo de hoje, uma realidade. Em países como EUA, Canadá, Austrália e Suécia, existe amplo acesso a esse recurso e, em outros, a censura é bastante rígida. Como exemplos de situação de censura mais rigorosa, podemos citar 
a) Iraque, Indonésia e Israel. 
b) China, Irã e Mianmar. 
c) Mianmar, Indonésia e Nigéria. 
d) Israel, Indonésia e China. 
e) Irã, Iraque e Nigéria. 
QUESTÃO 20
(TRANSF. USP, 2009)Quanto à origem, as cidades podem se formar espontaneamente ou resultar de uma ação planejada. Incluem-se, entre as cidades planejadas no Brasil, 
a) Teresina, Goiânia e Belém. 
b) Brasília, Belo Horizonte e Cuiabá. 
c) Maringá, Teresina e Palmas. 
d) Palmas, Belo Horizonte e Cuiabá. 
e) Brasília, Maringá e Belém. 
QUESTÃO 21
(TRANSF. USP, 2009)Utilizando seus conhecimentos a respeito da população brasileira, considere as afirmações sobre as pirâmides etárias, do Brasil, nas décadas de 1970 e 2000. 
I. Na década de 1970, temos a base larga, que indica um grande número de jovens, resultante das altas taxas de natalidade e do elevado crescimento vegetativo. 
II. Nas décadas de 1970 e 2000, o vértice da pirâmide não sofreu alteração, indicando estabilização no número de idosos e, portanto, manutenção da baixa expectativa de vida. 
III. Na década de 2000, houve um alargamento na parte intermediária da pirâmide, indicando aumento no número de adultos, o que expressa um aumento da população em idade produtiva. 
Está correto o que se afirma em: 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I e III, apenas. 
e) I, II e III. 
QUESTÃO 22
(TRANSF. USP, 2009)O processo de urbanização e estruturação da rede urbana brasileira passou por diferentes etapas. Na etapa atual desse processo, observa-se que 
a) o crescimento tende a ocorrer nas metrópoles regionais e cidades médias, com migrações urbano-urbano. 
b) o êxodo rural aumentou significativamente e a migração inter-regional pôs fim ao aumento contínuo da população de São Paulo e Rio de Janeiro. 
c) o crescimento restringe-se a cidades médias e pequenas, que concentram as novas atividades terciárias. 
d) as migrações urbano-urbano são muito significativas na Região Nordeste e pouco expressivas na Região Sudeste. 
e) a migração rural-urbano mantém-se elevada, sendo responsável pelo crescimento significativo das metrópoles nacionais. 
QUESTÃO 22
(TRANSF. USP, 2009)A Índia vem se destacando no mercado mundial de tecnologia da informação graças 
a) à expansão do mercado de serviços terceirizados no exterior, tendo à frente empresas norte-americanas. 
b) a vantagens comparativas como grande disponibilidade de mão-de-obra barata e sem qualificação. 
c) a seu enorme mercado consumidor, visto sua população ser hoje maior que um bilhão de pessoas. 
d) ao grande número de usuários de internet no país, menor apenas que o do mercado chinês. 
e) à pouca concorrência existente no mundo, hoje, no que se refere ao mercado de alta tecnologia. 
QUESTÃO 23
(TRANSF. USP, 2009)“As manifestações ocorridas no Tibete, em março de 2008, continuam repercutindo intensamente. Naquela ocasião, durante quinze dias, milhares de tibetanos ganharam as ruas de diversas cidades e enfrentaram as forças armadas chinesas com bandeiras e palavras de ordem a favor da independência. A repressão não tardou e as imagens que furaram o bloqueio midiático, posto em ação pelo governo de Pequim,chocaram o mundo.” 
Le Monde Diplomatique Brasil, Maio de 2008. 
Sobre essa crise, é correto afirmar que 
a) os baixos investimentos no Tibete levaram os tibetanos, que correspondem a 70% da população chinesa, a se rebelar contra o governo central. 
b) o Tibete sofre essa repressão por não seguir a mesma religião da população chinesa, qual seja, o budismo. 
c) o Tibete é uma região historicamente negligenciada, apesar de sua importante contribuição para a economia chinesa. 
d) as manifestações intensificaram-se com a passagem do 49º aniversário do Levante Nacional contra a intervenção chinesa. 
e) o Tibete busca a independência do povo tibetano, etnia dominante na China,que não é reconhecida pelo governo chinês. 
QUESTÃO 24
Os países considerados emergentes podem ser classificados em dois grupos distintos, de acordo com o seu processo de industrialização: 
I.Países focados principalmente no mercado interno, que adotaram um modelo voltado à substituição de importações. 
II.Países que destinaram sua produção ao mercado externo, priorizando, assim, a exportação. Fazem parte do primeiro grupo: 
a) Coréia do Sul, México e Taiwan. 
b) México, Brasil e Argentina. 
c) Argentina, China e Cingapura. 
d) Taiwan, Coréia do Sul e Índia. 
e) Brasil, Índia e Cingapura. 
Questão 25
(UFMG, 2005) A aceleração do crescimento econômico da China, nos últimos anos, reflete-se na economia mundial por razões diversas. Considerando-se essa afirmação, é INCORRETO afirmar que tal aceleração 
A) é autônoma em relação ao capital internacional, pois estabelece um sistema financeiro paralelo, que vem se firmando como modelo para as economias regionais. 
B) interfere na balança comercial de países emergentes, uma vez que reduz a taxa de exportações desse grupo para os países mais industrializados. 
C) provoca aumento da demanda de matérias-primas e de produtos agrícolas no mercado internacional, afetando os preços praticados nesses itens. 
D) resulta em um consumo maior de petróleo, o que contribui para a alta do preço da energia e, conseqüentemente, para a elevação dos custos de produção nos processos industriais.
26
A ONU organizou, no final do século XX, um plano de ação – denominado Metas do Milênio –, que tem como um de seus objetivos a melhoria da condição de vida nas regiões menos desenvolvidas do mundo. De acordo com o cronograma desse plano, os níveis de pobreza da população mundial começariam a se reduzir nos primeiros anos do século XXI. Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que o fator responsável pelo não-cumprimento do cronograma do Plano de Metas da ONU é 
A)
a exigência da ONU quanto à aplicação de estratégias de desenvolvimento sustentável nos países pobres tem reduzido o retorno de capital, desestimulando os investimentos estrangeiros. 
B) a defasagem entre a ajuda prometida pelos países da OCDE – ou pelos países mais desenvolvidos – e aquela efetivamente concedida até o momento atual. 
C) a incapacidade de universalização da educação primária, já constatada em um número significativo dos países-alvo do programa. 
D) o aumento do percentual da população que convive com a fome em regiões como o Oriente Médio e a África Subsaariana, em contraposição ao que se esperava no conjunto das Metas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais