Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Objetivos
Avaliar uma possível relação entre os números de ocorrências de incêndios na cidade de São Paulo e o número de emissões de AVCB, bem como a evolução da legislação ao longo do tempo e as principais medidas de prevenção e proteção contra incêndio. Por fim, será abordado o tema relacionado à educação pública desenvolvida nas escolas, áreas comerciais, no meio empresarial e com a população como um todo.
Resultados 
Comprovar que existe um possível reflexo entre adoção de medidas de proteção e prevenção, manutenção constante e a fiscalização periódica do Corpo de Bombeiros, por meio de vistorias e emissão de AVCB com uma considerável redução no número de ocorrências de incêndio, proporcionando maior proteção à vida das pessoas, de suas casa, locais de trabalho e demais bens materiais, bem como menor custo com Saúde, Defesa Civil, Segurança Pública gerado ao Estado por consequências de um grande incêndio.
Resumo
Pautado no levantamento de dados e informações a respeito do reflexo que o AVCB pode gerar na prevenção de ocorrências de incêndio em edificações, a evolução da legislação de segurança contra incêndio, as principais medidas de proteção e prevenção contra incêndio e os meios e instrumentos utilizados na Educação Pública pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo.
Considerações finais
Investimento em prevenção é fundamental para evitar gastos consideravelmente maiores com mitigação e recuperação. Vale salientar que é de suma importância que construtoras de uma maneira geral procurem implantar cada vez mais medidas de prevenção em projetos novos e que no caso de edifícios residenciais existentes, seus síndicos, responsáveis técnicos e demais responsáveis e interessados busquem regularizar e manter as medidas funcionando, pois a prevenção traz benefícios não só à sociedade, mas também ao Estado.
Metodologia 
Pesquisa Exploratória, por meio do levantamento de dados e informações, bem como de legislação e instruções específicas relacionadas à prevenção de incêndios e ainda o Método ou Pesquisa Quantitativa, que utiliza dados que podem ser quantificados e trabalhados estatisticamente, essenciais para o desenvolvimento e comprovação da hipótese mencionada.
Desenvolvimento
1. Coleta e análise de informações, dados estatísticos e elaboração de gráficos a fim de apresentar os resultados obtidos;
2. Pesquisa e elaboração de comparativo sobre a história da legislação de prevenção contra incêndio do Estado de São Paulo;
3. Estudo e enumeração detalhada das principais medidas de segurança contra incêndio utilizadas em edificações residenciais;
4. Pesquisa e detalhamento estrutural (desde a fundação até a cobertura) de uma edificação
A principal dificuldade obtida está relacionada à coleta de informações e dados numéricos de AVCB emitidos pelo Corpo de Bombeiros e de ocorrências de incêndio cadastradas pelo COBOM.
CURSO: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Prof. Maria Cristina Tagliari Diniz; Danielly Arcini de Souza
Raphael Leonardi Rodrigues Martins
Fontes consultadas
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Decreto nº 63.911/2018. Disponível em: < https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2018/decreto-63911-10.12.2018.html>, Acesso em: 03 mai. 2020.
FOLHA DE SÃO PAULO. Quase metade dos prédios de SP são anteriores às regras duras anti-incêndio. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/05/quase-metade-dos-predios-de-sp-sao-anteriores-as-regras-duras-anti-incendio.shtml>, Acesso em: 03 mai. 2020.
Introdução
Historicamente e ainda hoje incêndios têm causado a perda de inúmeras vidas e prejuízos incalculáveis:
- LONDRES – 1212 - cerca de 3 mil pessoas mortas;
- CHICAGO – 1871 - 90 mil pessoas desabrigadas;
- SÃO FRANCISCO – 1906 - cerca de 3 mil mortos;
TÓQUIO – 1923 - cerca de 142 mil mortos;
- GRAN CIRCO NORTE-AMERICANO, NITEROI/RJ - 1961 - 500 vítimas fatais;
- EDIFÍCIO ANDRAUS, SÃO PAULO/SP - 1972 - 330 feridos e 16 mortos;
- EDIFÍCIO JOELMA, SÃO PAULO/SP - 1974 - 345 feridos e 188 mortos;
- BOATE KISS, SANTA MARIA/RS - 2013 - 242 pessoas mortas e 680 feridas.
Numa cidade como São Paulo, em que existem mais de 53 mil edifícios, dos quais mais de 21 mil são residenciais, é imprescindível que seja adotada uma legislação atual, bem como um sistema de segurança contra incêndio eficiente a fim de proteger as pessoas e bens matérias, impedindo inclusive, que em caso de sinistro, o fogo se alastre para outras edificações e até mesmo quarteirões, o que poderia causar um desastre como os citados.
Coloque aqui o link vídeo da apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=oQsM1Rg11sQ

Mais conteúdos dessa disciplina