Buscar

resumo av2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - A devolução dos valores é inevitável, em que dessa forma, é preciso destacar que um projeto de lei envolve diversas etapas para que ocorra a aprovação do mesmo, assim como, seu veto ou até mesmo a sua sanção.
Em que o início do processo ocorre na Câmara dos Deputados, onde então é tramitado no Senado Federal, então chega ao parlamento para então ocorrer o seu encaminhamento até as comissões que possuam competência regimental.
2 - vicio formal de iniciativa, pelo presidente do poder executivo. preve os art 61, §1 e art 63 é competência do Presidente da República
b – O caso concreto diz que o partido só tem representação no senado, conforme expõe o rol taxativo do art 103 da CF, ele precisava ter representação no Congresso Nacional.
3 - É o controle realizado durante o processo legislativo de formação de ato normativo, ou seja, no momento da elaboração do projeto de lei, o Legislativo, Executivo e Judiciário fará um controle prévio, impedindo que o mesmo se insira no sistema normativo, caso padeçam de vícios. No entanto, caso a lei já tenha sido editada, será necessário verificar os possíveis efeitos jurídicos onde teremos o controle posterior ou repressivo.
pode ser politico, judicial, ção do controle de constitucionalidade se inicia a partir do momento em que é elaborado um projeto de lei, antes do mesmo virar lei, o que teremos o controle prévio ou preventivo a ser visto pelo Legislativo, Executivo e Judiciário, impedindo a inserção no sistema normativo de normas que padeçam de vícios, ou já sobre a lei já editada, geradora de feitos potenciais ou efetivos, o que teremos o controle posterior ou repressivo.
Controle Preventivo de Constitucionalidade
O controle preventivo é o controle realizado durante o processo legislativo de formação do ato normativo.
No momento de um projeto de lei a ser apresentado, a quem der o início do processo legislativo, deve verificar a regularidade material do aludido projeto de lei.
O controle preventivo também é exercido pelos poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário.
4 – Declaração de Inconsitucionalidade por arrastamanto. ADPF
5 –
a) Mandado de Segurança– Direito liquido e certo
b)Desde o tempo da lei nº 1.533/51, restou sedimentado na doutrina e na jurisprudência que a legitimidade passiva no mandado de segurança é posição da pessoa jurídica a qual a autoridade coatora fosse vinculada, seja por que é o ente público quem suportará os ônus decorrentes da impetração, revelando-se que é a pessoa jurídica quem sofre os feitos do trânsito em julgado, bem como pela plena possibilidade de desistência do Writ, sem qualquer necessidade de anuência da autoridade coatora e, por fim, pela evidente inalterabilidade da legitimidade passiva, quando eventualmente a autoridade seja exonerada, destituída, enfim, quando quem praticou o ato seja removido de sua posição decisória.
C) Assegurar o direito liquido e certo, de quem o propoe
d) Competencia do TRF.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais