Buscar

sistema nervoso e homeostase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Nervoso Central e homeostase
O sistema nervoso é um dos mais complexos e é o principal centro integrador para a manutenção da homeostase. Seu funcionamento influencia todos os demais sistemas orgânicos. Ele é responsável por receber estímulos do ambiente ou da periferia do corpo, interpretá-los e gerar respostas adequadas, regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estresse.
A manutenção desse equilíbrio é coordenada por regiões do sistema nervoso, especialmente dedicadas a isso. A rede que controla o organismo, do ponto de vista da homeostasia, é o Sistema Nervoso Autônomo. Esse sistema ajuda a controlar a pressão arterial, a motilidade e a secreção gastrintestinal, a emissão urinária, a sudorese, a temperatura corporal e muitas outras atividades, sendo que algumas são regidas quase que totalmente pelo sistema nervoso autônomo, e outras só parcialmente.
O SNA, também referido como sistema nervoso visceral, vegetativo ou automático, tem as funções de manter estável o organismo frente às necessidades de adaptação aos meios internos e externos, ele é capaz de controlar, agindo por meio de fibras nervosas autonômicas rápida e efetivamente, muitas, senão todas, as funções internas, entre suas principais características são a rapidez e a intensidade com a qual pode alterar as funções viscerais.
Referências: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/sistema-nervoso-autonomo-sna-e-homeostase/45142

Continue navegando