Buscar

ESTUDO TRANSVERSAL III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO TRANSVERSAL III
	A conceituação do que é direito de propriedade industrial é importante para que, antes de tudo, se possa verificar se o objeto de registro realmente se enquadra nessa classificação. Alguns quesitos são fundamentais para que se defina o que pode ser registrado como tal. Quanto ao direito de propriedade industrial, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente ao desenho industrial, ao segredo industrial e à repressão à concorrência desleal.
	
	b) O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente à topografia de circuitos integrado, cultivar e crescimento tradicional.
	
	c) O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, como a marca, a patente, desenho industrial, indicação geográfica, segredo industrial e repressão a concorrência desleal, topografia de circuitos integrado, cultivar e crescimento tradicional.
	
	d) O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente a sua marca e a patente.
	 
	 
	2.
	O Direito da Propriedade Industrial oferece proteção para diversos tipos de Direitos da Empresa, entre eles se destacam as marcas, as patentes e os segredos industriais. Quanto aos tipos de marca, a Lei n° 9.279/96, em seu artigo 123, divide a marca em três categorias. Sobre essas três categorias, analise as sentenças a seguir:
I- A marca de produto ou serviço é a que distingue um produto ou serviço do outro idêntico.
II- A marca de certificação é empregada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, provindo de uma qualidade, natureza, material e metodologia utilizada.
III- A marca coletiva é utilizada para identificar produtos ou serviços que sejam procedentes de um grupo de empresas que sejam especificamente multinacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10585777/artigo-123-da-lei-n-9279-de-14-de-maio-de-1996. Acesso em: 13 set. 2019.
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	É comum ouvir falar sobre todas as proteções garantidas pelos Direitos Autorais, além disso, a lei também especifica algumas obrigatoriedades ao reprodutor dos Direitos Autorais. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A lei acrescenta que não há necessidade do reprodutor informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela) de suas obras.
	
	b) Havendo divergência quanto a autorização de reprodução de obras literárias, será decidido pelo que mais colaborou para a reprodução da obra.
	
	c) Havendo coautoria na obra, deverá que apenas um dos autores autorizarem a produção e edição.
	
	d) A lei acrescenta ser do reprodutor o dever e a responsabilidade de informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela), para que esse possa fiscalizar o aproveitamento econômico da exploração.
	4.
	Pela lei, é titular originário o autor de obra intelectual, o intérprete, o executante, o produtor fonográfico e as empresas de radiodifusão. Já as regras quanto a autoria tem como autor a pessoa física criadora, podendo ser concedido à pessoa jurídica a titularidade. Quanto a proteção ao direito autoral, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Proteção ao direito autoral independem do registro, passando a ser facultativo e não uma obrigação, é necessário especificar que o registro gera a presunção relativa de autoria em todo o território de países signatários da Convenção de Berna.
	
	b) Para obter a proteção, o direito autoral é obrigatório no registro, é necessário especificar que o registro gera a presunção absoluta de autoria em todo o território de países signatários da Convenção de Berna.
	
	c) Para obter a proteção, o direito autoral é obrigatório no registro, é necessário especificar que o registro gera a presunção absoluta de autoria somente no Brasil.
	
	d) Proteção ao direito autoral independem do registro, passando a ser uma faculdade e não uma obrigação, é necessário especificar que o registro gera a presunção relativa de autoria, os estrangeiros não possuem proteção à obra autoral no Brasil.
	5.
	Efetuada a inscrição da patente, será realizada uma análise com o fim de verificar se todos os requisitos exigidos foram preenchidos. Então, o pedido será protocolado com a data de depósito de sua apresentação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o prazo que o pedido de patente fica depositado em sigilo na INPI:
	
	a) Um ano.
	
	b) Um ano e sete meses.
	
	c) Um ano e cinco meses.
	
	d) Um ano e seis meses.
	6.
	Para que se registre uma marca, deve-se passar por um processo composto por seis passos, sendo o último deles o da concessão. Uma vez concedido o registro da marca, não significa que ele durará eternamente, já que há um prazo de vigência dessa marca, após o qual poderá haver a prorrogação desse direito. Assinale a alternativa CORRETA que se refere à vigência da proteção a marca:
	
	a) É de 3 anos podendo ser prorrogada por mais 3 anos, e assim sucessivamente.
	
	b) É de 5 anos podendo ser prorrogada por mais 5 anos, e assim sucessivamente.
	
	c) É de 10 anos podendo ser prorrogada por mais 10 anos, e assim sucessivamente.
	
	d) É de 15 anos podendo ser prorrogada por mais 15 anos, e assim sucessivamente.
	7.
	A patente é uma das formas mais antigas de proteção da propriedade industrial. Na legislação brasileira, a patente de invenção e a patente de modelo de utilidade estão regulamentadas pela Lei nº 9.279/96 - Lei da Propriedade Industrial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os requisitos que devem ser atendidos para a concessão da patente de invenção, conforme a Lei da Propriedade Industrial vigente:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	a) Novidade, atividade inventiva e comprovação de redução a prática.
	
	b) Novidade, ato inventivo e aplicação industrial.
	
	c) Novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.
	
	d) Novidade, atividade inventiva e suficiência descritiva.
	8.
	Os principais doutrinadores descrevem que a primeira menção sobre a propriedade intelectual foi no ano de 1623, na Inglaterra, através do Estatuto dos Monopólios. Atualmente, no Brasil, a propriedade intelectual tem proteção constitucional nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX, do Art. 5º. Conforme a doutrina, como é dividido o direito da propriedade intelectual?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	
	a) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) em dois grandes ramos (espécies): os direitos autorais e a propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	b) A doutrina classifica o direito da propriedade intelectual em proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	c) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	d) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em direitos autorais, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	9.
	A propriedade intelectual, como toda obra/produto e relações humanas, necessita de proteção, ainda mais nos tempos contemporâneos, em que há muitas mudanças constantes. Sobre as formas de proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   f ) O know how é protegido pelo registro junto ao INPI.
(  f  ) O desenho industrial é protegido pelo registro junto ao INPI.
(  v  ) O registro de marca é protegido pelo registro junto ao INPI.
(v    ) A invenção e modelo de utilidade são protegidos pela concessão da patente pelo INPI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - V - V.
	10.
	Dependendo do tipo de patente, a legislação concede tempos diferentes de proteção. Essa diferenciação é dada de acordo com duas classificações de patente: a patente de invenção e a patente modelo de utilidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A patente de invenção seria a invenção de alguém a um problema técnico, especifico dentro de um campo tecnológico que pode ser usado no campo industrial, tem validade de 20 anos a contar da data de depósito ou 10 anos a contar da data da concessão.
II- A patente modelo de utilidade é a criação de uma melhoria funcional no uso ou fabricação de um objeto que já existe, sendo assim, possui um prazo menor de proteção de 15 anos contados do depósito ou 7 anos contados da concessão.
III- A patente modelo de utilidade é a criação de uma melhoria funcional no uso ou fabricação de um objeto que já existe, sendo assim, possui um prazo menor de proteção de 5 anos contados do depósito ou 3 anos contados da concessão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença II está correta.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando