Buscar

AD - Administracao Publica Gerencial

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Técnico Segurança no Trânsito
Professor: Rosa Beatriz Madrugada Pinheiro 
Nome do aluno: Adalton de Santana dos Santos
Data: 08/09/2014
Orientações:
· Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
· Entregue a atividade no prazo estipulado.
· Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
· Encaminhe a atividade via Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA).
1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é “um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público”.
Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)
De fato, o estado é um conjunto de interesses coletivo, que tem por objetivo comum o bem-estar dos estadistas, orientados pelos poderes da administração pública organizado pelo poder legislativo, judiciário e executivo ocupando um território definido onde normalmente a lei é uma constituição, escrita e dirigida pelo governo reconhecida tanto quanto dentro ou fora do estado. 
2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).
Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)
Na atualidade, são poucos os países que contam com essa modalidade de governo e, os países que utilizam, depositam poucos poderes nas mãos do rei, o que pode ser uma vantagem ao súditos, porém o patriarcal ainda rege a economia monopolizada, agindo de forma a estabelecer a economia do país no mercado mundial, como esses países o rei exerce uma função de figura tradicional e decorativa, semelhante a um presidente em um país democrata; temos como exemplo de monarquia constitucional o Reino Unido, o Japão, o Canadá, a Noruega, a Suécia, Mônaco e outros países onde a forma de governo é monárquico e que continua com suas desvantagens como no feudalismo.
3. Leia a seguinte afirmação:
"A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi a alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores" (KEHRIG, 2010, p. 69).
Com base na afirmação, faça uma análise crítica da mesma, relacionando com a realidade contemporânea e apresente exemplos. Resposta em, no máximo, 20 linhas. (nota máxima 3,0)
 Acredito que nesta época de grande progresso cultural e de grande valia para o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, mudanças foram realizadas na situação social como também a libertação dos escravos, que na época junto as mulheres não tinham direito a opinar na politica, ou seja, obedeciam aos interesses dos coronéis, que agiam na defesa de interesses pessoais, porém o restante da população livre sofriam com fraldosas eleições, pois não obedecia a vitória de fato de um candidato e sim a defesa dos interesses da maioria esmagadora denominado assim o voto de cabresto aos trabalhadores comuns, fato que nos dias de hoje já foi melhorado, o voto é livre a pessoas maiores de 16 e menores de 65 anos de idades, que acredito ser reflexo da politica iniciada nesta época e que continua melhorando e precisa ser melhorada, foi nesta época que iniciaram as divisões dos poderes e que constitui nossa organização politica e rege os poderes delegados a cada chefe de estado, não sendo mais confiados ao interesse próprio, e sim do interesse comum de cada estado para a melhoria do país como um todo, regido pela democracia o país está em crescimento e conhecimento da população que cada vez mais conhece seus direitos e assim podemos cobrar de nossos representantes políticos.
4. Entendida uma política pública como “o processo de estabelecimento de princípios, prioridades e diretrizes que organizam um conjunto de programas e serviços para uma população” (UFSC/LED, 2002), demonstre através de um exemplo o processo completo de uma política pública, salientando as etapas que compreendem a gestão desse processo. Resposta em, no máximo, 15 linhas. (nota máxima 2,0)
Bem, a meu ver este processo é iniciado com as eleições, quando elegemos um presidente da república conforme sua campanha presidencial estamos lhe aceitando ou confiando o poder de coordenar o país, assim a delegação de ministros, secretários e assistentes ao governo de uma forma geral podemos perceber para que rumo o governo vai tomar, e através disso existem consequências conhecidas como por exemplo a oposição, politicamente não temos as mudanças necessárias por conta disto, ou seja, onde estiver os partidos que apoiaram o candidato a presidente vão ter seus auxílios reclamados obtidos conforme disponibilidades, já a oposição não fará jus a tais benefícios se não for de interesse do partido eleito, e por isso acredito que para todos os níveis políticos existe essa improbidade que ainda de certa forma contínua beneficiando uma minoria, e atrasando o desenvolvimento coletivo.

Continue navegando