Buscar

2 fasse

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte fragmento do texto:
“Gonzales e Santos [...] comentam que, quando o brinquedo é explorado, os alunos conseguem atribuir novos significados a ele e, consequentemente, a seu universo lúdico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 213-214
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre os três momentos do emprego do brinquedo na Educação Física, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Planejamento da atividade; aplicação da brincadeira; avaliação do processo.
	
	B
	Planejamento da vivência; organização das regras; aplicação da atividade.
	
	C
	.Exploração do brinquedo; vivência da recreação; cumprimento dos objetivos.
	
	D
	Exploração e vivência; ressignificação das regras e organização; planejamento de jogos e gincanas
A alternativa correta é a letra d, pois "Gonzales e Santos (2006) recomendam que o emprego do brinquedo nas aulas ocorra em três momentos, O primeiro contato da criança com o brinquedo é a fase da exploração e da vivência. Nessa fase, o aluno vai pesquisar, estudar e analisar as variadas formas de brincar, seja no universo das experiências concretas, seja no das abstratas. Na segunda etapa, considerada a ressignificação das regras e a organização, o aluno é estimulado a atribuir novos sentidos ao brinquedo e ao conjunto de normas tácitas e formais implícitas nele, criando novas maneiras de brincar. A terceira etapa é a do planejamento de jogos e gincanas, em que o professor, de forma sistematizada, elabora um conjunto de atividades metodologicamente organizadas em seu plano de trabalho". (livro-base, p.213-214)
	
	E
	Exploração e vivência; organização das regras; avaliação dos jogos e gincanas
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Atente para a passagem de texto a seguir:
“[De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são exemplos de] jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol, rebatida, drible, bobinho, dois toques)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 38. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em 21 jun. 2019.
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre os jogos pré-desportivos, próprios para as aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	há rigor em relação às regras
	
	B
	possuem características distintas dos esportes
	
	C
	não podem ser adaptados, modificados conforme necessidade do professor
	
	D
	ocorre a familiarização com as peculiaridades de diferentes esportes
Você acertou!
A alternativa d é a correta, pois as características dos  jogos pré-desportivos são: [1] possuem características muito próximas dos esportes; [2] a execução dos movimentos (deslocamentos, lançamentos, dribles com bola, etc.)  “são muito próprios das modalidades esportivas”;[3] levam a criança à “familiarização com as peculiaridades de diferentes esportes”, contribuindo para que aprendam a forma de jogar de cada modalidade; [4] não há rigor em relação às regras; [5] podem ser adaptados, modificados, [6] conforme a necessidade do professor, [7] as características dos alunos, [8] as condições do espaço físico e [9] dos materiais disponíveis, etc. (livro-base, 160-161).
	
	E
	a execução dos movimentos é difícil de ser assimilada às modalidades esportivas
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Analise o seguinte fragmento de texto:
“O professor, em sua ação pedagógica, pode utilizar os jogos como ferramenta didática. Uma classificação que nos ajuda a identificar o conteúdo apropriado, conforme as características dos alunos, é a de Piaget [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 152-153
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a classificação de Piaget na utilização de jogos como ferramenta didática, relacione os estágios  a seguir com as respectivas faixas etárias ligadas a eles:
(1) Estágio sensório-motor
(2) Estágio pré-operatório
(3) Estágio operatório concreto
(4) Estágio operatório formal
(  ) 6-11 anos
(  ) 11 anos até a fase da vida adulta
(  ) 0-2 anos
(  ) 2-6 anos
Agora, assinale sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 - 2 - 3 - 4
	
	B
	4 - 3 - 2 - 1
	
	C
	3 - 4 - 2 - 1
	
	D
	3 - 4 - 1 - 2
Você acertou!
A alternativa correta é esta porque "Piaget afirma que cada etapa do desenvolvimento da criança depende da superação da etapa anterior. Assim, o processo é sequencial, respeitando cada uma das etapas: Estágio sensório-motor (0-2 anos): jogos de exercícios. Estágio pré—operatório (2-6 anos): jogos simbólicos. Estágio operatório concreto (6-11 anos): jogos de regras. Estágio operatório formal (11 anos até a fase da vida adulta): jogos de estratégias". (livro-base, p.152-153)
	
	E
	1 -4 - 2 - 1
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere o fragmento de texto: 
“Em uma escola, a falta de material não é uma questão exclusiva da Educação Física. Porém, considerando o universo de práticas necessárias para o desenvolvimento de seu conteúdo, as aulas dessa disciplina estão entre as mais afetadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 215-217.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre os materiais utilizados nas aulas de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A criança precisa manipular diferentes objetos, de diferentes tamanhos, texturas e cores.
Você acertou!
A resposta correta é a letra a), pois, "a criança precisa manipular diferentes objetos, de diferentes tamanhos, texturas e cores. Isso interfere na constituição de seu repertório motor" (livro-base, p.216).
	
	B
	Sem a quantidade mínima de materiais, o professor não consegue realizar uma aula de educação física.
	
	C
	Em diversas ações com materiais, a criança não consegue criar estratégias.
	
	D
	Atribuindo a esses materiais o sentido de jogo, a criança fica impedida de dar um significado a eles.
	
	E
	A  manipulação de diferentes objetos, de diferentes tamanhos, texturas e cores é desnecessária.
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Várias das considerações de Dewey [...] permanecem como base da metodologia de ensino por projetos. Uma delas diz respeito ao papel do aluno: ‘um autêntico projeto encontra sempre seu ponto de partida no impulso do aluno'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, M. B. dos; ROYER, M. R.; DEMIZU, F. S. B. Metodologia de Ensino por projetos: levando a prática para o ensino de Ciências. Educere, 2017. p. 14054 –14069. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdf. Acesso em 14 jun. 2019. p. 14057. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o ensino por projetos nas aulas de Educação Física, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os projetos não têm tempo determinado, o que dispensa a organização de um cronograma.
	
	B
	As etapas dos projetos são semelhantes e repetem-se durante toda sua
execução
	
	C
	Planejamento, preparação, execução e avaliação são etapas para elaboração de projetos.
Você acertou!
A alternativa correta é esta, porque as etapas para elaboração de projetos, apresentadas pelo livro-base (p. 181 a 184) são planejamento, preparação, execução e avaliação. A letra a) é errada, pois os projetos “são temporários, ou seja, têm início e fim bem definidos e seguem organização estabelecida em um cronograma que distribui as etapas conforme o tempo necessário para a sua execução” (livro-base, p. 181). A b) é incorreta, visto que, as etapas dos projetos são distintas, como planejamento, preparação, execução e avaliação (livro-base, p. 181). A letra d) é errada, tendo em vista que, no planejamento de um projeto os alunos devem “participar do processo decisório sobre aspectos pontuais do projeto, ou seja, é preciso dar condições às crianças de construir a proposta com o professor” (livro-base, p. 182). A letra e) é incorreta, já que, é no momento da execução do projeto que ocorrem as atividades planificadas e não na etapa de planejamento (livro-base, p. 184).
	
	D
	Um projeto refere-se a um momento de reflexão, realizado exclusivamente pelo professor.
	
	E
	No momento do planejamento de um projeto ocorrem as atividades que foram planificadas.
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de questionar, de levantar dúvidas, de pesquisar e (re)criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e (re)construções do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, M. B. dos; ROYER, M. R.; DEMIZU, F. S. B. Metodologia de Ensino por projetos: levando a prática para o ensino de Ciências. Educere, 2017. p. 14054 –14069. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdf. Acesso em 14 jun. 2019. p. 14058.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre ensino por projetos, sabemos que existem etapas para elaboração de um projeto para as aulas de Educação Física, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
(1) Planejamento
(2) Preparação
(3) Execução
(4) Avaliação
 
(  ) Nesse momento, verifica-se, também por meio de diálogo com os alunos, o que aprenderam, os pontos positivos e o que pode ser melhorado .
(  ) É preciso deixar tudo pronto para a execução, realizando tarefas como compra de material, treinamento dos professores, divulgação, sistematização das atividades.
(  ) O professor deve levantar informações a respeito do que pretende fazer, respondendo às questões: o quê, por quê, como, quem, quando, onde, quanto?
(  ) Deve-se colocar em ação o que foi definido, as atividades planejadas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
	
	B
	2 – 1 – 4 – 3
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
A resposta correta é esta,pois o livro-base cita quatro etapas: planejamento, preparação, execução e avaliação. No planejamento, o professor deve levantar informações a respeito do que pretende fazer, respondendo às questões: o quê, por quê, como, quem, quando, onde, quanto? Os alunos também devem participar desse momento (livro-base, p. 182). Na preparação, é preciso deixar tudo pronto para a execução, realizando tarefas como compra de material, treinamento dos professores, divulgação, sistematização das atividades, etc. Os alunos respondem a questionários sobre o que já sabem e o que gostariam de saber sobre o assunto. Essa tarefa pode ser realizada com os pais, para aproximarem-se do projeto (livro-base, p. 183). Na execução, deve-se colocar em ação o que foi definido, as atividades planejadas. Nesse momento, é necessária uma avaliação constante para acompanhamento do projeto (livro-base, p. 184). Na avaliação, o professor deve levar em consideração as competências que foram estabelecidas no planejamento, lembrando que a aprendizagem é um processo. Nesse momento, verifica-se, também por meio de diálogo com os alunos, o que aprenderam, os pontos positivos e o que pode ser melhorado (livro-base, p. 184-185).
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o trecho de texto a seguir:
“A palavra projeto deriva do latim projectus e significa algo como um jato lançado para frente [...], desenvolvimento da capacidade de antecipar ações, de eleger [...] metas [...] e de lançar-se em busca [delas]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, U. F. de. Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores. Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56), maio/ago., 2008, p.193-204. http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a14v19n2.pdf. p.197.
Conforme os trechos de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o ensino por projetos, assinale a alternativa que apresenta corretamente todas as etapas necessárias para elaboração de um projeto em Educação Física:
Nota: 10.0
	
	A
	jogos – brincadeiras – cooperação – avaliação.
	
	B
	planejamento – preparação – execução – avaliação.
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois apresenta as quatro etapas para elaboração de um projeto, de acordo com o livro-base (p. 181 a 184): planejamento, preparação, execução, avaliação. As demais alternativas estão erradas, porque apresentam pelo menos um termo que não se refere às etapas para elaboração de um projeto.
	
	C
	preparação – execução – generalização – finalização.
	
	D
	pré-projeto – projeto – significação – pós-projeto.
	
	E
	processo - planejamento – execução – retomada.
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Analise o seguinte fragmento de texto:
“O professor de Educação Física tem se utilizado de diversos meios para levar aos alunos oportunidades de atividades diversificadas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 220.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o uso de materiais alternativos nas aulas de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O emprego de materiais recicláveis, como garrafas de PET, canos de PVC, é a melhor alternativa para as aulas de Educação Física.
	
	B
	Esses materiais não ajudam o professor a suprir os objetivos propostos em suas aulas.
	
	C
	O professor deve  produz os materiais recicláveis sem a colaboração das crianças.
	
	D
	Os materiais reciclados são excelente recurso para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, mas não se deve substituir o material industrializado pela carência de condições de obtê-los.
Você acertou!
A alternativa d está correta, pois desse modo, "estaríamos cerceando o direito da criança ter contato com materiais de melhor qualidade e também negando a ela o material adequado — meios essenciais para o desenvolvimento das aulas. A ideia é pensar que há, para além dos materiais fabricados pela indústria, outras possibilidades". (livro-base, p.220)
	
	E
	É desnecessário ensinar a criança refletir sobre valores, ao trabalhar com materiais recicláveis como recurso didático.
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere o fragmento de texto: 
“A condição dos espaços físicos interfere na aprendizagem e no desenvolvimento das propostas curriculares na escola; portanto, os espaços físicos devem ser planejados para facilitar a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 224
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino
de Educação Física: teoria e prática, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta corretamente o modo que se deve pensar o planejamento de um espaço na escola:
Nota: 10.0
	
	A
	Os espaços devem ser pensados somente pela condição econômica da escola.
	
	B
	Os professores devem determinar a dimensão e a estrutura dos espaços para as aulas com base em suas necessidades de conforto.
	
	C
	 As condições desse espaço - quantidade e qualidade - interferem no desempenho escolar.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra C, pois "a escola é o ambiente onde a criança permanece por várias horas diárias durante muito tempo de sua vida. As condições desse espaço — quantidade e qualidade — interferem no desempenho escolar. Tratando especificamente da Educação Física, com as aulas de movimento, geralmente não há, na maioria das escolas, espaços adequados para a aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina". (livro-base, p.199)
	
	D
	A definição dos espaços para as aulas deve estar incorporada somente às normas técnicas estabelecidas.
	
	E
	O professor deve adequar sua aula e não precisa se preocupar com o fator segurança em determinados espaços que apresentam pilares, irregularidades no piso, buracos na paredes e outros obstáculos.
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Analise o fragmento de texto:
“O brinquedo para a criança é a possibilidade de aproximar-se de algo concreto, como ser um médico, um professor, um motorista, um astronauta ou qualquer outra profissão ou personagem da vida real ou da ficção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 209.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o brinquedo e sua ressignificação: transformando experiências em símbolos, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Para que a criança possa explorar o brinquedo, ela não pode estar à mercê de regras ou princípios de utilização
Você acertou!
A alternativa está correta, pois "Conforme Banhes (1999), para que a criança possa explorar o brinquedo, ele não pode estar à mercê de regras ou princípios de utilização e ainda conforme o autor,Com a coibição na forma de uso pela norma, a criança não tem liberdade de uso e, assim, a função lúdica do brinquedo é dificultada" (livro-base, p.209)
	
	B
	Não é necessário cuidar quanto à noção e ao uso do brinquedo em relação as suas dimensões e regras de uso.
	
	C
	A indústria de consumo não influencia na comercialização dos brinquedos, sem estabelecer formas padronizadas de brincar.
	
	D
	É desnecessário orientar a respeito do uso dos brinquedos, pois é indiferente que eles se danifiquem.
	
	E
	A forma de como a criança se relaciona com o brinquedo não reflete em outras ações relacionadas a sua vida cotidiana.
2 fasse
Questão 1/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o extrato de texto a seguir:
“É interessante notar uma peculiaridade da teoria de Piaget no que se refere às influências da interação social no desenvolvimento cognitivo. Em geral, quando se pensa em tais influências, aborda-se a questão da cultura: determinadas ideologias, religiões, classes sociais, sistema econômico, presença ou ausência de escolarização, características da linguagem, riquezas ou pobrezas do meio etc. Piaget pouco se remete a fatores dessa ordem, o que certamente limita sua teoria. Como vimos, a alternativa determinante por ele assinalada é aquela que opõe a coação à cooperação. Ora, isso significa que Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva da ética!”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANTAS, Heloysa. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992. p. 21.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no que diz respeito à infância na teoria de Jean Piaget (1896–1980), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento, no qual afirmava que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como partida a ação sobre o objeto.
Você acertou!
Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento, no qual afirmava que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como partida a ação sobre o objeto.
	
	B
	Jean Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é idêntica à lógica do desenvolvimento mental do adulto.
	
	C
	Para Jean Piaget, a inteligência vai se desenvolver à medida que a criança recebe o conhecimento.
	
	D
	Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento sem atentar as relações vivenciadas com o meio em que a criança está inserida.
	
	E
	Jean Piaget concebeu que a lógica de raciocínio da criança é desenvolvida a partir das considerações mentais de um adulto.
 
Questão 2/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Portanto, as pedagogias da educação infantil têm como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a tanto em sua construção como sujeito de relações, inserindo em uma cultura, em uma sociedade, em uma economia e com formas específicas de pensar e de expressar-se, quanto, também, com proposições instrumentais em relação aos aspectos internos, ao funcionamento institucional e aos projetos educacionais, isto é, seus aspectos didáticos, como, por exemplo, os programas, as estratégias, os objetivos, a avaliação, a definição dos usos e do espaço, sua organização, suas práticas, seus discursos, enfim, sua rotina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no século XX, Ovide Decroly, Maria Montessori e Celestin Freinet integraram o grupo de estudiosos sobre a criança. Em suas teorias pedagógicas, há o conceito de escola nova, com fundamentos filosóficos e científicos para uma renovação na educação. Considerando o pensamento de tais autores, enumere, na ordem sequencial, as características de cada pensador. 
1 – Ovide Decroly.
2 – Maria Montessori. 
3 – Celestin Freinet.
( ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. 
( ) Educação com a finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. 
( ) O ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
( ) Defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse.
( ) Defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 3 – 2 – 1 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3 – 2 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1 – 2 – 1
	
	E
	3 – 1 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Ovide Decroly (1971–1932): para ele, a educação tinha finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. Ele defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros
de interesse. Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido pelo seu próprio nome, baseado no uso de brinquedos e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Na sua pedagogia científica, propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança. O ambiente, embora fundamental, era por ela considerado secundário, pois, nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança, ele pode ajudar a modificar ou destruir; no entanto, não é capaz de criar. Porém, defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos. Celestin Freinet (1896–1966): defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. Esse educador defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno (p. 70 a 73).
Questão 3/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os sistemas escolares devem descentralizar as ações, permitindo a ampliação da autonomia administrativa, financeira e pedagógica, pois os métodos instrumentais e organizacionais adentram o espalho escolar”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992. p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os espaços para as atividades pedagógicas, selecione a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Os espaços para as atividades pedagógicas devem ser iguais em todo o sistema de ensino brasileiro.
	
	B
	A elaboração dos espaços para as atividades pedagógicas não é de responsabilidade da escola, os espaços são regulamentados e construídos segundo regras rígidas.
	
	C
	Os espaços para as atividades pedagógicas devem ser elaborados em consonância com os estudos de língua portuguesa, matemática e inglês, únicas disciplinas obrigatórias na Educação Infantil.
	
	D
	A escola tem autonomia para elaboração dos espaços para as atividades, em consonância com a concepção filosófica que seja de conhecimento da coletividade e compartilhada por todos.
Você acertou!
Quanto aos espaços para as atividades pedagógicas, as instituições têm autonomia para optar por uma organização com projetos, áreas de conhecimentos, módulos, entre outros. Considerando que uma instituição de ensino tenha como ponto de partida esses elementos para dar forma ao documento, compete a ela a articulação de todos eles, de forma a traduzir o pensamento do grupo, tendo como pano de fundo uma concepção filosófica que seja de conhecimento da coletividade e compartilhada por todos (p. 172).
	
	E
	Os espaços para as atividades pedagógicas são desenvolvidos de acordo com a proposta da direção escolar, em consonância com as exigências de instituições reguladoras privadas.
Questão 4/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Vygotsky [...] idealizava uma sociedade justa e igualitária, dando ênfase ao pensamento e à linguagem como forma de crescimento intelectual. Para ele, a linguagem tem duas funções: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
Para Vygotsky, o desenvolvimento está baseado na organização ativa e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as perspectivas de Vygotsky, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. 
(  ) Vygotsky defende que o desenvolvimento da criança é compreendido a partir de etapas pré-estabelecidas e todas estão contempladas na Educação Infantil . 
(  ) Para Vygotsky, o meio no qual a criança está inserida é insignificante para o desenvolvimento físico, social e cognitivo. 
( ) Vygotsky não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	V – F – F – V.
Você acertou!
Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. Ele defende a ideia de que há uma contínua interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis) e não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos (p. 93-94).
	
	D
	V – F – V – F.
	
	E
	F – F – F – V.
Questão 5/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“[A obrigatoriedade da proposta pedagógica na LDBEN 9.394/96 está explicitada no] Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – elaborar e executar sua proposta pedagógica”.
Após está avalição, BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, quais elementos norteadores da ação educativa devem ser explicitados ao concebermos o projeto político-pedagógico? Analise as proposições a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os fundamentos teóricos-metodológicos. 
( ) A forma de organização da escola. 
( ) O regime e o calendário escolar.
( ) O quadro docente a administrativo da instituição.
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – V – V – F
Você acertou!
Assim ao concebermos o projeto político-pedagógico como norteador da ação educativa, devemos nele explicitar: • os fundamentos e teórico-metodológicos e metodológicos; • os objetivos; • a forma de organização da escola; • a filosofia e os princípios • os encaminhamentos metodológicos; • os processos de avaliação, classificação e promoção; • o regime e o calendário escolar; • as condições físicas e materiais; • o contexto social entre outros (p. 171).
	
	E
	F – F – V – V
Questão 6/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o extrato de texto a seguir:
“É interessante notar uma peculiaridade da teoria de Piaget no que se refere às influências da interação social no desenvolvimento cognitivo. Em geral, quando se pensa em tais influências, aborda-se a questão da cultura: determinadas ideologias, religiões, classes sociais, sistema econômico, presença ou ausência de escolarização, características da linguagem, riquezas ou pobrezas do meio etc. Piaget pouco se remete a fatores dessa ordem, o que certamente limita sua teoria. Como vimos, a alternativa determinante por ele assinalada é aquela que opõe a coação à cooperação. Ora, isso significa que Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva da ética!”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANTAS, Heloysa. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992. p. 21.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no que diz respeito à infância na teoria de Jean Piaget (1896–1980), analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Jean Piaget se preocupou
em explicar a estrutura do conhecimento.
(   ) Jean Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é idêntica à lógica do desenvolvimento mental do adulto.
(  ) Jean Piaget afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como partida a ação sobre o objeto.
(  ) Para Jean Piaget, a inteligência vai se desenvolver à medida que a criança recebe o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – V – F
Você acertou!
o biólogo e epistemólogo Jean Piaget (1896–1980) se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento. Segundo sua teoria, conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como partida a ação sobre o objeto. A inteligência vai se desenvolver à medida que a criança se relaciona com o mundo em um processo que envolve a capacidade de organizar, estruturar, entender e, depois, com o surgimento da fala, vem a explicar os pensamentos e as ações. Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é diferente da lógica do desenvolvimento mental do adulto (p. 91-92).
Questão 7/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Analise o trecho a seguir:
“Apesar das muitas variações nos pormenores da evolução gráfica de criança para criança (desde o primeiro rabisco até o primeiro desenho de uma figura humana propriamente elaborada), podemos, no entanto, considerar que o desenvolvimento da forma representativa seja constituído por uma sequência normal de etapas sucessivas claramente delineadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: AGUIAR, Eloísa. Desenho livre infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais Ltda., 2004. p. 35.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, na passagem do rabisco para o uso de grafias como sinais que representam ou significam algo, há um momento significativo para a aprendizagem. Que momento é esse? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Momento verbal.
	
	B
	Momento crítico.
Você acertou!
Há um momento crítico na passagem do rabisco para o uso de grafias como sinais que representam ou significam algo. A criança faz algum rabisco sem intencionalidade e, de repente, percebe uma semelhança com algum objeto, por exemplo (p. 107).
	
	C
	Momento afetivo.
	
	D
	Momento gráfico.
	
	E
	Momento simbólico.
Questão 8/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Este não é apenas um ‘cenário’ onde se desenvolve a educação, mas ‘uma forma silenciosa de ensinar’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006. p. 3.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: o que caracteriza a organização dos espaços de educação infantil nas instituições que ofertam essa modalidade de ensino? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) O espaço deve apenas apresentar salas de aula, banheiros, acessibilidade e cozinha industrial, não sendo necessário um projeto arquitetônico com uma proposta pedagógica.
(  ) A organização do espaço depende de um planejamento técnico que envolve estudos de viabilidade das características ambientais e arquitetônicas.
(   ) O espaço deve ser adequado à faixa etária.
(  ) O espaço deve ser criado atendendo ao desenvolvimento pleno das crianças, permitindo a elas explorarem o movimento, alimentarem-se, tornarem banho, repouso e prática de atividades essenciais para as fases.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	F – V – V – V.
Você acertou!
Pensar o espaço para as crianças da educação infantil é uma condição imprescindível para uma instituição de ensino que oferta essa modalidade. A organização do espaço depende de planejamento técnico ambiental, projeto arquitetônico articulado ao projeto pedagógico e a ação educativa que é realizada nos espaços. Para as crianças de 0 a 3 anos, o espaço deve ser criado atendendo ao desenvolvimento pleno, permitindo a elas explorarem o movimento, alimentarem-se, tornarem banho, repouso e prática de atividades essenciais para as fases. As crianças de 1 a 5 anos devem circular em um espaço que contemple o desenvolvimento por meio de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e demais formas de expressão. A questão que envolve os espaços como salas de aula, banheiros, acessibilidade e cozinha industrial não estão contemplados desta forma no livro e nos Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (p.131-132).
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – V.
Questão 9/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“É relevante que o professor da educação infantil planeje as suas aulas e considere os conhecimentos científicos construídos socialmente e acumulados historicamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 139.
Segundo o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, o que uma instituição que atende às crianças e famílias deve considerar em suas ações? Analise as afirmações a seguir.
I. Construir uma praça de alimentação para atender os pais após o horário regular escolar. 
II. Criar espaços para os pais participarem do desenvolvimento da criança é fundamental. 
III. Promover reuniões para motivar discussões relativas aos temas que vão desde formação até orientações aos pais. 
IV. Propiciar integração de pais e crianças junto ao contexto escolar infantil é relevante.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	I e IV.
	
	D
	II, III e IV.
Você acertou!
Uma instituição de ensino que oferta a educação infantil deve planejar em suas ações a: criação de espaços para que os pais participarem do desenvolvimento da criança, promoção reuniões para motivar discussões relativas aos temas que vão desde formação e orientações aos pais e a integração de pais e crianças junto ao contexto escolar infantil é relevante (p. 182).
	
	E
	III e IV.
Questão 10/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere a afirmação a seguir: 
“Considerando, portanto, a perspectiva histórica em que se desenvolveu um novo sentimento de infância, é possível afirmar que a nova maneira de encará-la, valorizando as etapas do desenvolvimento físico-emocional do indivíduo, acabou por ampliar a visibilidade de suas diferenças e vulnerabilidades e conferir a ela um novo papel social, que implicava o reconhecimento da infância como uma dimensão da cidadania”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRONTANA, Isabel Cristina Ribeiro da Cunha. Crianças e adolescentes nas ruas de São Paulo. São Paulo: Loyola, 1999. p. 46 e 47.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, o sentimento de infância pode ser determinado pelo contexto social e, nessa condição, precisam ser considerados alguns aspectos. Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se levar em consideração a noção de sentimento de infância que surgiu com a diminuição da mortalidade infantil a partir do século XVI.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, é importante valorizar a noção de sentimento de infância moderno, que considera a criança um ser completo e
despido de necessidades.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se dar atenção à noção de sentimento moderno de infância, correspondente a atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento do adulto, como o ato de “paparicar” uma criança.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, é importante lembrar que o ato de considerar a criança como um ser perfeito e completo é recente e compõe a noção moderna de sentimento infantil.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – V – F
Você acertou!
o sentimento de infância, de acordo com a explicação de Kramer (1995), é determinado pelo contexto social e, nessa condição, dois aspectos precisam ser considerados: um deles diz respeito ao sentimento de infância, o qual surgiu com a diminuição da mortalidade infantil a partir do século XVI, com as descobertas científicas que possibilitaram mais qualidade e tempo de vida; o outro é referente ao sentimento moderno de infância correspondente a atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento do adulto: o de “paparicar”, que pressupõe uma criança ingênua, graciosa, inocente; e o de considerar a criança como um ser imperfeito e incompleto (p. 21).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais