Buscar

Exercício Unidade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Unidade II
Desci.: Comunicação e Treinamento
Prof.ª.: Mª Angélica
Acadêmico: Fernando Guimarães Taveira 
1. Durante muito tempo o principal fator usado para esclarecer um acidente ocupacional foi a "falha humana". Ainda muito se usa esse argumento. Mas, já é de conhecimento geral que a ocorrência é produto da combinação de várias circunstancia. Diante dessa argumentação, EXPLIQUE "falha humana".
R: Falha humana, é considerada quando um indivíduo ou um grupo não aplicaram ou foram incapazes de utilizar suas competências, motivados pela concepção sistêmica, interface, organização, formação, etc.
2. Diferencie VIOLAÇÃO, ERRO e LAPSO.	
R: Violação: desobediência a uma regra clara ou procedimento
 Erro: exemplo fazer a leitura equivocada de uma medida. 
 Lapso: exemplo esquecer-se de realizar uma das etapas do processo.
3. Qual a medida mais assertiva para evitar que ocorram violações, erros ou lapsos?
R: compreender suas concepções, implantar medidas e instrumentos de detecção, garantir a valorização do procedimento, melhorar a compreensão das regras.
4. Há uma relação direta entre a falha humana e um número mensurável de elementos que influem no desempenho. Deve ser considerado que a análise dos acidentes parte da hipótese de recursos cognitivos infinitos. Então, considerando que o indivíduo é incapaz de mobilizar 100% do seu
conhecimento para avaliar um fenômeno em tempo real, diga como deveria um ser humano fazer para evitar um acidente?
R: Acredito que a auto avaliação, conscientização de cada pessoa na atividade que exerce é um ponto muito importante para se evitar acidentes, pela minha experiência como gerente de produção em uma empresa de risco 3, infelizmente presenciei acidentes por motivos considerados ‘bobos’ e outros por motivos pessoais do trabalhador como problemas em casa etc., investimos em treinamento para que cada colaborador pudesse exercer sua função da melhor forma possível, mas nem sempre resolveu o problema, alguns por causa do temperamento ‘forte’, outros por falta de atenção, por preguiça, por querer mudar o processo de produção para terminar mais rápido, por isso vejo a importância da comunicação também para evitar esse tipo de problema, pois assim conhecemos cada um, e podemos agir e nos comunicar na forma de linguagem e entendimento de cada individuo.
5. Qual a importância da gestão de risco para a comunidade envolta das
empresas e internamente?
R: além de transmitir as iniciativas das companhias nas respectivas gestões de risco, também tem o dever de promover e conscientizar a sociedade sobre a percepção do risco e do perigo derivado do tipo de atividade produtiva, seja de natureza ocupacional, seja ambiental.
6. Na gestão de risco é preciso ampliar a visão e observar que junto do risco de acidentes à outros riscos para a corporação. Quais são eles?
R: *risco estratégico: clareza sobre a missão e visão de futura da empresa (para qual direção a organização deve seguir) 
* risco financeiro: estudos de viabilidade dos projetos e seu efetivo retorno (quanto custa e qual o retorno do investimento)
* risco operacional: observância das práticas tecnológicas e ambientais (quem faz, o que faz e como faz).
7. O que é gerenciamento de risco?
R: Gerenciamento de riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização
8. O que é Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) e qual a sua importância?
R: O PGR Programa de Gerenciamento de Risco, é um conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com o objetivo de prevenção de acidentes de trabalho , contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.
9. Qual a importância da comunicação e treinamento para o gerenciamento de risco?
R: É por meio da comunicação que o gestor consegue coletar as informações necessárias para qual tipo de risco estão lidando e assim evidenciar as vulnerabilidades existentes por meio da comunicação de risco, estabelecer vínculos entre as pessoas envolvidas, gerar ideias e disseminar informações vitais para o sucesso do projeto em questão
10. O que é Mapeamento de Risco?
R:  O mapeamento de risco é um levantamento dos locais de trabalho que indica os riscos que são sentidos e observados pelos próprios trabalhadores de acordo com a sua sensibilidade.

Outros materiais