Buscar

O nacionalismo brasileiro em debate na contemporaneidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: João Matheus Domingos da Cruz Sá						23/11/2020
Professora: Carmem
	
	Tema: O nacionalismo brasileiro em debate na contemporaneidade
	“Brasil, ame-o ou deixe-o”. Essa frase, símbolo do regime militar, trouxe a exaltação máxima do nacionalismo brasileiro. Infelizmente, essa valorização da pátria tem sido cada vez menos recorrente na contemporaneidade, fato que contribui tanto para o abandono da população, quanto para a perda da identidade nacional. Dessa forma, convém analisar como a corrupção e a ausência estatal contribuem para essa problemática.
De início, é necessário destacar que a corrupção sistemática inviabiliza a valorização da pátria na sociedade. Isso acontece, porque os casos recorrentes de lavagem de dinheiro inibem a perspectiva de melhora de país entre a população. Nessa conjuntura, o idealismo Aristotélico, de que, “a política deve ser utilizada para buscar o equilíbrio por meio da justiça”, encontra-se cada vez mais distante sua concretização no Brasil, pois a recorrência desses casos nas últimas décadas, além de contribuir direta- mente para os péssimos serviços prestados, causam indignação na sociedade. Consequentemente, a representatividade e os ideais da pátria também são perdidos, fato que contribui para a evasão de parcela da população para outros países. Assim, inibir a corrupção no cenário nacional é necessário.
Além disso, a falta de ações do Estado na educação contribui para a o pouco índice do nacionalismo. Para o educador brasileiro Paulo Freire, “educar não é somente ensinar a ler palavras, mas também o mundo”, ou seja, a formação escolar ideal deve ir além das atividades acadêmicas. Nesse sentido, a instrução do educador traz um alerta, uma vez que, por focar somente na resolução de questões, a escola pouco não estimula atividades que busquem a valorização nacional. O resultado disso é a formação de uma geração sem conhecimento sobre os ideais nacionalistas, o que contribui para a perda da identidade nacional. Desse jeito, estimular o nacionalismo na educação é fundamental
	Portanto, medidas, para garantir a valorização do nacionalismo no cenário nacional atual são necessárias. Para isso, cabe ao Poder Legislativo garantir punições mais severas aos corruptos, mediante a criação de leis, as quais penalizem de maneira maior os infratores da saúde e educação, assim, a sociedade terá um maior orgulho dos seus representantes, e consequentemente, do seu país. Já o Ministério da Educação deve buscar a formação de uma sociedade mais nacionalista, por meio da obrigatoriedade de matérias, as quais estimulem de maneira didática ações patrióticas como o hino nacional, desse jeito, as próximas gerações estarão mais propícias a se orgulhar da sua pátria. Dessa maneira, diferente do Regime Militar, o nacionalismo será usado de maneira positiva na sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando