Buscar

1° aula analise clinica e gestão de saúde 17de mar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE É PSICOLOGIA?
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”. 
O comportamento e a experiência do homem observado e descrito pelos filósofos gregos eram vistos como resultado das manifestações da alma. A psicologia ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX. 
A psicologia não é hoje apenas a ciência da alma, mas também do comportamento e da experiência, pois corpo e mente não são separados e um exerce influência sobre o outro. 
O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido. Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento animal, comportamento atmosférico, etc.
Um simples gesto como o de flertar com alguém que você achou interessante envolve todos esses comportamentos: fazer, sentir, pensar. 
Ao dirigir-se a uma pessoa e falar com ela, ou acenar com a mão, você faz algo. Mas, antes desse comportamento manifesto, com certeza, você já pensou e sentiu alguma emoção associada a esta pessoa. Segundo Huffman (2003) esses são os comportamentos encobertos, ocultos ou escondidos e não diretamente observáveis. 
Uma parte significativa dos estudos da Psicologia está voltada para descrever e explicar os comportamentos encobertos, como os processos mentais. São exemplos de processos mentais: percepção, consciência, memória, linguagem, pensamento, aprendizagem, emoção, imaginação, etc. 
Dentro da psicopatologia existem as personalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis, outro objeto de estudo da psicologia. 
Considerada como áreas sociais ou humanas a psicologia é uma ciência também da área médica, e é estudada em métodos quantitativos e qualitativos. Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos. 
As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamento sexual, agressividade e comportamento em grupo. 
Vale a pena lembrar: Note que escrevemos que a Psicologia pode ser definida e não é definida. Isto porque sua definição depende da concepção de homem adotada pelas diferentes escolas psicológicas — que iremos estudar em seguida. Cada escola aprofundou o estudo em algumas dimensões do ser humano e deixou outras de lado. Por exemplo, a psicanálise contribuiu com o conceito de inconsciente enquanto o behaviorismo clássico centrou sua análise no comportamento observável. Esta diversidade de enfoques, teorias e escolas psicológicas, existente no campo da Psicologia, dificulta dividir com precisão o que é conhecimento produzido sistematicamente do que é senso comum ou misticismo. 
2. PSICOLOGIA DO SENSO COMUM: O QUE SIGNIFICA?
Todos nós usamos, no nosso dia-a-dia, o que poderíamos chamar de psicologia do senso comum. Observamos e explicamos o nosso comportamento e o das outras pessoas. Predizemos o que vai acontecer com outras pessoas. Analisamos o comportamento e damos conselhos a pessoas amigas e a parentes. O ditado “de médico e de louco todos temos um pouco” parece refletir um pouco a realidade. Vivemos entre seres humanos, e em nossas experiências com os outros construímos convicções sobre a natureza humana. Emitimos opiniões sobre educação de filhos, sobre envolvimento amoroso, sobre fazer amigos, sobre como se comportar no trabalho . Ou seja, todos somos um pouco psicólogos amadores. 
A psicologia do senso comum é aquela que se adquire informalmente e que é muito útil no nosso cotidiano. Produto de várias fontes de informações sobre a natureza humana, tais como: provérbios, mitos, generalizações, experiência pessoal. Se muitas vezes a psicologia do senso comum nos ajuda na orientação de nossa conduta, ela também é depositária de grandes preconceitos e falsos saberes. 
	
	
	
	Área de Atuação 
A Psicologia, como uma profissão que atende a demandas variadas em diferentes contextos, visando em todos a promoção da saúde e da qualidade de vida, possui ao lado das áreas de atuação ditas tradicionais :Psicologia Escolar Educacional, Psicologia Organizacional e do trabalho, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar/ Saúde, Psicologia Jurídica, Psicologia Social Comunitária e a Docência em Psicologia. 
Psicologia Educacional
O psicólogo educacional atua aplicando conhecimentos psicológicos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional, envolvendo todos os segmentos do processo educacional (escola-comunidade), objetivando a prevenção e a promoção da saúde psicológica e da qualidade de vida nos contextos educacionais, abrangendo indivíduos, grupos e organizações. 
Psicologia Organizacional e do Trabalho
O psicólogo organizacional e do trabalho intervém aplicando conhecimentos, métodos e técnicas psicológicas que levam a uma ação interdisciplinar e multiprofissional, permitindo uma análise crítica da realidade política e social, apontando para a preservação da saúde mental e da cidadania do trabalhador. Suas ações envolvem:
· Planejamento, desenvolvimento, diagnóstico e orientação na área da saúde do trabalhador;
· Consultoria interna e externa, participando do desenvolvimento das organizações sociais com o objetivo de facilitar os processos grupais e de intervenção psicosocial;
· Atividades de pesquisa, planejamento, execução e avaliação de programas de desenvolvimento de recursos humanos, em parceria com diferentes categorias profissionais;
· Atuação na relação capital e trabalho, objetivando reconhecer e intermediar a resolução de conflitos organizacionais;
· Atuação na captação, treinamento, avaliação e capacitação dos recursos humanos.
· Atuação em programas de recolocação profissional. 
Psicologia Clínica
O Psicólogo Clínico atua na avaliação, intervenção e reabilitação psicológica em diversos contextos, visando o desenvolvimento do bem estar do indivíduo, a partir da compreensão crítica e reflexiva da complexidade e da subjetividade humana. O Psicólogo Clínico desenvolve seu trabalho em consultório particular, nos serviços público e privado de atendimento à saúde em diferentes contextos institucionais.  
Psicologia da Saúde/ Hospitalar
O Psicólogo da Saúde atua na prevenção das doenças físicas e mentais prevalentes, na promoção e reabilitação da saúde em organizações governamentais, não governamentais e privadas. Suas ações envolvem:Atendimento e acompanhamento a usuários e seus familiares, nas modalidades individual e grupal, em unidades básicas de saúde, unidades de referência especializadas e hospitais públicos e privados; Atendimento e acompanhamento domiciliar (home care) e outros
Psicologia Social Comunitária
O Psicólogo Social atua junto a organizações comunitárias, instituições de saúde, instituições jurídicas, de direitos humanos e sindicatos, aplicando os conhecimentos, os métodos e técnicas psicológicas que levam a uma ação interdisciplinar e multiprofissional, permitindo uma análise crítica da realidade política e social, contribuindo para a prevenção de agravos, promoção da saúde, dos direitos humanos e da cidadania.
Docência em Psicologia
O docente de Psicologia atua no ensino do acervo de saberes erigidos pela ciência psicológica, como componente da formação e qualificação profissional básica e continuada de educadores, junto às redes de ensino fundamental e médio; de profissionais que lidem com recursos humanos e dos demais profissionais da área da Saúde. 
Psicologia Jurídica
O Psicólogo Jurídico atua em instituições jurídicas nas áreas do Direito de família, na Justiça da Infância e Juventude e no Sistema Penal. Suas ações envolvem:
· Planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência; Avaliação das condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos, seja por deficiência mentale insanidade, testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças, aplicando métodos e técnicas psicológicas e/ou de psicometria, para determinar a responsabilidade legal por atos criminosos; 
· penais; e outros
·

Outros materiais