Buscar

Prática como componente curricular Gestão

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
 GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
MARIA LUIZA DO NASCIMENTO
MATRÍCULA :201808408497
DUQUE DE CAXIAS
2020
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
A GESTÃO DEMOCRÁTICA 
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Gestão:Teoria e Prática sob a orientação da professora Marília Gomes Godinho.
Curso:PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
A gestão democrática não se efetivará por decreto,portarias ou por resoluções,mas pelo processo de participação coletiva dos envolvidos.
(Paulo Ricardo Zargolin)
SUMÁRIO
1- Introdução ____________________________________ 5-6
2- Identificação da escola, Projeto-Político-Pedagógico e apresentação da equipe da Unidade Escolar __________________________ 7-8-9
3- As entrevistas _____________________________________ 10
 
4- Anexos ____________________________________________ 11-12
5- Considerações finais __________________________________ 13
6- Referências bibliográficas ______________________________ 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de apresentar a Prática como Componente Curricular da Disciplina:Gestão Escolar: Teoria e Prática,que tem como objetivo propiciar a análise das teorias aprendidas no curso de Pedagogia,com o cotidiano do espaço escolar,promovendo uma reflexão ao debate sobre gestão democrática.
Ao promover o desenvolvimento contínuo dos diversos membros da equipe escolar e a sua contribuição à gestão da escola,o Gestor Escolar estimula a cultura da participação,fomenta a responsabilidade coletiva pelo sucesso da escola e reduz o potencial do conflito,Isto o leva a aplicar.
(Paulo Marcos Ferreira Andrade)
Desenvolvido pela aluna Maria Luiza do Nascimento, estudante do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá,Campus Duque de Caxias,elaborado no período de novembro de 2020.
Realizado na Escola Municipal Padre Ramon, situada no município de Belford Roxo, Rua Castro Alves, SN°,Santa Emília.
Tendo como fundamento a observação e contato com a equipe gestora da Unidade Escolar,favorecendo uma perspectiva prática da gestão escolar. 
A gestão democrática,contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,n° 9.394/96,apresenta o objetivo de promover a participação social,de forma que todos os presentes no processo educacional estejam sujeitos à transparência e tenham voz nas tomadas de decisão.
(LDB- Artigo 15)
O relatório está organizado em introdução, desenvolvimento,onde alinho as entrevistas com as atividades observadas e finalizo com minhas considerações sobre a observação do trabalho realizado na Unidade Escolar.
Considero essa atividade fundamental na formação do pedagogo,expandindo o conhecimento sobre a importância e função de uma gestão escolar democrática.
IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO
Padre Ramon chegou à comunidade no início dos anos 70 e ficou muito preocupado com a carência do local e assim buscou recursos trazendo a Escola Bolsa Salário Educação.Após 17 anos,em 12 de abril de 1996,o vereador Nilson de Souza,construiu junto a comunidade a Escola Comunitária Padre Ramon,no alicerce deixado pelo Padre.
em 17 de fevereiro de 1997 sobre o decreto 761, a Unidade Escolar foi Municipalizada.Sonho realizado em 31 de julho de 1997 foi inaugurado o atual prédio da Unidade Escolar.
Atualmente a Unidade Escolar atende a Educação Infantil ( 4 e 5 anos), e os anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano de escolaridade),totalizando 800 alunos,funcionando em dois turnos: matutinos e vespertinos,16 turmas em cada turno.
Em sua infraestrutura contêm água,luz ,coleta de lixo, entretanto,o entorno da escola não possui pavimentação e tem a presença do tráfico que por diversas vezes fecham o acesso à unidade escolar.
A estrutura do prédio é composta por 6 salas de aula no térreo e 6 no segundo andar,secretaria,sala da direção e equipe gestora,sala dos professores,sala de vídeo e leitura, 4 salas para a educação infantil,cozinha,refeitório,banheiros e um pátio.
PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Tem a função de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela escola,em todos os aspectos,é a mola mestra da escola, a identidade da comunidade escolar,onde é registrado e planejado todo o trabalho desenvolvido.Com a participação e engajamento de todos os envolvidos no processo educacional, realiza-se um projeto político-pedagógico adequado e que atenda de forma promissora as necessidades da unidade escolar,mas,que também seja flexível as adversidades que possam surgir.
Todo início do ano letivo o Projeto Político-Pedagógico é revisado,criando adendos de acordo com as necessidades e resoluções da Secretaria de Educação do Município de Belford Roxo.
Baseia-se também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB) e na nova Base Nacional Comum Curricular( BNCC).
Ao se construir o projeto político-pedagógico,é fundamental que se tenha em mente a realidade que circunda a escola;realidade que se expressa no contexto macro da sociedade.
(Betini)
APRESENTAÇÃO DA EQUIPE DA UNIDADE ESCOLAR
A equipe gestora e tem em sua formação: a gestora Lídia Mara Nascimento de Aviz,dois supervisores pedagógicos Eduardo Ferreira da Silva e Priscila Medeiros dos Santos, duas orientadoras educacionais, Marcia Cristina Alves dos Santos Domingos e Celina Batista de Oliveira, uma coordenadora de turno Maria Luiza do Nascimento,uma secretária Joelma Dias.
O corpo docente é composto por 21 professores, como a escola está inserida em uma localidade violenta,alguns professores fazem dupla jornada. Tendo uma professora de Educação Física.
Tendo também três auxiliares administrativas,quatro inspetores de disciplina,cinco merendeiras e três zeladoras.
ENTREVISTAS
Realizei as entrevistas com a Gestora Lidia Mara Nascimento de Aviz,o Supervisor Pedagógico Eduardo Ferreira da Silva e a Orientadora Educacional Márcia Cristina Alves dos Santos Domingos.
A educação está em constante movimento,passando por transformações nas metodologias de ensino-aprendizagem,mudanças de comportamento da sociedade,ocasionando desafios na rotina administrativa e gestão das escolas.
Para facilitar esse processo a equipe gestora da Unidade Escolar, realiza um planejamento com transparência,onde as ações são elaboradas por todos os agentes da comunidade escolar e pelos componentes do Conselho Escolar.
A Equipe Gestora adequando-se a Base Nacional Comum Curricular,para ajudar aos estudantes a desenvolverem novas competências e habilidades,sabendo que os professores são peças fundamentais no processo educacional,a equipe busca estratégias,inovando,incentivando e estimulando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas adequadas,num esforço coletivo de romper as barreiras e dificuldades encontradas.
Através das orientações da direção escolar e da equipe pedagógica,a escola tem em seu calendário no início do ano letivo, a revisão do Projeto Político-Pedagógico e o Planejamento Anual,alinhando a proposta pedagógica com os projetos que acontecerão no decorrer do ano (festas,datas comemorativas, desfile cívico,autor homenageado),sempre adequando a realidade da comunidade escolar,com ações concretas.
Também ocorrem Grupos de Estudos,com temas escolhidos pelos docentes e demais funcionários,esses encontros também tem a participação dos membros do Conselho Escolar,acontecem encontros bimestrais do Conselho Escolar e Reunião de Pais.
Acontecem também os Conselhos de Classe,onde apresentam os dados sobre o desempenho da aprendizagem,relação com as famílias,recursos,diretrizes pedagógicas e plano de ações. 
ANEXOS
Algumas fotos das ações citadas acima:
 Eleição do Conselho Escolar
 Grupo de Estudos e Conselho de Classe
 Reunião de Pais
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante das análises e entrevistas realizadas,pude constatarque para uma gestão democrática realmente acontecer é necessário que gestores,equipe pedagógica,funcionários,alunos e família,atuem junto à escola de forma efetiva,com consciência de que são agentes no processo educacional,buscando construir junto a Comunidade Escolar uma proposta educacional onde se alcance um posicionamento crítico,responsável e construtivo nas diferentes situações enfrentadas pela escola.
Organizando projetos escolares baseados em valores como respeito,ética,respeito ao meio ambiente e as diversidades e cultura.
Para assim criar processos e atuar de forma deliberativa, viabilizando a gestão democrática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/18765-apoio-a-gestao-escolar
http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica
https://ead.catolica.edu.br/papeldogestor
https://escolaemmovimento.com.br/

Continue navegando