Buscar

Alcaloides e Metilxantinas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alcaloides e Metilxantinas
São substâncias geralmente de caráter básico, que contém um ou mais átomos de nitrogênio, geralmente fazendo parte de uma estrutura cíclica. São encontrados nos vegetais principalmente sob a forma combinada, com ácidos orgânicos e em menor concentração, na forma livre. Nesta forma, são insolúveis em meio aquoso e solúvel em solventes orgânicos como clorofórmio, éter e benzeno; na forma de sal, a solubilidade do par de elétrons do nitrogênio, podendo apresentar caráter ácido quando o nitrogênio é quaternário.
As reações gerais para alcalóides baseiam-se na formação de complexos insolúveis, sob a forma de precipitados. Geralmente, esses compostos são detectados por meio de reativos gerais para alcalóides, as quais formam turvação a precipitação em meio ácido. Os principais reativos para alcalóides são:
Dragendorff, Mayer, Wagner, Bertrand e Hager.
PERGUNTAS
1. Que característica estrutural faz com que os alcalóides necessitem de um método diferente de extração em relação aos demais metabólitos secundários?
2. Explique cada etapa do método clássico de extração ácidio-básico empregado para alcalóides?
3. Por que os alcalóides precipitam na presença dos reativos gerais para alcalóides?
METILXANTINAS
São substâncias farmacologicamente ativas que apresentam maior consumo mundial. São encontradas em bebidas estimulantes não alcoólicas, tais como café, guaraná, chá e chocolate. As principais são a cafeína, teofilina e teobromina. São originadas de bases púricas e podem ser consideradas pseudoalcaloides.
PERGUNTAS
1. O que indica o resultado positivo?
2. Descreva como ocorre a reação da murexida. 
Positivo: cor púrpura
Negativo: Não apresenta coloração púrpura

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais