Buscar

Estudo Dirigido Micro e Imuno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo Dirigido
Disciplina: ARA0023 Microbiologia e Imunologia
Prof.: Emerson Reis
NÃO DEVE SER ENVIADO POR EMAIL ou ENTREGUE PELO TEAMS!!!
Postar este arquivo no SAVA com as respostas para correção até a data de aplicação da AV1.
Aluna : Thayene de Oliveira da silva Matricula : 202001653376
1. Algumas descobertas foram muito importantes nos estudos da microbiologia. Cite cinco delas e comente cada uma delas relacionando com algum fato da época.
Alexander f leming (sec XX), descobriu a penicilina como antibiótico.
Joseph lester (sec XIX), pioneiro no uso de desinfectante, trabalhando com final para desinfetar instrumentos cirúrgicos.
Anton now lewwnhode (sec XVII), construiu o primeiro microscópio com uma única lente. - Descreveu cerca de 300 animaliculos.
Edward Jenner (sec XVII), Progresso no teste com sucesso de uma vacina.
Robert Hooke – inglês (século XVII)
- Teoria celular: observando amostras de cortiça, propôs a organização de células como unidades fundamentas formadora dos seres vivos.
1. Louis Pasteur conceituou alguns fatos muito importantes na microbiologia. Quais foram tais conceitos? Nos dias atuais, tais conceitos são importantes? Por quê?
 Louis Pasteur cujas descobertas tiveram enorme importância 
na história da química e da medicina. É reconhecido pelas suas notáveis descobertas 
das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis podem - se citar 
a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva (vacina 
antirrábica). As suas experiências deram fundamento para a teoria microbiológica da doença.
Método da pasteurização, e a teoria da abiogênese X heogenese, comprovando que a abnogenese é equivocada.Por meio dos seus trabalhos sobre fermentação ele conseguiu estabelecer as noções básicas de esterilização e assepsia, com consequências na prevenção de contaminações e infecções na cirurgia e obstetrícia que são usadas ate dia de hoje . Porque é uma teoria confiável .
1. Identifique e descreva a função de 6 componentes de uma célula bacteriana?
Membrana plasmática: Camada envoltória do citoplasma celular, constituída de
Fosfolipídeos, proteínas e estruturas como os lipídeos.
Flagelo – responsável pela locomoção de algumas espécies de bactérias.
Plasmídeos – Utilização na conjugação, e responsável pela auto duplicação (forma de resistência da bactéria)
Capsula – Aderência ao substrato e ajudam as bactérias resistentes próximas de fagocitar.
Parede celular – Proteger o ambiente interno das alterações do meio.
Esporos – Atuam na proteção de agentes químicos e biológicos.
1. Diferencie estrutural e quimicamente as paredes celulares de bactérias gram (+) e gram (-)?
 GRAM - POSITIVAS : As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta dev ido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.
GRAM-NEGATIVAS: camada mais fina e poucas camadas, coloração vermelha. Na parede celular, está presente o ácido diaminopimélico. Além disso, ele possui uma membrana externa acima dos peptidoglicanos. Também podemos observar a existência de um espaço delimitado entre as membranas citoplasmática e externa. Ele possui muitas enzimas hidrolíticas que transformam os nutrientes para serem transportados. O espaço periplásmico também tem quimiorreceptores para orientar o deslocamento da bactéria até onde haja a maior concentração do alimento que ele desejar.
.
Acesse o conteúdo interativo, assista as vídeo aulas e pesquise para responder à QUESTÃO 5 descrita abaixo:
1. AULA 2 no conteúdo digital: "Como a diferenciação entre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas pode contribuir para direcionar o tratamento de uma infecção bacteriana?".
De fato, a metodologia irá ajudar na identificação de uma infecção bacteriana, determinando qual é o tipo de bactéria. Em outras palavras, a diferenciação das bactérias Gram-negativas e Gram-positivas permite ao médico determinar um tratamento eficaz ao paciente, dessa forma aplicando a terapia adequada em cada caso.
Mesmo que nem todas as bactérias possam ser diferenciadas através da coloração de Gram, com certeza a metodologia tem grande aplicação no diagnóstico clínico e pesquisa biológica.
1. Descreva a composição e função do glicocálice em bactérias? Qual o papel desta estrutura no processo infeccioso de algumas bactérias?
O glicocálix é camada superficial externa de carboidratos presente na bactéria. Pode apresentar imunogenicidade, ou seja, capacidade de induzir reposta imunológica.
O glicocálix pode formar uma cápsula protetora ao redor da bactéria. Pode evitar a adsorção e lise da célula por bacteriófagos
1. Explique o que são e como são formados os esporos de bactérias?
No processo de formação do esporo, o cromossomo duplica-se e uma das cópias cromossômicas produzidas é isolada do restante da célula e envolta por uma membrana plasmática. Após isso, há a formação de uma grossa parede em torno dessa membrana, constituindo o esporo (assim chamado porque se forma dentro da célula). Dessa forma, o esporo consegue suspender completamente a sua atividade metabólica, sobrevivendo a situações adversas como calor intenso e falta de água. Portanto, uma vez que as pressões ambientais diminuem, os esporos podem ser ativados, permitindo que as bactérias voltem a se reproduzir. 
1. Descreva o que são e qual a função dos plasmídeos nas células bacterianas? Explique qual a relação deste componente com a aquisição de resistência aos antibióticos por bactérias?
Os plasmídeos (plasmídios) são pequenos segmentos de DNA circular com replicação independente, presentes em bactérias. Por possuir o seu próprio DNA, o plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria. Ao se inserir um gene de interesse nele, a bactéria o transporta e o insere no genoma de outro organismo. Geralmente os plasmídeos possuem informação genética que não é extremamente essencial para a sobrevivência da bactéria, mas estão relacionados, normalmente, com alguma função adaptativa para situações especiais. Como exemplo, podemos citar aqueles plasmídeos que garantem resistência a antibióticos e aqueles que aumentam a probabilidade de uma célula bacteriana causar alguma doença. 
1. Diferencie cada um dos termos: limpeza, descontaminação, assepsia, anti-sepsia, ação bacteriostática, desinfecção, esterilização? Pesquise e identifique um exemplo de método que pode ser utilizado com relação a cada um dos termos? (Os métodos devem ser diferentes para cada um dos termos)
- Limpeza: remoção de sujidade e matéria orgânica. Exemplo: Pode ser feita com água, detergentes e detergentes associados a enzimas hidrolíticas. Deverá ser realizada sempre antes do processo de desinfecção ou esterilização;
- Descontaminação: é o processo que consiste na remoção física de elementos contaminantes ou na alteração de sua natureza química, através de métodos quimiomecânicos, transformando-os em substâncias inócuas e, assim, tornando-os mais seguros para serem manuseados ou tocados. Exemplo: lavando objetos água, sabão e escova;
- Assepsia: se refere ao uso do desinfetante ou antisséptico para manter a ausência de microrganismo em uma superfície. Exemplo: remoção de uma porção da cultura com a ansa arrefecida;
- Antissepsia: desinfecção de pele e tecidos do organismo. Exemplo: PVPI degermante;
- Bacteriostático: inibe o crescimento de bactérias. Exemplo: são antibióticos como a azitromicina;
- Desinfecção: mata microrganismos no estado vegetativo (forma em que o metabolismo está ativo), não eliminam a forma esporulada. Exemplo: método de pasteurização;
- Esterilização: elimina formas de vida nos estados vegetativo e esporulado, inclusive vírus. Exemplo: radiação ultra violeta.
Acesse o conteúdo interativo, assista as vídeo aulas e pesquise para responder à QUESTÃO 6 descrita abaixo:
1. AULA 6 no conteúdo digital: "Como controlamos o crescimento microbiano em nosso dia-a-dia?", "Qual a importância desses métodos de controle?"
Esterilização - Destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos, possivelmente com exceção dos príons.
Esterilização comercial - Tratamento de calor suficiente para matar os endósporos de Clostridium botulinum em alimentos enlatados.
Desinfecção - Destruição de patógenos na forma vegetativa.
Antissepsia - Destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos.
Degermação - remoção de microrganismo com o uso de água, sabão e antisséptico.
Sanitização - Tratamento destinado a reduzir as contagens microbianas nos utensílios alimentares a níveis seguros de saúde pública.
A importância desses métodos são: Evitar contaminação da água e do ambiente. Prevenir a transmissão de doenças. Esse controle de microrganismos é possível pela ação de agentes físicos e químicos, que possuem propriedades de matar a célula microbiana, ou de impedir a sua reprodução.
1. Descreva a classificação dos antibióticos quanto a: I- composição química; II- espectro de ação e III- mecanismo de ação?
Composição química: se leva em conta os agrupamentos constituintes 
 
Mecanismos de ação: bactericida e bacteriostático
Os bactericidas atuam unicamente as bactérias que se encontram em fase de crescimento, provocando sua morte ou dissolução. Inibem de maneira irreversível reações bioquímicas essenciais ou destroem estruturas celulares vitais. Já os bacteriostáticos bloqueiam a maneira reversível a síntese dos ácidos nucleicos, ou das proteínas, que uma vez interrompida a administração se reinicia a biossíntese interrompida com o decorrente retorno da proliferação bacteriana. 
Espectro de ação:
* Predominantes contra gram positivo: Penicilinas, cefalosporinas, eritromicina etc. 
* predominante contra gram negativo: Neomicina, gentamicina, estreptomicina etc.  
* Amplo espectro: cloranfenicol, ampicilina, tetraciclina, rifampicina 
* Predominante contra microbacterias: ciclocerina, canamicina 
* Predominante contra fundos: anfotericina B, griseofulvina 
* Antibióticos antineoplásicos: bleomicina, sarcomicina, fleomicina 
* Antiamebianos: fumagilina, paramomicina
1. Diferencie exotoxinas e endotoxinas? Pesquise e cite um exemple de cada, identificando o nome científico da bactéria que a produz?
Endotoxinas – componentes da parede celular bacteriana Gram negativa (lipopolissacarídio) as endotoxinas causam processos inflamatórios, que podem levar a febre, vômitos, diarréia, alterações na contagem de leucócitos e hipertensão arterial. Exemplo: endotoxemia (escherichia coli lippolisacharide-LPS).
Exotoxinas – proteínas que podem ser produzidas pelas bactérias Gram positivas e Gram negativas que matam ou alteram uma função de uma célula hospedeira. exemplo: citotoxinas(hemolisinas)
1. Diferencie patogenicidade e virulência? Identifique e descreva a função de quatro fatores de virulência? Pesquise e identifique uma bactéria patogênica como exemplo para cada um dos fatores de virulência citados?
Patogenicidade: capacidade de um patogeno causar uma doença; Virulência: gravidade dos sintomas provocados pelo patógeno.
Fatores de virulência: 
adesina: São proteínas que vão atuar na adesão das bactérias
Invasinas: são proteínas que induzem a fagocitose da bactéria pelas próprias células do hospedeiro 
Endotoxinas: é um componente liberado com a destruição da célula (lipossacarideo) 
Sideróforos: compostos orgânicos que vão roubar o ferro do organismo do hospedeiro.
Virulência – capacidade de gerar uma doença grave ou fatal.
Como sabem, certos microorganismos podem gerar sintomas leves enquanto outras podem levar a morte. Quanto mais agressivo for o microrganismo, mais virulento ele vai ser.
1. Explique cada uma das fases encontradas na curva de crescimento bacteriano?
Fase de latência: Ela é dividida em Breve e demorada. Breve é onde o cultivo exponencial se inocula no mesmo meio e nas mesmas condições. Demorada é onde o inóculo parte de uma cultura velha (carecem de vários nutrientes para dividir-se); se as céulas estiverem danificadas; se o inoculo muda do meio mais rico para o mais probre. Durante o período que se segue à inoculação do meio de cultura, as células do microrganismo têm normalmente que se adaptar ao novo meio. Durante este período inicial verifica-se, por exemplo, a síntese de novas enzimas. Esta fase dita de latência pode ter uma duração mais ou menos extensa consoante o estado fisiológico da cultura usada como inóculo e as condições de crescimento. Por exemplo, a presença de uma porcentagem elevada de células não-viáveis no inóculo, um meio de cultura contendo um nutriente essencial difícil de metabolizarou a incubação em condições ambientais de stresse a que o organismo não se encontra adaptado, conduzem normalmente a fases de latência extensas.
Fase exponencial: Período em que as células são mais saudáveis, ou seja, fase mais indicada para estudos enzimáticos e estruturais.Após um curto período de aceleração, a taxa de crescimento da população microbiana torna-se constante, isto é, as células sofrem divisão e o seu número duplica após um determinado intervalo de tempo. Durante esta fase, em que todos os nutrientes estão presentes em excesso, os microrganismos dividem-se e a população cresce com uma taxa específica de crescimento máxima que depende do potencial genético do microrganismo, da composição do meio de cultura e das condições de crescimento (temperatura, pH, disponibilidade de água etc.).
Fase de desaceleração: Durante esta fase ocorre um declínio da taxa específica máxima de crescimento, em resultado da diminuição para valores limitantes do crescimento da concentração de um (ou mais) nutrientes essenciais ao metabolismo celular e/ou do aumento da concentração de produtos do metabolismo tóxicos para as células.
Fase estacionária: Fator limitante, o nutriente é esgotado levando que a divisão da população pare. Ocorre o acúmulo de produtos metabólicos a níveis inibitórios. No entanto, em carência de nutrientes, as células podem manter-se viáveis durante períodos mais ou menos longos, à custa das reservas endógenas, que usam em processos de manutenção. Contudo, mais cedo ou mais tarde, verifica-se um declínio da concentração de células viáveis durante a fase de morte celular.
Fase de morte: Durante a fase de morte ocorre a perda irreversível da 
capacidade de divisão celular (morte celular). Tal origina um decréscimo da 
concentração de células viáveis na população microbiana ao longo do tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando