Buscar

Av2 - Processo Civil - noite 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAIAÇÃO TEÓRICA 2 (AV2) NOTA:
Instituição: Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul
Curso: Direito 		 Período: 2020.2 
Disciplina: Direito Processual Civil I - NOITE Data:
Aluno: 
A prova é individual. 
É composta de 8 questões objetivas e 2 questões discursivas. 
Cada questão tem o valor de 1.00 (um ponto).
Atenção, pois as questões objetivas devem ser preenchidas na grade de respostas. As respostas só serão consideradas se a grade for preenchida. 
1. Ano: 2018 Banca: IESES Órgão: TJ-AM Prova: IESES - 2018 - TJ-AM - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção 
Pendendo causa entre 2 (duas) ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado em que a sentença seja favorável a uma delas poderá intervir no processo para assisti-la. A este instituto do direito civil damos o nome de: 
A) Denunciação da lide. 
B) Chamamento ao processo.
C) Amicus Curiae.
D) Assistência.
2. Ano: 2018 Banca: INAZ do Pará Órgão: CRF-SC Prova: INAZ do Pará - 2018 - CRF-SC - Advogado 
Situação hipotética: Emílio, ao ser nomeado para o cargo de Oficial de Justiça em Santa Catarina, decide mudar-se com a família para o Estado. Ao chegar, conhece o senhor Antônio, engenheiro aposentado, que mora sozinho em um apartamento ao lado do seu. Ao observar que o veículo do vizinho, em bom estado, não era utilizado, lhe faz uma proposta de locação, com pagamento mensal de R$1.000,00 (mil reais), além de responsabilizar-se pelas revisões e eventuais despesas que fossem necessárias, o que é aceito e formalizado através de contrato de locação. Ao sair do Fórum, Emílio reencontra Roberto, seu amigo de infância, que acabara de chegar em Santa Catarina e fica sensibilizado ao saber que o conterrâneo estava desempregado, então propõe que Roberto utilize o veículo locado durante o dia para o transporte de passageiros, uma vez que o bem fica estacionado durante seu horário de expediente, estabelecendo com este uma sublocação no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) mensais. 
Passados alguns meses, Emílio deixa de cumprir o acordado com o senhor Antônio, causando embaraços para devolver-lhe o automóvel. Após inúmeras tentativas de resolver a questão amigavelmente, o idoso decide propor ação cabível em face de Emílio. Roberto, que estava pagando a sublocação corretamente, ao saber do risco de voltar a passar dificuldades com sua família, ingressa no processo como assistente de Roberto. 
A respeito do tema Intervenção de Terceiros no código de processo civil e considerando a situação hipotética narrada, pode-se afirmar:
A) Caso Emílio opte por formalizar um acordo com o proprietário do veículo e este seja homologado, Roberto, na qualidade de seu assistente, precisará anuir, podendo inclusive, recorrer.
B) Roberto é denominado como assistente litisconsorcial, pois possui relação jurídica com Antônio, ainda que diferente da discutida no processo, sendo também afetado pela decisão. 
C) Em caso de sucumbência, tanto Emílio, quanto Roberto, deverão suportar os ônus processuais que advirem.
D) Poderá Roberto, na qualidade de assistente na demanda, interpor recurso, tempestivamente, contra a sentença proferida, ainda que contrário à vontade de Emílio, em razão da repercussão que esta possui em sua própria esfera de direito.
E) Após transitar em julgado a sentença desfavorável do processo em que atuou como assistente de Emílio, Roberto poderá, agora como autor, discutir a justiça da decisão, oportunidade em que irá expor os fatos e comprovar os prejuízos ocasionados pela decisão.
3. Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP - 2017 - COSANPA - Advogado 
Sobre o litisconsórcio no novo Código de Processo Civil, pode-se afirmar: 
a) O prazo em dobro para os litisconsortes que tiverem procuradores diferentes só é válido para contestar e recorrer; para quaisquer outras manifestações o prazo é simples. 
b) A regra do prazo em dobro para os litisconsortes que tiverem procuradores diferentes é aplicável também a processos em autos eletrônicos. 
c) O prazo em dobro para os litisconsortes que tiverem procuradores diferentes é válido somente se os procuradores atuarem em escritórios de advocacia distintos. 
d) A regra do prazo em dobro para os litisconsortes que tiverem procuradores diferentes permanece válida mesmo que um dos litisconsortes seja revel. 
4. Ano: 2018 Banca: FUNDATEC Órgão: DPE-SC Prova: FUNDATEC - 2018 - DPE-SC - Técnico Administrativo 
No Processo Civil, é considerado litisconsórcio ativo 
a) a atuação de mais de um autor ou réu.
b) a atuação de mais de um autor.
c) a atuação de mais de um réu.
d) aquele que resulta da ocorrência qualquer das formas de intervenção de terceiro no processo.
e) aquele que resulta do ingresso do Ministério Público no processo, na condição de fiscal da ordem jurídica.
5. Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: TJ-RS Prova: VUNESP - 2018 - TJ-RS - Juiz de Direito Substituto 
São devidos honorários advocatícios, nos termos do Código de Processo Civil: 
a) por quem deu causa à extinção, nos casos de perda de objeto.
b) nos procedimentos de jurisdição voluntária.
c) na apelação de sentença denegatória de mandado de segurança.
d) pelo Fundo Público, no caso do vencido ser beneficiário da justiça gratuita.
e) no cumprimento provisório de sentença.
6. Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: TJ-RO Prova: IESES - 2017 - TJ-RO - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento 
Acerca dos Atos Processuais e sua disciplina no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta: 
a) O art. 188 do Código de Processo Civil consagra o sistema de instrumentalidade das formas. 
b) A regra em se tratando de atos processuais é que sejam realizados e tramitem em segredo de justiça.
c) O uso da língua portuguesa pode ser dispensado na prática de certos atos e termos do processo. 
d) Não é lícito às partes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo, ainda que verse exclusivamente sobre direitos que admitam autocomposição. 
7. Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de São José - SC Prova: IESES - 2019 - Prefeitura de São José - SC - Procurador Municipal 
Em relação aos atos processuais, é correto afirmar que: 
a) O documento redigido em língua estrangeira não poderá ser juntado aos autos do processo.
b) O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores, vedado que a parte requeira consulta. 
c) Os atos processuais podem ser totalmente digitais, inexistindo previsão de atos processuais na forma física. 
d) Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos em que o exija o interesse público ou social. 
8. Ano: 2019 Banca: FGV Órgão: TJ-CE Prova: FGV - 2019 - TJ-CE - Técnico Judiciário - Área Judiciária 
Helena, domiciliada em Fortaleza, recebeu a informação de que um imóvel de sua propriedade, situado em Sobral, havia sido invadido pelo ex-namorado, Menelau. Apurada a veracidade da notícia, Helena propôs ação de reintegração de posse em face do invasor, tendo distribuído a sua petição inicial na Comarca de Fortaleza. 
Nesse cenário, é correto afirmar que a demanda foi proposta no: 
a) foro competente;
b) foro relativamente incompetente, podendo a sua competência ser prorrogada caso a parte ré não suscite o vício;
c) foro relativamente incompetente, devendo tal vício ser reconhecido de ofício pelo juiz;
d) foro absolutamente incompetente, podendo a sua competência ser prorrogada caso a parte ré não suscite o vício;
e) foro absolutamente incompetente, devendo tal vício ser reconhecido de ofício pelo juiz.
A questão 9 e a questão 10 devem ser analisadas e o aluno deverá sustentar se a afirmativa é correta ou errada, justificando sua resposta. 
9. Ano:
2017 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRF - 1ª REGIÃO Prova: CESPE - 2017 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Conforme o Código de Processo Civil vigente, julgue o item seguinte, a respeito da função jurisdicional, dos deveres das partes e de procuradores, do litisconsórcio e da assistência. 
É lícito ao juiz limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, mas não por ocasião da execução da sentença.
10. Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PGE-AM Prova: CESPE / CEBRASPE - 2018 - PGM - Manaus - AM - Procurador do Município 
À luz das disposições do CPC relativas aos atos processuais, julgue o item subsequente.
Em regra, os atos processuais são públicos e independem de forma determinada.
GRADE DE RESPOSTA: questão 1 a 8. 
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando