Buscar

AV - Fundamentos da Epidemiologia - ONLINE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 
	AV
	Aluno: 
	
	Professor: 
	Turma: 9002
	SDE0245_AV_ (AG) 
	 17/11/2020 16:57:02 (F) 
			Avaliação:
7,0
	Nota Partic.:
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
9,0 pts
	 
		
	FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA - NOVO 2020
	 
	 
	 1.
	Ref.: 3576866
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. Diante disso, marque a afirmativa correta, com relação às principais aplicações da Epidemiologia:
		
	
	Formulações de diretrizes sobre saúde e doença.
	
	Identifição de grupos de risco com aplicação de intervenção de internação, se necessário.
	
	Indicadores como mortalidade e tempo de permanência hospitalar e a não investigação etiológica de doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
	 
	Investigação etiológica; Determinação de riscos; Aprimoramento na descrição de quadro clínico; Determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT); Uso nos serviços de saúde: vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes.
	
	Exclusivamente a Investigação Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
	
	
	 2.
	Ref.: 3576937
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	São fatores sociais do processo saúde-doença, os fatores sociopolíticos, socioeconômicos, socioculturais, psicossociais e ambientais. Diante disso, como podemos definir os fatores ambientais?
		
	 
	São todos os fatores que mantêm relações interativas com o agente etiológico e o suscetível. Ocorrem em situações ecológicas desfavoráveis produzidas por fatores naturais ou artificialmente pela ação do homem, podendo funcionar como agentes patogênicos.
	
	São relativos a casos novos de uma doença em um dado local e período.
	
	São os preconceitos, os hábitos culturais, as crendices, os comportamentos, os valores, a incapacidade de se organizar para reivindicar, são exemplos de fatores sociocultural inseridos no processo de saúde-doenças.
	
	A incapacidade de decisão política e de participação comunitária são exemplos de desvalorização da cidadania.
	
	São as relações parentais instáveis, as condições de trabalho inadequadas, a carência afetiva de ordem geral, o bullying, são fatores psicossociais que interferem no processo de saúde-doenças.
	
	
	 3.
	Ref.: 3576945
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com relação aos indicadores utilizados na epidemiologia para avaliar o estado de saúde das comunidades. Identifique a afirmação que se refere ao estudo da Morbidade.
		
	
	É a intensidade com que acontece uma doença em uma população.
	 
	É uma variável característica de comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos que adquirem doenças em um dado intervalo de tempo e lugar. Designa-se morbidade ao comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta.
	
	Esse termo é usado para expressar que a ocorrência da doença naquela população é constante e frequente.
	
	É o número de casos novos ocorridos em um dado período de tempo em uma população.
	
	É uma variável característica de comunidades de seres vivos e refere-se a avaliação individual de ocorrência de doença em um dado intervalo de tempo e lugar.
	
	
	 4.
	Ref.: 3577077
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Em Saúde Pública, os indicadores utilizados com mais frequência para avaliar o risco de um problema de saúde ou para descrever a situação de morbidade em uma comunidade são as duas medidas básicas da frequência: a prevalência e a incidência. Marque a opção que defina o conceito de prevalência.
		
	
	É a intensidade com que acontece a morbidade em uma população, ou seja, à intensidade com que novos casos surgem na população
	
	É a intensidade com que acontece uma doença em uma população e, dessa maneira, mede a frequência ou a probabilidade de ocorrência de casos novos dessa doença na população.
	
	É o número de casos novos de uma doença em um dado local e período, relativo a uma população exposta.
	 
	É a relação entre o número de casos conhecidos de uma determinada doença e a população de origem dos casos, com referência a um lugar definido, multiplicando-se o resultado pela base referencial da população.
	 
	A primeira e quarta opções estão corretas.
	
	
	 5.
	Ref.: 3582675
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em epidemiologia, há métodos apropriados para investigar o possível relato de causa e efeito. Diante disso, indique a alternativa incorreta em que há relação de causa e efeito:
		
	
	Tabagismo e câncer de pulmão
	
	Uso de corticosteroides e osteoporose
	 
	Uso de anabolizantes e ocorrência de diarreias
	
	Falta de saneamento básico e hepatite A
	
	Uso de seringas compartilhadas e infecção por HIV
	
	
	 6.
	Ref.: 3577162
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Este princípio do Sistema Único de Sáude (SUS), está relacionado à justiça, ou seja, todo o cidadão deverá ser atendido conforme as suas necessidades, objetivando-se diminuir as diferenças sociais, proporcionando um "atendimento desigual para necessidades desiguais", caracterizado como o princípio de justiça social. Não é sinônimo de igualdade, pois apesar de todos terem direito de acesso aos serviços, independente de cor, raça ou religião e sem nenhum tipo de privilégio, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas.
		
	
	Descentralização
	 
	Universalidade
	
	Resolutividade
	 
	Equidade
	
	Regionalização
	
	
	 7.
	Ref.: 3577317
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A dengue tem sido uma doença de grandes estudos e vigilância realizada pelo SUS, além de ser alvo de campanhas frequentes de saúde pública. Diante disso, observe as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta em relação à dengue:
I O mosquito transmissor é encontrado atualmente apenas nos manguezais das zonas litorâneas e nos altiplanos das regiões sudeste e sul, atingindo vastas áreas de grande urbanização, incluindo áreas y / metropolitanas.
II A legislação brasileira estabelece que as atividades de prevenção da dengue dependem exclusivamente de articulações por parte do Sistema Único de Saúde - SUS.
III O mosquito transmissor, Aedes Aegypti, já foi erradicado nas décadas de 50 e 60, entretanto, devido a falhas de vigilância epidemiológica, retornou mais forte na década de 70, devido às mudanças ambientais e sociais sofridas pelo aceleramento da urbanização.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e III
	 
	III
	
	I
	
	II
	 
	II e III
	
	
	 8.
	Ref.: 3577434
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O complexo da Qualidade de Vida reflete as condições de saúde de uma população e envolve vários itens. Podemos destacar aluns deles, dos quais:
		
	 
	Alimentação e nutrição; Habitação; Saneamento e meio ambiente; Educação; Cultura; Esporte e lazer;Trabalho e renda; Previdência e assistência social; Transporte.
	
	Nenhuma das opções anteriores.
	
	Habitação, saúde pública e saneamento.
	
	Convívio social; assistência primária; assistência secundária; Transporte e Laser.
	
	Cultara e laser.
	
	
	 9.
	Ref.: 3578409
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O modelo médico-assistencial privatista encontra-se em crise há muito tempo, principalmente por não estar conseguindo melhorar os níveis de saúde da população e por estar apresentando custos crescentemente elevados, dificultando o acesso de muitos grupos populacionais a serviços essenciais de recuperação da saúde. Desta forma, a necessidade de novos modelos de saúde tem levado à prática de "experiências alternativas". Com relação as  características de "modelos alternativos" médico-assistencial, marque a alternativa correta:
		
	
	Não é necessário a atuação sobre o processo saúde/doença/cuidado, inclusive os Determinantes Sociais da Saúde
(DSS).
	
	Exclusão de tecnologias médico-sanitárias integradas.
	
	A necessidade de mais médicos e não necessariamente a inclusão de uma equipe multidisciplinar.
	
	Não é necessário enfatizar a "oferta organizada" sobre problemas/necessidade de saúde em detrimento da "demanda espontânea
	 
	Valorização do trabalho em equipe multiprofissional de saúde e também de profissionais de outras áreas.
	
	
	 10.
	Ref.: 3577509
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com base no texto 'AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE', leia as afirmativas a seguir:
I. A vigilância epidemiológica tem como função, exclusivamente, analisar e interpretar os dados relacionados à saúde das populações urbanas brasileiras. II. A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva.
		
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	As duas afirmativas são falsas, entretanto, alguns pontos devem ser considerados.
	
	As duas afirmativas são verdadeiras.
	 
	A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
	
	A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando