Buscar

Prévia do material em texto

Olá LAZARO, quando enviar este formulário, o seu nome e endereço de e-mail serão exibidos para o proprietário do formulário.
Obrigatória
1.No que se refere às teorias que estabelecem a relação entre o Estado e seus agentes assinale a alternativa correta: Requer resposta. Opção única. (1 Ponto)
A relação entre o Estado e seus agentes fundamenta-se na teoria da aparência.
A relação entre o Estado e seus agentes fundamenta-se na teoria do mandato.
A relação entre o Estado e seus agentes fundamenta-se na teoria da representação.
A relação entre o Estado e seus agentes fundamenta-se na teoria do órgão.
Nenhuma das alternativas anteriores
2. Ambulância do Corpo de Bombeiros envolveu-se em acidente de trânsito com automóvel dirigido por particular, que trafegava na mão contrária de direção. No acidente, o motorista do automóvel sofreu grave lesão, comprometendo a mobilidade de um dos membros superiores. Nesse caso, é correto afirmar que Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
não se cogita de responsabilidade objetiva do Estado porque não houve a chamada culpa ou falha do serviço. E, de todo modo, a indenização do particular, se cabível, ficaria restrita aos danos materiais, pois o Estado não responde por danos morais.
está plenamente caracterizada a responsabilidade civil do Estado, que se fundamenta na teoria do risco integral.
não haverá o dever de indenizar se ficar configurada a culpa exclusiva da vítima, que dirigia na contramão, excluindo a responsabilidade do Estado.
existe responsabilidade objetiva do Estado em decorrência da prática de ato ilícito, pois há nexo causal entre o dano sofrido pelo particular e a conduta do agente público.
Nenhuma das alternativas anteriores
3. Considerando a responsabilidade Civil do Estado e a aplicação da Responsabilidade objetiva, é correto afirmar: Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
O Estado só responderá por danos causados a terceiros se decorrentes de fenômenos da natureza ou provocados por terceiros, porque a responsabilidade civil é objetiva.
O Estado só responderá por danos causado pelos seus agentes a terceiros, se provado que aqueles agiram com dolo ou culpa.
As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, independentemente de prova de culpa no cometimento da lesão.
A culpa da vítima, mesmo que exclusiva, não exclui a responsabilidade civil do Estado, porque essa é objetiva
Nenhuma das alternativas anteriores
4. O Poder Público Municipal lançou mão, urgente e transitoriamente, de um prédio de quatro andares, pertencentes a João da Costa, empresário do ramo de equipamentos de informática, para atender demanda de perigo iminente. Nesse caso, ele o fez, corretamente, por meio de: Requer resposta. Opção única. (1 Ponto)
Servidão administrativa
Desapropriação indireta
Requisição
Tombamento
Limitação administrativa
5. Determinado bem é objeto de ato de desapropriação por utilidade pública. Constitui um efeito da declaração de desapropriação o inicio do prazo de caducidade do decreto expropriatório que, nos termos do Decreto-Lei n. 3.365-41, o prazo de conclusão da desapropriação é de: Requer resposta. Opção única. (1 Ponto)
sete anos
seis anos
nove anos
cinco anos
oito anos
6. Quanto aos empregos públicos, é correto afirmar que: Requer resposta. Opção única. (1 Ponto)
são aqueles contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
caracterizam-se por ser ocupados por servidor público que adquire efetividade no quadro de servidores da Administração e são regidos pela CLT. Sua nomeação e posse no emprego se darão mediante concurso público.
são preenchidos por servidores nomeados e exonerados "ad nutum", ou seja, independentemente de concurso público. Destina-se a preencher cargos políticos, de confiança e, principalmente, de atribuições de direção, chefia e assessoramento.
Todas estão corretas.
Todas estão incorretas.
7. Paciente internado em hospital público estadual sofreu lesão ocasionada por conduta negligente de funcionário público que lhe prestou atendimento médico, resultando na sua incapacitação permanente para o trabalho. Diante dessas circunstâncias, o Estado, com base no disposto no artigo 37, § 6o da Constituição Federal, Requer resposta. Opção única. (1 Ponto)
poderá ser responsabilizado pelos danos sofridos pelo paciente somente após a condenação do funcionário público em processo disciplinar.
está obrigado a reparar o dano, podendo exercer o direito de regresso em face do funcionário desde que comprovada a atuação culposa do mesmo.
está obrigado, exclusivamente, a compensar o paciente pela incapacitação sofrida, com a concessão de benefício previdenciário por invalidez.
somente estará obrigado a reparar o dano se comprovada, em processo judicial, a conduta culposa do funcionário e o nexo de causalidade com o dano sofrido.
está obrigado a reparar o dano apenas se comprovada culpa grave ou conduta dolosa do funcionário, em processo administrativo instaurado para esse fim específico.
8.O Estado poderá ser condenado a indenizar a mãe de um preso assassinado dentro da própria cela por outro detento? Requer resposta. Opção única. (1 Ponto)
Sim, ante a responsabilidade objetiva do Estado
Não, porque o dano não foi causado por agente estatal
Sim, desde que provada culpa dos agentes penitenciários na fiscalização dos detentos
Não, porque não há vínculo causal entre o evento danoso e o comportamento estatal
Não, pois se trata de uma hipótese de excludente de culpabilidade pelo Estado, denominada fato de terceiro.
9.Existe alguma hipótese constitucional de perda de cargo de servidor público estatutário estável, ainda que não tenha cometido qualquer infração funcional? Explique sua resposta de forma fundamentada. Requer resposta. Texto Multilinha. (1 Ponto)
1. Resposta – Sim, quanto se tratar de cargo em comissão: essa hipótese também denominada exoneração ad nutum, independe de qualquer motivação. Quando o servidor, nomeado e empossado, não entrar em exercício no prazo legal, o qual, para os servidores públicos federais, é de 15 dias a contar da data da posse; Quando, em cargo efetivo e antes da estabilidade, o servidor público não for habilitado no estágio probatório ou não aprovado na avaliação especial de desempenho, prevista no art. 41, § 4º, da CF e realizada por uma comissão instituída para essa finalidade, com garantia do contraditório e da ampla defesa, avaliação periódica de desempenho, disposição do art. 41, § 1º, inciso III, da CF, que representa uma hipótese de perda da estabilidade com a consequente exoneração do servidor. 
10. A Constituição Federal, no seu art. 37, § 6º, prevê que "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”.
a) Explique o tipo de responsabilidade civil que possui o Estado e o agente público. 
Resposta Objetiva, já o agente responde dano causado, conforme com o disposto no art. 37 §6º da CF/88, agente responderá em ação de regresso, de forma Subjetiva pelo dano causado. Ou seja, neste caso, há que se demonstrar e analisar o dolo ou a culpa do agente.
b) Quais são as três responsabilidades que possui o servidor público? Requer resposta. Texto Multilinha. 
Resposta – Administrativa Civil e Penal. 
A responsabilidade civil decorrerá da condenação da Administração Pública a indenizar terceiros por danos causados pelo servidor, uma vez provado que este tenha agido com dolo ou culpa artigo 37, § 6º, da Constituição Federal.
A responsabilidade penal decorrerá de atuação típica e antijurídica do servidor relacionada ao exercício de suas atribuições, comprovada através do devido processo legal no juízo penal.
A responsabilidade administrativa decorrerá da violação do servidor aos deveres e proibições inseridos nos respectivosestatutos.
(1 Ponto)

Mais conteúdos dessa disciplina