Buscar

ATIVIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 4 - Psicologia Social I
Exercícios
1) No início da Era Moderna, a psicologia social nas universidades da América Latina foi fortemente influenciada pela forma psicológica dominante de psicologia social da América do Norte [...] Essa é uma situação que agora está começando a se reverter, na medida em que a psicologia social está se fortificando mais na Europa e a hegemonia da língua inglesa como veículo de publicação em psicologia social está sendo desafiado pela literatura florescente, em psicologia social, nos idiomas latino-americanos (FARR, 1996). Assinale a alternativa correta.
a) Segundo Farr (1994), existem duas formas diferentes de leitura e abordagem da psicologia social: psicologia social psicológica e psicologia social sociológica. 
b) As formas psicológicas de psicologia social reduzem as explicações do coletivo e do social a leis individuais.
c) As formas sociológicas de psicologia social refletem a relação entre o individual e o coletivo. Buscam uma superação desta dicotomia, não reduzindo as explicações da psicologia social ao individual, nem tampouco ao coletivo.
d) As alternativas A, B e C estão corretas.
e) As alternativas A, B, C e D estão incorretas. 
2) Uma característica marcante do desenvolvimento entre nós, pesquisadores latinos, da Psicologia Social Latino Americana é que ele se deu em resposta a necessidades sociais concretas: movimentos sociais, democracia, modernização, identidade nacional, participação política, comportamento eleitoral, consciência política, conflito, negociação, alienação, dependência, liderança, tortura, nacionalismo, internacionalismo, autoritarismo, movimentos ecológicos e ambientalistas, luta de classes, meios de comunicação de massa (com a sua influência sobre decisões políticas), participação do papel da mulher e socialização política de crianças e adolescentes (Ardila, 1996). Para você(s) quais são as principais diferenças entre a Psicologia Social Norte Americana e a Psicologia Social Latino Americana. Comente. 
A Psicologia Social Latino se opõe a experimentação e a quantificação no sentido metodológico, se preocupa com as relações política sociais e entende o indivíduo como um ser social coletivo, considerando a cultura, os mitos e rituais latino-americanos. Já a Psicologia Social Norte Americana defende a experimentação e a quantificação como método de pesquisa levando para um lado mais cientificista onde o indivíduo aqui é entendido como independente das relações sociais e do contexto social que o cerca.

Continue navegando