Buscar

Crimes Cibernéticos - Prova IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Crimes Cibernéticos (16798)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:653179) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26051886
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Todo o trabalho executado pelas equipes forenses relacionadas têm seu trabalho culminado com a execução do laudo pericial sobre a análise realizada sobre a prova, seja ela sobre um arquivo digital, um celular ou um computador, ou qualquer outro elemento digital ou ainda da internet. A importância de um laudo profissional é fundamental, principalmente traduzindo as questões da Tecnologia de informação (TI) para as pessoas que não são especialistas na área como juízes e outros profissionais. Disserte sobre o laudo pericial em forense computacional.
	Resposta Esperada:
Os laudos periciais em cibercrimes são muito importantes, pois materializam o intangível, o virtual. Conseguem trazer a materialidade das provas do mundo virtual, do mundo digital, pois muitos são usuários da tecnologia se beneficiando apenas do que é proporcionado pela tela do computador, do smartphone, IoT ou da tela do carro.
Os laudos trazem a materialidade para os investigadores criminais e suas operações, ou para a judicialização do caso, se assim for comprovado o crime ou sua participação.
O laudo é o documento que traduz e formaliza as provas recolhidas pelo perito a respeito do fato litigioso ou da suspeita. Como estamos falando de crimes cibernéticos, na elaboração do laudo de análises que envolvem os equipamentos de TI, celulares e memórias de armazenamento, ou sites, mensagens eletrônicas e outros meios digitais, o perito cibernético deve também utilizar uma linguagem simples, sem muitos termos técnicos da área de TI, para que o laudo possa ser compreendido por pessoas não especialistas em TI.
O laudo é um documento oficial, as instituições oficiais ou privadas sempre possuem uma referência padrão para execução.
Em um laudo, devem constar os principais procedimentos realizados, incluindo as técnicas utilizadas para preservar, extrair e analisar o conteúdo das mídias digitais.
O laudo forense computacional é constituído, basicamente, pelas seguintes seções:
? Preâmbulo: identificação do laudo.
? Histórico (opcional): fatos anteriores e de interesse ao laudo.
? Material: descrição detalhada do material examinado no laudo.
? Objetivo: objetivo do laudo.
? Considerações técnicas/periciais (opcional): conceitos e informações relacionados ao exame pericial realizado, que podem ser importantes para o entendimento do laudo.
? Exames: parte descritiva e experimental do laudo.
? Respostas aos quesitos/conclusões: resumo objetivo dos resultados obtidos nos exames.
	2.
	Os crimes cibernéticos têm crescido muito nos últimos anos, e vemos surgir vírus de computadores, spams, roubo de informações particulares, roubos de senha, entre outros crimes. Uma das grandes dificuldades de tratar os crimes cibernéticos está na dificuldade de os países desenvolverem leis que tratem e definam melhor os crimes cibernéticos. Considerando isso, disserte sobre a legislação e o crime cibernético.
	Resposta Esperada:
*Um dos principais entraves na legislação sobre o cibercrime é que, muitas vezes, os criminosos estão em um país e as vítimas, em outros.
*Os crimes cibernéticos têm introduzido novos termos nos meios jurídicos, muitos provenientes das terminologias ligadas à área da informática.
*Muitas vezes, um analista forense identifica um malware em uma prova, mas devido às diversas formas de "camuflagem" do malware, fica difícil descobrir a origem, principalmente pelos diversos provedores que percorreu até infectar o computador arrestado como prova e que está na frente do perito.
*O Brasil, com suas propostas inovadoras e projetos de lei, estão cada vez mais próximos da realidade da Era da Informação.
*É muito importante para o combate ao cibercrime que os países estabeleçam protocolos e padrões de combate de forma integrada, e com a ação de todos, pois os cibercriminosos não têm fronteira de ação, já que o mundo de ação deles é virtual.
*A Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, considerada o "Marco Civil da Internet", surgiu da necessidade de regular as relações sociais e comportamentos referentes ao uso da internet.
*A Lei nº 12.737, de 30 de novembro de 2012, também conhecida como "Lei Carolina Dieckmann", promoveu alterações no Código Penal Brasileiro, trazendo uma luz aos meios jurídicos com relação aos crimes cibernéticos, tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais