Buscar

Economia Política: Teorias e Conceitos


Continue navegando


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Economia Política (SES48)
	Avaliação:
	Avaliação I 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na teoria de Karl Marx, a riqueza das sociedades é resultado de uma coleção de mercadorias. As mercadorias são definidas como objetos produzidos para atender determinadas necessidades através do marketing. No sistema capitalista, cada mercadoria possui valor de uso e valor de troca. Sobre esses valores, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O valor de troca se refere à quantidade de valores de uso de uma mercadoria em relação a outra mercadoria.
	 b)
	O valor de uso corresponde a uma relação de trabalho que muda constantemente no tempo e no espaço.
	 c)
	O valor de troca realiza-se somente no uso ou no consumo e constitui o conteúdo material da riqueza.
	 d)
	Todo trabalho é dispêndio de força de trabalho do homem no sentido fisiológico e gera o valor de uso na mercadoria.
	2.
	As notícias que abrangem a Economia, de modo geral, giram em torno de temas diversos, como negócios, investimentos, finanças, carreira, Imposto de Renda, cotações de Bolsas, moedas, índices econômicos, inflação, juros, globalização, PIB, nível de emprego, salários, consumidor, mercado financeiro, dólar, investimentos, posicionamento de empresários, finanças pessoais, crises econômicas, entre outros. Sobre o conceito de Economia, analise as afirmativas a seguir:
I- A Economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, a fim de garantir as necessidades humanas e da sociedade.
II- A Ciência Econômica, assim como a Ciência Administrativa, procura desmistificar os fundamentos da microeconomia e macroeconomia na sociedade contemporânea.
III- A Economia enquanto ciência pura, positiva e normativa procura estudar e analisar recursos financeiros, utilizando todas as pesquisas, gráficos e possibilidades de experimentos laboratoriais.
IV- Como ciência não controversa, a Economia, no entanto, é complexa e ao mesmo tempo relevante, visto que procura responder sobre todos os aspectos de bens, serviços e de consumo da sociedade capitalista.
V- A Economia positiva, enquanto ciência, estuda o funcionamento do sistema econômico, por isso também é chamada de normativa, pois interpreta os fatos econômicos e financeiros, desenvolvendo um juízo de valor sobre eles, mostrando o que de fato é e como está a sociedade economicamente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas III e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	3.
	Para Karl Marx, o capital é uma relação social que surge quando existe o dono dos meios de produção (máquinas, equipamentos e outros) chamado capitalista, e os proletariados, que vendem sua força de trabalho. No que se refere a esta relação, analise as sentenças a seguir:
I- Proprietários de riqueza utilizam a mão de obra dos proletariados para produzir mais riquezas.
II- Proprietário de riqueza distribui parte do lucro com os proletariados.
III- Defendem que através do volume de produção é necessário empregar mais trabalhadores.
IV- O lucro é uma fonte de acumulação de riquezas, tem que ser acumulado, gerando mais capital.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	A teoria do valor-trabalho e as teorias das vantagens comparativas foram elaborados pelo economista David Ricardo para explicar os custos produtivos e as questões de comércio internacional, respectivamente. Com essas análises, demonstrou que os conflitos de classe da época eram marcados pela oposição de interesses entre capitalistas e a classe operária, em um cenário com salários em elevação, no qual os lucros tendem a cair. Partindo desse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O valor de uma determinada mercadoria dependia do trabalho nela incorporado. As mercadorias sempre teriam preços proporcionais ao trabalho nelas incorporado.
(    ) O comércio internacional é impulsionado pela diferença da produtividade da mão de obra, pois as vantagens comparativas determinam o padrão de produção.
(    ) Sua preocupação era com relação à luta entre os proprietários de terras e os capitalistas, defendendo sempre os interesses da classe dos proprietários de terras.
(    ) A teoria do valor-trabalho depende de um cenário no qual a proporção capital e trabalho é a mesma em todas as fábricas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	O estudo da oferta e da demanda de um determinado produto é denominado de microeconomia, ou seja, quando um produto e o consumidor são analisados individualmente. Quando temos pouca procura por um determinado produto, consideramos que há pouca demanda. Com relação a estes conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preço de um determinado produto pode incentivar ou não a sua procura.
(    ) O valor de uso também é outro fator que interfere na procura de um produto.
(    ) A demanda por um produto aumenta quando o seu valor financeiro diminui.
(    ) A substituição de um produto não altera o preço do produto substituído.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	O pensador Karl Marx, em sua famosa obra o Capital, apresenta críticas ao capitalismo, com conceitos complexos, tais como: mais-valia, capital constante, capital variável, acumulação primitiva, ou seja, vários aspectos do modo de produção capitalista. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma destas críticas à economia política:
	 a)
	Produção e força de trabalho, capital mercadoria.
	 b)
	Relação-capital, acúmulo de produção.
	 c)
	O lucro e a relação de trabalho.
	 d)
	Proteção entre trabalhadores, produção capitalista.
	7.
	A lei da oferta estabelece a relação entre a demanda de um produto, a procura e a quantidade que é oferecida. A partir dela, é possível descrever o procedimento predominante dos consumidores na obtenção de bens e serviços, em função de quantidades e preços. No que se refere à lei da oferta, analise as sentenças a seguir:
I- É a quantidade de mercadoria que os vendedores oferecem de acordo com cada preço estipulado.
II- A quantidade ofertada de um produto aumenta à medida que o produto fica com o preço estabilizado.
III- A quantidade ofertada de um produto tem seu aumento à medida que o seu preço aumenta.
IV- É a quantidade de mercadoria oferecida com o aumento dos preços.
                                                                                                                                                
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	Na era do capitalismo industrial, o trabalho braçal do homem é substituído por máquinas. Esse modelo econômico ficou conhecido como liberal, cria táticas para expandir a produção e vencer a competição. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento do capitalismo depende também da produção em grande escala.
(    ) As mercadorias são produzidas e vendidas em grande quantidade, por um valor menor.
(    ) Produtos diferenciados são produzidos e possuem uma ótima aceitação no mercado de consumo.
(    ) A produção artesã realizada no capitalismo industrial possui maior rentabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V -V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	A Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos, ou melhor, é uma ciência social que estuda a administração, as aplicações e as alternativas dos recursos escassos e sua distribuição na sociedade. Sobre o significado de escassez, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O termo escassez em Economia é compreendido como o principal objeto de estudo, resume o impacto entre compra e venda, oferta e demanda, lucro e prejuízo, normativo e positivo na teoria econômica.
	 b)
	Escassez, nesses termos, em Economia, significa que a sociedade tem recursos limitados e não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam, denominando certa ausência, carência, falta de recursos.
	 c)
	Na origem etimológica, escassez diz respeito à falta de algo, deriva do termo (escass), que significa tudo que está em falta, em declínio, em relevo, em queda.
	 d)
	Provimento, excesso, riqueza, fartura são termos sinônimos de escassez, assim como abundância.
	10.
	Segundo o pensamento de Karl Marx, há duas divisões do trabalho inteiramente diversas: primeiro, existe a divisão social do trabalho, entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho e, segundo, há a divisão de trabalho entre trabalhadores, cada um dos quais executa uma operação parcial de um conjunto de operações que são, todas, executadas simultaneamente, cujo resultado é o produto social do trabalho coletivo. Baseado nesses pressupostos teóricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A divisão social do trabalho é uma condição necessária para a produção de mercadorias.
(    ) A divisão do trabalho no seio da produção capitalista pressupõe a distribuição dos meios de produção, do capital e do lucro, como princípio motivacional, por isso existe a divisão social dos lucros nas empresas.
(    ) A divisão do trabalho na produção é planejada, regulada e supervisionada pelo capitalista.
(    ) De acordo com as análises de Karl Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes sociais que se contrapõem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
Parte inferior do formulário