Buscar

LOGISTICA 4 0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LOGÍSTICA 4.0
Uma expressão que vem ganhando bastante destaque é “logística 4.0”, que se baseia na ideia da aplicação dos novos recursos tecnológicos para otimizar todos os processos logísticos.
Essa nova etapa do setor logístico traz mais velocidade, eficiência e redução de custos. Para você entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo explicando o conceito de logística 4.0 e suas características.
Logística 4.0: conceito
Devido ao avanço das tecnologias na indústria 4.0, os processos logísticos também tiveram que se atualizar. Com isso, surgiu a necessidade de uma cadeia de suprimentos eficiente, que fosse capaz de cumprir com as necessidades de entrega.
A logística 4.0 tem como meta cumprir com as necessidades básicas, investindo em tecnologia para ampliar o seu market share. O objetivo principal é utilizar os processos inovadores como aliados do crescimento organizacional.
A tendência é que todos os processos operacionais se tornem automatizados, auxiliando no aumento de produtividade e a eficácia de toda a operação. Para isso podem ser utilizados recursos como Computação em Nuvem, sistemas de gestão, Big Data e BI.
Principais tecnologias da logística 4.0
Com a implantação desse novo conceito, torna-se possível aplicar processos inovadores para interagir e otimizar toda a cadeia de produção. Agora que você entende melhor o que é logística 4.0, veja a seguir as soluções que podem ser utilizadas no setor:
· Internet das Coisas
Com a modernização da logística, a IoT apresenta grande relevância nos diversos trabalhos realizados no setor. Ela tem como função conectar equipamentos utilizados no dia a dia à internet.
Com a Internet das Coisas, alguns equipamentos já são capazes de funcionar de forma automatizada, seguindo apenas as orientações estipuladas pelos sistemas. Isso aumenta a produtividade e reduz custos operacionais, além de riscos com profissionais.
· Inteligência Artificial
Com a Inteligência Artificial é possível que uma máquina tome decisões automáticas durante os processos. Também é possível prever comportamentos e antecipar possíveis problemas do setor.
Essa tecnologia também pode garantir mais eficiência e rapidez nas atividades, diminuindo a chance de erros. Outra facilidade é que a IA dá a possibilidade de atender o cliente de forma personalizada, através da análise inteligente de dados.
· Cloud Computing
Os serviços de cloud computing estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas. A tendência é a virtualização dos serviços e, por conta disso, a cloud computing se tornou uma solução essencial, tanto para a logística como para a indústria 4.0.
Essa tecnologia 4.0 facilita o gerenciamento de informações, que permite coletar, armazenar e disponibilizar dados muito mais rápidos e seguros de qualquer lugar. Isso ajuda bastante as empresas do ramo logístico, por permitir que elas prestem serviços em diferentes localidades.
· Big Data
Outra tecnologia que pode ser implementada na logística 4.0 é o Big Data. Isso porque o setor trabalha com uma grande quantidade de informações e diversos dados importantes que não podem passar despercebidos.
Desse modo, o Big Data é um complemento muito importante para o setor logístico, a fim de que a empresa consiga ter uma visão mais estratégica de toda a cadeia produtiva.
· Digital twin
O conceito de digital twin está relacionado com uma versão digital de um produto, como um protótipo. É uma tecnologia que vem sendo explorada por diversos segmentos, inclusive a logística.
Nesse cenário, as fábricas podem criar os seus gêmeos digitais para avaliar as mudanças e ver a melhor logística dentro do espaço disponível. Assim, o planejamento logístico se torna muito mais eficiente.
· Machine learning
O machine learning, ou aprendizado da máquina, é um recurso que busca analisar informações de forma automática para a formação de modelos analíticos. Em outras palavras, permite que as máquinas aprendam automaticamente para que possam agir de forma autônoma.
Na logística, esse conceito pode aumentar a precisão de dados em relação aos estoques de segurança. Além de permitir ampliar a conectividade entre as atividades, também apresentam a função de manter a logística mais ágil, conectada e inteligente.
Como a logística 4.0 impacta os negócios?
O conceito de logística 4.0 engloba não apenas o uso de computadores, mas de softwares, ferramentas e aplicações em nuvem para proporcionar um melhor controle dos procedimentos. A operação logística está ligada à simplicidade de comunicação com o avanço dos meios tecnológicos.
Enfim, a logística 4.0 permite que as empresas tenham processos mais organizados e transparentes para os clientes. Para começar a aplicar essas tecnologias aos seus processos logísticos, é possível aderir a um sistema de gestão empresarial. Entenda mais sobre essa solução e os benefícios que ela pode trazer para seu negócio.

Continue navegando

Outros materiais