Buscar

TESTE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
1,5 PONTOS
	
	1a Questão (Ref.:201808339029)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Moral é uma palavra portuguesa que tem sua origem no latim cujo termo é ¿moralis¿, isto é, tudo que for relativo aos ¿mores¿ que, por sua vez, significa usos e costumes. Nesse caso, moral está associada ao procedimento de justiça, honestidade, probidade, integridade etc. O indivíduo que age moralmente é aquele que se conforma às regras baseadas nos bons costumes dados pelo grupo social, pela categoria profissional, pela corporação e pela ideia de correto posta pela sociedade num determinado tempo histórico. Portanto, segundo nossas aulas, é correto afirmar que a ética difere da moral por ser:
		
	 
	Uma disciplina filosófica cujo fim é investigar as condições do agir humano, distinguindo o certo do errado, voltada para a reflexão dos sentidos de justiça, liberdade, amizade etc.
	
	2a Questão (Ref.:201808650428)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A palavra ética vem do grego ethos. A Ética Socrática nasceu no berço da cultura ocidental, na Grécia Antiga. Expressões hoje usadas por todos nós, como ¿Só sei que nada sei¿ e ¿Conhece-te a ti mesmo¿, são de autoria de Sócrates, o pai da filosofia ocidental. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A ética e moral tem o mesmo significado.
	
	3a Questão (Ref.:201808098941)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro do seu bojo abarcasse condições legais e morais: Podemos afirmar que: A mais famosa, e importante obra de Max Webber, que trata inclusive de questões mencionadas no texto acima é:
		
	 
	A Ética protestante e o espírito do capitalismo
	
	4a Questão (Ref.:201808762218)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Tanto no ambiente organizacional, quanto nos outros ambiente da vida as ações humanas resultam em consequências ou fins que são atingidos. Ora esses fins são racionalmente planejados, ora aparecem como resultado de uma ação não pensada. Sobre esse tema, o sociólogo alemão Max Weber desenvolveu os conceitos de ética da convicção e ética da responsabilidade. Tendo esses conceitos como referências, julgue as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa correta.
		
	 
	Ética da convicção e ética da responsabilidade não são necessariamente excludentes num mesmo curso de ação. Porém, no mundo organizacional tende a prevalecer a ética da responsabilidade.
	
	5a Questão (Ref.:201808767902)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É o conjunto de predicados que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da própria espécie. Na empresa influencia diretamente suas decisões e seu jeito de ser, fazer e resolver as diferentes questões presentes em seu dia à dia. Este conceito se refere à:
		
	 
	Caráter.
	
	6a Questão (Ref.:201808698571)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Toda empresa tem característica próprias, formas de agir, tomar decisões, costumes e formas de negociações, que geralmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Dentre as alternativas, assinale a que está relacionada diretamente no processo de formação do caráter da empresa.
		
	 
	Somatório de cada componente da empresa, os iniciadores da empresa e a alta direção da empresa
	
	7a Questão (Ref.:201808643850)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Após um acidente ecológico. A empresa EXXON, decidiu submeter seus funcionários a exames de detecção do uso de drogas e álcool orientado sua filiais, respeitarem as leis de cada país. A decisão teve por objetivo:
		
	 
	Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus empregados.
	
	8a Questão (Ref.:201808643831)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Um padre alemão decide por sua própria conta e risco proteger uma família de judeus da perseguição nazista. A sua casa possuía um quarto que ficava embaixo da sala. A comunicação da sala para este quarto se dava por uma passagem secreta que, à primeira vista, parecia imperceptível. E como sobre esta passagem havia um tapete, ninguém imaginaria que ali embaixo estaria uma família. Como uma pessoa íntegra e veraz, que não mentia em hipótese alguma, o padre temia que, de alguma forma, alguém pudesse descobrir e delatar o que ele fazia. Infelizmente, um dia a Gestapo bateu à sua porta. Ao ele abrir, perguntaram à queima-roupa: Tem judeus na sua casa?"O que deveria o padre dizer? Podemos afirmar que estamos diante de um exemplo de :
		
	 
	Dilema ético
	
	9a Questão (Ref.:201808114890)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o conceito de sustentabilidade:
		
	 
	Relaciona-se com a responsabilidade, individual e coletiva, sobre o meio ambiente.
	
	10a Questão (Ref.:201811013259)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em Ecologia , qual é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento e a sobrevivência de determinados organismos.?
		
	 
	Habitat

Continue navegando