Buscar

FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR 2 AULA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR AULA 2 
 Organismos Internacionais e Processos de Integração
Introdução
As relações entre países se constroem a partir de uma multiplicidade de atos internacionais celebrados nas diversas áreas de interesse: política, cultural, científica, técnica, econômica, entre outras. As relações comerciais entre países igualmente resultam de atos internacionais, estabelecidos, de modo bilateral ou multilateral, para ordenar essas relações. Ao longo da história, o comércio desempenhou papeis diferentes, com uma importância variável no cenário internacional. Contudo, em todos os momentos, as trocas entre países desempenharam um papel importante na circulação e aumento da riqueza. Partindo desse pressuposto, após a 2ª Guerra Mundial intensificaram-se os esforços para a integração das economias e a promoção do desenvolvimento através do comércio.
Atividade
Questão 1: Considerando os acordos celebrados pelo Brasil nas áreas econômica e comercial, associe os órgãos e acordos citados com as atividades desempenhadas pelo governo brasileiro na administração do comércio exterior. Associe: OMC, FMI, Banco Mundial - BM, Unctad - UN
(FMI) Problemas de um país para honrar os pagamentos internacionais
(OMC) Prática de dumping
( BM ) Financiamento a projetos de apoio a comunidades carentes
( UN ) Lista de produtos exportados por países em desenvolvimento com redução de tarifas
(OMC) Barreiras não tarifárias à importação
	 1a Questão
	Qual das cláusulas dos acordos e tratados internacionais estudadas que confere o mesmo benefício aos países signatários deste mesmo acordo?
		
	 
	Cláusula da Nação Mais Favorecida.
	 2a Questão
	
	De acordo com os processos administrados pela OMC. Como podemos definir o GATT?
		
	 
	Tributos no comércio exterior de um país.
	
Explicação: Cria tributos.
	 3a Questão
	
	Visando desenvolver e estimular a economia de certas regiões, observamos diversos processos de integração que começaram a surgir após a Segunda Guerra mundial. Entre eles podemos citar:
		
	 
	União Européia e Mercosul.
	
Explicação: Blocos econômicos que visam promover e facilitar o comércio de suas regiões são Mercosul e Comunidade Européia.
	
	 4a Questão
	
	Quando nos referimos ao conjunto de leis, de práticas e de relações de um país no comércio internacional, estamos comentando sobre o comércio exterior desse país com o resto do mundo. Considerando o Brasil como país exportador, ao discutirmos sobre as regras das exportações brasileiras de commodities para a China, estamos nos referindo ao comércio:
 
	 
	exterior brasileiro.
	
Explicação: As regras de exportações brasileiras são relativas ao comércio exterior.
	
	 5a Questão
	
	Os defensores do protecionismo alegam que ele serve à proteção da indústria nacional, enquanto os livre-cambistas alegam que ele torna as empresas ineficientes, pela ausência de competição. A OMC ¿ Organização Mundial de Comércio, em princípio contra a doutrina protecionista, admite, no entanto, a interposição de barreiras comerciais, pelo governo, nos casos de:
		
	 
	proteção da indústria nascente e risco de dano à economia local por práticas desleais de comércio
	
Explicação: A OMC entende o livre comércio leva ao aumento da atividade econômica dos países e ao aumento da capacidade competitiva (tecnológica, gerencial, entre outras) das empresas em geral. O resultado final é maior eficiência das economias, como um todo. Reconhece, no entanto, que as indústrias nascentes, especialmente em países em desenvolvimento, ainda não têm capacidade competitiva, cabendo certos graus de proteção. A prática de comércio desleal, por ferir ao princípio do livre comércio deve ser combatida.
	 6a Questão
	
	Qual afirmativa abaixo NÃO é considerada uma exceção à Cláusula da Nação Mais Favorecida
		
	 
	Qualquer vantagem, favor, privilégio ou imunidade concedida por uma parte contraente a um produto originário de outro país ou a destinado será imediata e incondicionalmente extensiva a outros produtos similares originários dos territórios de qualquer outra parte contraente ou a elas destinadas
	
Explicação: Qualquer vantagem, favor, privilégio ou imunidade concedida por uma parte contraente a um produto originário de outro país ou a destinado será imediata e incondicionalmente extensiva a outros produtos similares originários dos territórios de qualquer outra parte contraente ou a elas destinadas. Esta é a definição da Cláusula de Nação Mais Favorecida.
	 7a Questão
	
	Qual o principal objetivo da Organização Mundial do Comércio?
		
	 
	Promover a liberalização e o aumento do comércio internacional
	
Explicação: O dumping desestimula o comércio internacional. Financiar projetos de apoio à regiões carentes é objetivo do Banco Mundial. Financiar desequilíbrios do Balaço de Pagamentos é função do FMI ¿ Fundo Monetário Internacional. Arbitrar controvérsias comerciais entre empresas é atividade desempenhada pela CCI - Câmara de Comércio Internacional.
	
	 8a Questão
	
	No comércio internacional quando tratamos da compra e venda de mercadorias, observamos players distintos no cenário. As empresas brasileiras que vendem suas mercadorias às empresas estrangeiras são chamadas:
		
	 
	Exportadoras
	
Explicação: As empresas que vendem seus produtos para empresas no exterior são chamadas Exportadoras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando