Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Eliel de Lima Reis (3011232)
	
	Disciplina:
	Fundamentos Filosóficos do Direito (16784)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:651564) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25566267
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A atitude filosófica é o que constitui o comportamento permanente do filósofo, que busca o rompimento com a mera aparência das coisas, tendo, portanto, uma permanente atitude crítica. Disserte sobre a atitude filosófica.
	Resposta Esperada:
É a atitude ou forma de raciocínio própria do filósofo, que permite um distanciamento acerca do fato ou fenômeno estudado de maneira intencional e consciente.
	2.
	A Teoria Crítica, elaborada por pensadores vinculados à chamada Escola de Frankfurt, na primeira metade do século XX, buscou construir novas concepções capazes de colocar em questão o positivismo, entendendo que o saber possui uma finalidade emancipadora. Pode-se afirmar que a Teoria Crítica deslocou a questão do saber para a esfera do poder? Por que? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
A Teoria Crítica discute exatamente a finalidade do conhecimento demonstrando que os postulados do positivismo científico, destacadamente o da neutralidade científica, é falacioso, ou seja, não é uma verdade, uma vez que o conhecimento é um instrumento de poder. Ao ter como finalidade instrumentalizar a sociedade para a emancipação social, aproxima saber e poder de forma eticamente adequada.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina