Buscar

Questionário_Cadernos de Exercícios I, II e III- Organizações Públicas e Legislação -final

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Questionário dos Cadernos de Exercício: I, II E III.
Felipe Coutinho de Paula-202004234129
Trabalho da disciplina de Organizações Públicas e Legislação
 Tutora: Profª. Ilana Alo Cardoso Ribeiro
Rio de Janeiro
2020
QUESTÕES DO CADERNO DE EXERCÍCIO I:
Questão 1: (SEFAZ/RS) 2018 - CESPE/CEBRASPE) O direito administrativo é formado por muitos conceitos, princípios, elementos, fontes e poderes. As principais fontes formais do direito administrativo, segundo a doutrina majoritária, são:
a) Os princípios gerais de direito, a jurisprudência, a lei e os atos normativos da administração.
b) Os costumes, a lei e os atos normativos da administração.
c) A Constituição, a lei e os costumes.
d) A doutrina, a jurisprudência e a Constituição.
e) A Constituição, a lei e os atos normativos da administração pública.
Resposta: As principais fontes formais do direito administrativo, segundo a doutrina majoritária, são a Constituição, a lei e os atos normativos da administração pública (resoluções, portarias, regimentos e etc.), bem como, parcialmente, a jurisprudência. 
Questão 2: (FGV - 2015 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XVII - Primeira Fase) O Estado X publicou edital de concurso público de provas e títulos para o cargo de analista administrativo. O edital prevê a realização de uma primeira fase, com questões objetivas, e de uma segunda fase com questões discursivas, e que os 100 (cem) candidatos mais bem classificados na primeira fase avançariam para a realização da segunda fase. No entanto, após a divulgação dos resultados da primeira fase, é publicado um edital complementar estabelecendo que os 200 (duzentos) candidatos mais bem classificados avançariam à segunda fase e prevendo uma nova forma de composição da pontuação global. Nesse caso:
a) A alteração não é válida, por ofensa ao princípio da impessoalidade, advindo da adoção de novos critérios de pontuação e da ampliação do número de candidatos na segunda fase. 
b) A alteração é válida, pois a aprovação de mais candidatos na primeira fase não gera prejuízo aos candidatos e ainda permite que mais interessados realizem a prova de segunda fase. 
c) A alteração não é válida, porque o edital de um concurso público não pode conter cláusulas ambíguas.
d) A alteração é válida, pois foi observada a exigência de provimento dos cargos mediante concurso público de provas e títulos.
Resposta: Conforme previsto no Art. 37, da CF/88- A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência  
Questão 3: (FGV-2019-OAB- Exame de Ordem Unificado XXIX- Primeira Fase) Luciana, imbuída de má-fé, falsificou documentos com a finalidade de se passar por filha de Astolfo (recentemente falecido, com quem ela não tinha qualquer parentesco), movida pela intenção de obter pensão por morte do pretenso pai, que era servidor público federal. Para tanto, apresentou os aludidos documentos forjados e logrou a concessão do benefício junto ao órgão de origem, em março de 2011, com registro no Tribunal de Contas da União, em julho de 2014. Contudo, em setembro de 2018, a administração verificou a fraude, por meio de processo administrativo em que ficou comprovada a má-fé de Luciana, após o devido processo legal. Sobre essa situação hipotética, no que concerne ao exercício da autotutela, assinale a afirmativa correta.
a) A administração tem o poder-dever de anular a concessão do benefício diante da má-fé de Luciana, pois não ocorreu a decadência. 
b) O transcurso do prazo de mais de cinco anos da concessão da pensão junto ao órgão de origem importa na decadência do poder-dever da administração de anular a concessão do benefício. 
c) O controle realizado pelo Tribunal de Contas por meio do registro sana o vício do ato administrativo, de modo que a administração não mais pode exercer a autotutela.
d) Ocorreu a prescrição do poder-dever da administração de anular a concessão do benefício, na medida em que transcorrido o prazo de três anos do registro perante o Tribunal de Contas.
Resposta: Segundo a Lei nº 9.784/99, “Artigo 54. O direito da administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé”.
Questão 4: (2006 - OAB-DF - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase) A distribuição de atribuições entre os vários órgãos integrantes do Ministério da Fazenda caracteriza:
a) Delegação de competências; 
b) Descentralização administrativa; 
c) Avocação administrativa;
d) Desconcentração administrativa.
Resposta: A desconcentração administrativa ocorre quando o Estado (Administração direta) cria órgãos públicos, por meio de lei, para desempenharem as funções típicas em benefício do interesse público, é uma repartição interna de competências.
Questão 5: (FGV-2011-OAB-Exame de Ordem Unificado-V-Primeira Fase) A estruturação da Administração traz a presença, necessária, de centros de competências denominados Órgãos Públicos ou, simplesmente, Órgãos. Quanto a estes, é correto afirmar que:
a) Possuem personalidade jurídica própria, respondendo diretamente por seus atos. 
b) Suas atuações são imputadas às pessoas jurídicas a que pertencem. 
c) Não possuem cargos, apenas funções, e estas são criadas por atos normativos do ocupante do respectivo órgão.
d) Não possuem cargos nem funções.
Resposta: Os órgãos públicos são as repartições internas do Estado, criados a partir da desconcentração administrativa, com a finalidade de desempenhar funções estatais, sendo despidos de personalidade jurídica. Ou seja, é o compartimento na estrutura estatal a que são cometidas determinadas funções, sendo integrado por agentes públicos que, quando as executam, manifestam a própria vontade do Estado.
Questão 6: O prefeito do município “P", conhecido como João do “P”, determinou que, em todas as placas de inauguração das novas vias municipais pavimentadas em seu mandato na localidade denominada “E” fosse colocada a seguinte homenagem: “À minha querida e amada comunidade “E”, um presente especial e exclusivo do João do “P”, o único que sempre agiu em favor de nosso povo!” O Ministério Público estadual intimou o Prefeito a fim de esclarecer a questão. Na qualidade de procurador do município, você é consultado pelo Prefeito, que insiste em manter a situação. Indique o princípio da Administração Pública que foi violado e por que motivo.
Resposta: Princípio da impessoalidade, respeitando o previsto no Art, 37 da CF/88- 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
QUESTÕES DO CADERNO DE EXERCÍCIO II: 
Questão 1: Atividade financeira é o conjunto de ações do Estado para obtenção da receita e a realização dos gastos para o atendimento das necessidades públicas. Explique quais são os meios pelos quais o Estado obtém receita (entrada pública). 
Resposta: Através dos tributos, venda de ativos (bens imóveis ociosos), venda de título nacional (receita de capital), operações de crédito, investimentos e empréstimos.
Questão 2 Na hipótese de o Brasil decretar estado de guerra, a CF oferece algumas formas de incrementar a receita federal, entre as quais não se inclui a criação de: 
a) impostos extraordinários por meio de lei ordinária e medida provisória. 
b) empréstimos compulsórios por meio de lei complementar. 
c) empréstimos compulsórios por meio de medidas provisórias.
d) impostos extraordinários por meio de lei ordinária. impostos extraordinários por meio de medidas provisórias.
Resposta: Em caso de conflito armado, a Constituição Federal, em seu artigo 148, inciso I[24], e o Código Tributário Nacional, artigo 15, inciso I[25],autorizam, além dos impostos extraordinários, a instituição, por lei complementar, de empréstimo compulsório com o fim de fazer frente aos gastos decorrentes de guerra externa.
Questão 3 Quando a Constituição da República Federativa Brasileira aponta que não haverá a incidência de um tributo sobre determinada circunstância fática ou jurídica, diz-se que se está diante de hipótese de: 
a) Alíquota zero. 
b) Não incidência expressa. 
c) Isenção de sede constitucional.
d) Imunidade.
e) Anistia. 
Resposta: Segundo o art. 150 da CF/88 o Art.150 “Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
II- instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos”;
Questão 4 A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é o principal instrumento regulador das contas públicas do País. Em virtude disso, as organizações públicas apresentam limitações que não são encontradas nas organizações privadas comerciais e industriais. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) a lei não prevê gastos com pessoal, pois são ilimitados. 
b) é permitido, no último ano de mandato, o aumento das despesas estabelecidas nos planejamentos orçamentários com contratação de pessoal. 
c) aqueles que descumprirem as regras da LRF serão punidos pelo Código Penal e pelas sanções previstas em lei. 
d) os objetivos econômicos e financeiros na gestão pública estão previstos no planejamento orçamentário anual, não havendo dessa forma nenhuma possibilidade de alteração no orçamento previsto.
e) a LRF sempre existiu e não trouxe nenhuma mudança institucional ou cultural no trato com o dinheiro público.
Resposta: Conforme a Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000 no Art. 73. As infrações dos dispositivos desta Lei Complementar serão punidas segundo o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal); a Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950; o Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967; a Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992; e demais normas da legislação pertinente.
Questão 5 A atividade financeira do Estado consiste em orçar, gerir e arrecadar recursos públicos. A respeito de cada uma dessas atividades:
a) o orçamento público no direito brasileiro é veiculado através de leis orçamentárias que, ante as características da generalidade, abstração e coercitividade, são de execução obrigatória. 
b) a lei orçamentária não admite qualquer participação popular, dado que sua proposta é de iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo.
c) a má gestão de recursos públicos pode implicar aos agentes públicos a imposição de multas e o ressarcimento do prejuízo causado ao erário, o que não alcança aos agentes privados
d) a atividade de arrecadação compete à Administração Tributária, sendo atribuição das Procuradorias dos Estados a inscrição em dívida ativa, conforme simetria federativa do que vigora na Administração Tributária Federal.
Resposta: Segundo o art. 24, da CF/88, no caso da cobrança da dívida ativa tributária (que se inicia com a inscrição da dívida ativa, ou seja, após a constituição definitiva do crédito) existe norma geral, que é a Lei nº. 6.830/80 (Lei de Execução Fiscal - LEF), dispondo sobre a “cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública e dá outras providências”.
A Lei de Execução Fiscal trata da Fazenda Pública, sendo a norma geral que rege a cobrança da dívida ativa, tributária ou não, fato esse, inclusive, confirmado em seu art. 1º.
Direito previdenciário
Questão 1
Para responder à questão, considere a Constituição Federal de 1988. São objetivos balizadores para o Poder Público na organização da seguridade social, dentre outros: I. Irredutibilidade do valor dos benefícios. II. Equidade na forma de participação no custeio. III. Diversidade da base de financiamento.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Resposta: Segundo o Art. 194 da CF/88- A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde,à previdência e à assistência social: IV-irredutibilidade do valor dos benefícios; V- eqüidade na forma de participação no custeio; VI-diversidade da base de financiamento;
Questão 2
É correto afirmar sobre os segurados do Regime Geral de Previdência:
a) O servidor público civil, ocupante de cargo efetivo da União, é excluído do Regime Geral de Previdência Social.
b) Quando amparado por Regime Próprio de Previdência Social, o servidor civil ocupante de cargo efetivo dos Municípios é excluído do Regime Geral de Previdência Social.
c) O Regime Próprio de Previdência Social é subsidiário ao Regime Geral de Previdência Social, podendo o servidor público civil optar pela filiação em qualquer deles.
d) O servidor civil ocupante de cargo ou emprego público em autarquias e fundações é filiado obrigatório do Regime Próprio de Previdência Social.
Resposta: Segundo o Art. 13, da Lei nº 9.876, de 26/11/1999- O servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, bem como o das respectivas autarquias e fundações, são excluídos do Regime Geral de Previdência Social consubstanciado nesta Lei, desde que amparados por regime próprio de previdência social." (NR)
"§ 1º Caso o servidor ou o militar venham a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdência Social, tornar-se-ão segurados obrigatórios em relação a essas atividades. "§ 2º Caso o servidor ou o militar, amparados por regime próprio de previdência social, sejam requisitados para outro órgão ou entidade cujo regime previdenciário não permita a filiação nessa condição, permanecerão vinculados ao regime de origem, obedecidas as regras que cada ente estabeleça acerca de sua contribuição."
Questão 3
É correto afirmar que “Somente com o desenvolvimento da sociedade industrial que vamos obter um salto considerável em matéria de proteção, com o reconhecimento de que a sociedade no seu todo deve ser solidária com seus incapacitados.”
Resposta: Sim, pois a partir de trabalho desenvolvido na sociedade industrial nas fábricas foi iniciada a abordagem de seguridade social.
Direito ambiental
Questão 1
"A" mantém em cativeiro, na sua casa, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente, oriundos de criadouro NÃO autorizado, dois espécimes de ave ameaçada de extinção apenas na região onde reside. Ele:
a) não pratica nenhum crime porque são aves nascidas em criadouros e não apreendidas no ambiente em que vivem.
b) não pratica nenhum crime porque são apenas dois espécimes.
c) não pratica nenhum crime porque as aves estão bem tratadas.
d) pratica crime ambiental com pena agravada porque a espécie está ameaçada de extinção.
e) pratica crime ambiental simples, porque a espécie está ameaçada de extinção apenas na região onde ocorreram os fatos.
Resposta: Ao indicar as espécies ameaçadas de extinção, as listas norteiam a aplicação de outras leis ambientais, como o caso de agravantes de penalidades na Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998)
Questão 2
"Licença ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental." Resolução CONAMA no 237/97 - Art. 1º II Acerca das regras relativas ao procedimento de licenciamento ambiental previstas na Resolução CONAMA no 237, de 19 de dezembro de 1997, analise as afirmações a seguir.
I - A concessão de licença ambiental a empreendimentos consideradoscausadores de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).
II - Compete ao CONAMA o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional.
III - Os prazos de validade constantes das licenças prévia e de instalação concedidas pelo órgão ambiental competente são improrrogáveis.
IV - As Licenças de Operação concedidas terão um prazo máximo de validade de 5 (cinco) anos.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
a) I
b) IV
c) I e III
d) I e IV
e) I, II e III
Resposta: Segundo a Resolução CONAMA no 237, de 19 de dezembro de 1997: Art. 3º- A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se-á publicidade, garantida a realização de audiências públicas, quando couber, de acordo com a regulamentação.
Questão 3
Explique o conceito de sustentabilidade segundo o Direito Ambiental Internacional.
Resposta: Diz respeito a possibilidade de desenvolvimento desde que haja a utilização do menor impacto ambiental possível, objetivando o futuro das próximas gerações.
“Sua definição mais difundida é aquela utilizada no relatório que a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou em 1987, intitulado Nosso futuro comum— também conhecido como Relatório Brundtland —segundo a qual trata-se de um desenvolvimento “que satisfaz às necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”. 
Direito Constitucional
Questão 1
É certo que as eleições para o Senado Federal, para as Assembleias Legislativas e para as Câmaras Municipais obedecerão:
a) o princípio da representação proporcional, majoritário e da representação proporcional, respectivamente.
b) o princípio majoritário, da representação proporcional e da representação proporcional, respectivamente.
c) o princípio da representação proporcional, da representação proporcional e majoritário, respectivamente.
d) o princípio majoritário.
e) o princípio da representação proporcional.
Resposta: Segundo a CF/88 – Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição. Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. Art.46.O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 
Questão 2
Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
a) Os analfabetos são inelegíveis.
b) A CF autoriza a criação de partido político de caráter regional, mas condiciona essa criação ao registro dos estatutos da agremiação política no TRE.
c) A lei que alterar o processo eleitoral e os casos de inelegibilidade terá aplicação imediata, por força do princípio da probidade administrativa.
d) A objeção de consciência é protegida constitucionalmente, podendo o cidadão invocá-la para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e para se recusar a cumprir prestação alternativa fixada em lei.
e) O estrangeiro residente no Brasil, por não ser cidadão brasileiro, não possui o direito de votar e de impetrar habeas corpus.
Resposta: Segundo o Art. 14 da CF/88:§ 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
Questão 3
Tendo em vista a disciplina constitucional sobre elegibilidade e partidos políticos, assinale a opção correta.
a) Se o indivíduo possuir capacidade eleitoral ativa (ser eleitor), automaticamente possuirá a capacidade eleitoral passiva (poder ser eleito).
b) Como pessoas jurídicas de direito privado, os partidos políticos estão dispensados de prestar contas, à justiça eleitoral, dos recursos que movimentam.
c) Para a configuração de domicílio eleitoral, não basta que o interessado mantenha vínculos políticos, comunitários ou familiares com o local pelo qual será candidato, sendo necessário que nele resida com animus definitivo.
d) Ninguém pode concorrer como candidato avulso, sem partido político, pois a capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária.
Resposta: Segundo o Art. 11 da CF/88: § 14. É vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que o requerente tenha filiação partidária. 
Questão 4
Nacionalidade e cidadania são a mesma coisa? Justifique a sua resposta.
Resposta: Não, Segundo José Afonso da Silva (2004, p. 344-345), “faz a diferenciação entre nacionalidade e cidadania: Aquela é vínculo ao território estatal por nascimento ou naturalização; esta é um status ligado ao regime político. Cidadania, já vimos, qualifica os participantes da vida do Estado, é atributo das pessoas integradas na sociedade estatal, atributo político decorrente do direito de participar no governo e direito de ser ouvido pela representação política. Cidadão, no direito brasileiro, é o indivíduo que seja titular dos direitos políticos de votar e ser votado e suas conseqüências. Nacionalidade é o conceito mais do que cidadania, e é pressuposto desta, uma vez que só o titular da nacionalidade brasileira pode ser cidadão. 
Direito previdenciárioQuestão 1Para responder à questão, considere a Constituição Federal de 1988.São objetivos balizadores para o Poder Público na organização da seguridade social, dentre outros: I. Irredutibilidade do valor dos benefícios. II. Equidade na forma de participação no custeio. III. Diversidade da base de financiamento.a)Apenas I.b)Apenas II.c)Apenas III.d)Apenas II e III.e)I, II e III.Questão 2Écorretoafirmar sobre os segurados do Regime Geral de Previdência:a)O servidor público civil, ocupante de cargo efetivo da União, é excluído do Regime Geral de Previdência Social.b)Quando amparado por Regime Próprio de Previdência Social, o servidor civil ocupante de cargo efetivo dos Municípios é excluído do Regime Geral de Previdência Social.c)O Regime Próprio de Previdência Social é subsidiário ao Regime Geral de Previdência Social, podendo o servidor público civil optar pela filiação em qualquer deles.d)O servidor civil ocupante de cargo ou emprego público em autarquias e fundações é filiado obrigatório do Regime Próprio de Previdência Social.Questão 3É correto afirmar que “Somente com o desenvolvimento da sociedade industrial que vamos obter um saltoconsiderável em matéria de proteção, com o reconhecimento de que a sociedade no seu todo deve ser solidária com seus incapacitados.” 
Direito ambientalQuestão 1"A" mantém em cativeiro, na sua casa, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente, oriundos de criadouro NÃO autorizado, dois espécimes de ave ameaçada de extinção apenas na região onde reside. Elea)não pratica nenhum crime porque são aves nascidas em criadouros e não apreendidas no ambiente em que vivem.b)não pratica nenhum crime porque são apenas dois espécimes.c)não pratica nenhum crime porque as aves estão bem tratadas.d)pratica crime ambiental com pena agravada porque a espécie está ameaçada de extinção.e)pratica crime ambiental simples, porque a espécie está ameaçada de extinção apenas na região onde ocorreram os fatos.Questão 2"Licença ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental."Resolução CONAMA no 237/97 -Art. 1o IIAcerca das regras relativas ao procedimentode licenciamento ambiental previstas na Resolução CONAMA no 237, de 19 de dezembro de 1997, analise as afirmações a seguir.I -A concessão de licença ambiental a empreendimentos considerados causadores de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).II -Compete ao CONAMA o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional.III -Os prazos de validade constantes das licenças prévia e de instalação concedidas pelo órgão ambiental competente são improrrogáveis.IV -As Licenças de Operação concedidas terão um prazo máximo de validade de 5 (cinco) anos.Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)a)Ib)IVc)I e IIId)I e IVe)I, II e IIIQuestão 3Explique o conceito de sustentabilidade segundo o Direito Ambiental Internacional.
Direito ConstitucionalQuestão 1É certo que as eleições para o Senado Federal, para as AssembleiasLegislativas e para as Câmaras Municipais obedecerão:a)o princípio da representação proporcional, majoritário e da representação proporcional, respectivamente.b)o princípio majoritário, darepresentação proporcional e da representação proporcional, respectivamente.c)o princípio da representação proporcional, da representação proporcional e majoritário, respectivamente.d)o princípio majoritário.e)o princípio da representação proporcional.Questão 2Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.a)Os analfabetos são inelegíveis.b)A CF autoriza a criação de partido político de caráter regional, mas condicionaessa criação ao registro dos estatutos da agremiação política no TRE.c)A lei que alterar o processo eleitoral e os casos de inelegibilidade terá aplicação imediata, por forçado princípio da probidade administrativa.d)A objeção de consciência é protegida constitucionalmente, podendo o cidadão invocá-la para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e para se recusar a cumprir prestação alternativa fixada em lei.e)O estrangeiro residente no Brasil, por não ser cidadão brasileiro, não possui o direito de votar e de impetrarhabeas corpus.Questão 3Tendo em vista a disciplina constitucional sobre elegibilidade e partidos políticos, assinale a opção correta.a)Se o indivíduo possuircapacidade eleitoral ativa (ser eleitor), automaticamente possuirá a capacidade eleitoral passiva (poder ser eleito).b)Como pessoas jurídicas de direito privado, os partidos políticos estão dispensados de prestar contas, à justiça eleitoral, dos recursosque movimentam.c)Para a configuração de domicílio eleitoral, não basta que o interessado mantenha vínculos políticos, comunitários ou familiares com o local pelo qual será candidato, sendo necessário que nele resida comanimusdefinitivo.d)Ninguém pode concorrer como candidato avulso, sem partido político, pois a capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária.Questão 4Nacionalidade e cidadania são a mesma coisa? Justifique a sua resposta�
Direito previdenciárioQuestão 1Para responder à questão, considere a Constituição Federal de 1988.São objetivos balizadores para o Poder Público na organização da seguridade social, dentre outros: I. Irredutibilidade do valor dos benefícios. II. Equidade na forma de participação no custeio. III. Diversidade da base de financiamento.a)Apenas I.b)Apenas II.c)Apenas III.d)Apenas II e III.e)I, II e III.Questão 2Écorretoafirmar sobre os segurados do Regime Geral de Previdência:a)O servidor público civil, ocupante de cargo efetivo da União, é excluído do Regime Geral de Previdência Social.b)Quando amparado por Regime Próprio de Previdência Social, o servidor civil ocupante de cargo efetivo dos Municípios é excluído do Regime Geral de Previdência Social.c)O Regime Próprio de Previdência Social é subsidiário ao Regime Geral de Previdência Social, podendo o servidor público civil optar pela filiação em qualquer deles.d)O servidor civil ocupante de cargo ou emprego público em autarquias e fundações é filiado obrigatório do Regime Próprio de Previdência Social.Questão 3É correto afirmar que “Somente com o desenvolvimento da sociedade industrial que vamos obter um saltoconsiderável em matéria de proteção, com o reconhecimento de que a sociedade no seu todo deve ser solidária com seus incapacitados.” 
Direito ambientalQuestão 1"A" mantém em cativeiro, na sua casa, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente, oriundos de criadouro NÃO autorizado, dois espécimes de ave ameaçada de extinção apenas na região onde reside. Elea)não pratica nenhum crime porque são aves nascidas em criadouros e não apreendidas no ambiente em que vivem.b)não pratica nenhum crime porque são apenas dois espécimes.c)não pratica nenhum crime porque as aves estão bem tratadas.d)pratica crime ambiental com pena agravada porque a espécie está ameaçada de extinção.e)pratica crime ambiental simples, porque a espécie está ameaçada de extinção apenas na região onde ocorreram os fatos.Questão 2"Licença ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental."Resolução CONAMA no 237/97 -Art. 1o IIAcerca das regras relativas ao procedimento de licenciamento ambiental previstas na Resolução CONAMA no 237, de 19 de dezembro de 1997, analise as afirmações a seguir.I -A concessão de licença ambiental a empreendimentos considerados causadores de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).II -Compete ao CONAMA o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional.III -Os prazos de validade constantes das licenças prévia e de instalação concedidas pelo órgão ambiental competente são improrrogáveis.IV -As Licenças de Operação concedidas terão um prazo máximo de validade de 5 (cinco) anos.Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)a)Ib)IVc)I e IIId)I e IVe)I, II e IIIQuestão 3Explique o conceito de sustentabilidade segundo o Direito Ambiental Internacional.
Direito ConstitucionalQuestão 1É certo que as eleições para o Senado Federal, para as AssembleiasLegislativas e para as Câmaras Municipais obedecerão:a)o princípio da representação proporcional, majoritário e da representação proporcional, respectivamente.b)o princípio majoritário, darepresentação proporcional e da representação proporcional, respectivamente.c)o princípio da representação proporcional, da representação proporcional e majoritário, respectivamente.d)o princípio majoritário.e)o princípio da representação proporcional.Questão 2Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.a)Os analfabetos são inelegíveis.b)A CF autoriza a criação de partido político de caráter regional, mas condicionaessa criação ao registro dos estatutos da agremiação política no TRE.c)A lei que alterar o processo eleitoral e os casos de inelegibilidade terá aplicação imediata, por forçado princípio da probidade administrativa.d)A objeção de consciência é protegida constitucionalmente, podendo o cidadão invocá-la para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e para se recusar a cumprir prestação alternativa fixada em lei.e)O estrangeiro residente no Brasil, por não ser cidadão brasileiro, não possui o direito de votar e de impetrarhabeas corpus.Questão 3Tendo em vista a disciplina constitucional sobre elegibilidade e partidos políticos, assinale a opção correta.a)Se o indivíduo possuircapacidade eleitoral ativa (ser eleitor), automaticamente possuirá a capacidade eleitoral passiva (poder ser eleito).b)Como pessoas jurídicas de direito privado,os partidos políticos estão dispensados de prestar contas, à justiça eleitoral, dos recursosque movimentam.c)Para a configuração de domicílio eleitoral, não basta que o interessado mantenha vínculos políticos, comunitários ou familiares com o local pelo qual será candidato, sendo necessário que nele resida comanimusdefinitivo.d)Ninguém pode concorrer como candidato avulso, sem partido político, pois a capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária.Questão 4Nacionalidade e cidadania são a mesma coisa? Justifique a sua resposta�
Direito previdenciárioQuestão 1Para responder à questão, considere a Constituição Federal de 1988.São objetivos balizadores para o Poder Público na organização da seguridade social, dentre outros: I. Irredutibilidade do valor dos benefícios. II. Equidade na forma de participação no custeio. III. Diversidade da base de financiamento.a)Apenas I.b)Apenas II.c)Apenas III.d)Apenas II e III.e)I, II e III.Questão 2Écorretoafirmar sobre os segurados do Regime Geral de Previdência:a)O servidor público civil, ocupante de cargo efetivo da União, é excluído do Regime Geral de Previdência Social.b)Quando amparado por Regime Próprio de Previdência Social, o servidor civil ocupante de cargo efetivo dos Municípios é excluído do Regime Geral de Previdência Social.c)O Regime Próprio de Previdência Social é subsidiário ao Regime Geral de Previdência Social, podendo o servidor público civil optar pela filiação em qualquer deles.d)O servidor civil ocupante de cargo ou emprego público em autarquias e fundações é filiado obrigatório do Regime Próprio de Previdência Social.Questão 3É correto afirmar que “Somente com o desenvolvimento da sociedade industrial que vamos obter um saltoconsiderável em matéria de proteção, com o reconhecimento de que a sociedade no seu todo deve ser solidária com seus incapacitados.” 
Direito ambientalQuestão 1"A" mantém em cativeiro, na sua casa, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente, oriundos de criadouro NÃO autorizado, dois espécimes de ave ameaçada de extinção apenas na região onde reside. Elea)não pratica nenhum crime porque são aves nascidas em criadouros e não apreendidas no ambiente em que vivem.b)não pratica nenhum crime porque são apenas dois espécimes.c)não pratica nenhum crime porque as aves estão bem tratadas.d)pratica crime ambiental com pena agravada porque a espécie está ameaçada de extinção.e)pratica crime ambiental simples, porque a espécie está ameaçada de extinção apenas na região onde ocorreram os fatos.Questão 2"Licença ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental."Resolução CONAMA no 237/97 -Art. 1o IIAcerca das regras relativas ao procedimento de licenciamento ambiental previstas na Resolução CONAMA no 237, de 19 de dezembro de 1997, analise as afirmações a seguir.I -A concessão de licença ambiental a empreendimentos considerados causadores de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).II -Compete ao CONAMA o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional.III -Os prazos de validade constantes das licenças prévia e de instalação concedidas pelo órgão ambiental competente são improrrogáveis.IV -As Licenças de Operação concedidas terão um prazo máximo de validade de 5 (cinco) anos.Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)a)Ib)IVc)I e IIId)I e IVe)I, II e IIIQuestão 3Explique o conceito de sustentabilidade segundo o Direito Ambiental Internacional.
Direito ConstitucionalQuestão 1É certo que as eleições para o Senado Federal, para as AssembleiasLegislativas e para as Câmaras Municipais obedecerão:a)o princípio da representação proporcional, majoritário e da representação proporcional, respectivamente.b)o princípio majoritário, darepresentação proporcional e da representação proporcional, respectivamente.c)o princípio da representação proporcional, da representação proporcional e majoritário, respectivamente.d)o princípio majoritário.e)o princípio da representação proporcional.Questão 2Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.a)Os analfabetos são inelegíveis.b)A CF autoriza a criação de partido político de caráter regional, mas condicionaessa criação ao registro dos estatutos da agremiação política no TRE.c)A lei que alterar o processo eleitoral e os casos de inelegibilidade terá aplicação imediata, por forçado princípio da probidade administrativa.d)A objeção de consciência é protegida constitucionalmente, podendo o cidadão invocá-la para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e para se recusar a cumprir prestação alternativa fixada em lei.e)O estrangeiro residente no Brasil, por não ser cidadão brasileiro, não possui o direito de votar e de impetrarhabeas corpus.Questão 3Tendo em vista a disciplina constitucional sobre elegibilidade e partidos políticos, assinale a opção correta.a)Se o indivíduo possuircapacidade eleitoral ativa (ser eleitor), automaticamente possuirá a capacidade eleitoral passiva (poder ser eleito).b)Como pessoas jurídicas de direito privado, os partidos políticos estão dispensados de prestar contas, à justiça eleitoral, dos recursosque movimentam.c)Para a configuração de domicílio eleitoral, não basta que o interessado mantenha vínculos políticos, comunitários ou familiares com o local pelo qual será candidato, sendo necessário que nele resida comanimusdefinitivo.d)Ninguém pode concorrer como candidato avulso, sem partido político, pois a capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária.Questão 4Nacionalidade e cidadania são a mesma coisa? Justifique a sua resposta�
Direito previdenciárioQuestão 1Para responder à questão, considere a Constituição Federal de 1988.São objetivos balizadores para o Poder Público na organização da seguridade social, dentre outros: I. Irredutibilidade do valor dos benefícios. II. Equidade na forma de participação no custeio. III. Diversidade da base de financiamento.a)Apenas I.b)Apenas II.c)Apenas III.d)Apenas II e III.e)I, II e III.Questão 2Écorretoafirmar sobre os segurados do Regime Geral de Previdência:a)O servidor público civil, ocupante de cargo efetivo da União, é excluído do Regime Geral de Previdência Social.b)Quando amparado por Regime Próprio de Previdência Social, o servidor civil ocupante de cargo efetivo dos Municípios é excluído do Regime Geral de Previdência Social.c)O Regime Próprio de Previdência Social é subsidiário ao Regime Geral de Previdência Social, podendo o servidor público civil optar pela filiação em qualquer deles.d)O servidor civil ocupante de cargo ou emprego público em autarquias e fundações é filiado obrigatório do Regime Próprio de Previdência Social.Questão 3É correto afirmar que “Somente com o desenvolvimento da sociedade industrial que vamos obter um saltoconsiderável em matéria de proteção, com o reconhecimento de que a sociedade no seu todo deve ser solidária com seus incapacitados.” 
Direito ambientalQuestão 1"A" mantém em cativeiro, na sua casa, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente, oriundos de criadouro NÃO autorizado, dois espécimes de ave ameaçada de extinção apenas na região onde reside. Elea)não pratica nenhum crime porque são aves nascidas em criadouros e não apreendidas no ambiente em que vivem.b)não pratica nenhum crime porque são apenas dois espécimes.c)não pratica nenhum crime porque as aves estão bem tratadas.d)pratica crime ambiental com pena agravada porque a espécie está ameaçada de extinção.e)pratica crime ambiental simples, porquea espécie está ameaçada de extinção apenas na região onde ocorreram os fatos.Questão 2"Licença ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental."Resolução CONAMA no 237/97 -Art. 1o IIAcerca das regras relativas ao procedimento de licenciamento ambiental previstas na Resolução CONAMA no 237, de 19 de dezembro de 1997, analise as afirmações a seguir.I -A concessão de licença ambiental a empreendimentos considerados causadores de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).II -Compete ao CONAMA o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional.III -Os prazos de validade constantes das licenças prévia e de instalação concedidas pelo órgão ambiental competente são improrrogáveis.IV -As Licenças de Operação concedidas terão um prazo máximo de validade de 5 (cinco) anos.Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)a)Ib)IVc)I e IIId)I e IVe)I, II e IIIQuestão 3Explique o conceito de sustentabilidade segundo o Direito Ambiental Internacional.
Direito ConstitucionalQuestão 1É certo que as eleições para o Senado Federal, para as AssembleiasLegislativas e para as Câmaras Municipais obedecerão:a)o princípio da representação proporcional, majoritário e da representação proporcional, respectivamente.b)o princípio majoritário, darepresentação proporcional e da representação proporcional, respectivamente.c)o princípio da representação proporcional, da representação proporcional e majoritário, respectivamente.d)o princípio majoritário.e)o princípio da representação proporcional.Questão 2Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.a)Os analfabetos são inelegíveis.b)A CF autoriza a criação de partido político de caráter regional, mas condicionaessa criação ao registro dos estatutos da agremiação política no TRE.c)A lei que alterar o processo eleitoral e os casos de inelegibilidade terá aplicação imediata, por forçado princípio da probidade administrativa.d)A objeção de consciência é protegida constitucionalmente, podendo o cidadão invocá-la para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e para se recusar a cumprir prestação alternativa fixada em lei.e)O estrangeiro residente no Brasil, por não ser cidadão brasileiro, não possui o direito de votar e de impetrarhabeas corpus.Questão 3Tendo em vista a disciplina constitucional sobre elegibilidade e partidos políticos, assinale a opção correta.a)Se o indivíduo possuircapacidade eleitoral ativa (ser eleitor), automaticamente possuirá a capacidade eleitoral passiva (poder ser eleito).b)Como pessoas jurídicas de direito privado, os partidos políticos estão dispensados de prestar contas, à justiça eleitoral, dos recursosque movimentam.c)Para a configuração de domicílio eleitoral, não basta que o interessado mantenha vínculos políticos, comunitários ou familiares com o local pelo qual será candidato, sendo necessário que nele resida comanimusdefinitivo.d)Ninguém pode concorrer como candidato avulso, sem partido político, pois a capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária.Questão 4Nacionalidade e cidadania são a mesma coisa? Justifique a sua resposta�
Direito previdenciárioQuestão 1Para responder à questão, considere a Constituição Federal de 1988.São objetivos balizadores para o Poder Público na organização da seguridade social, dentre outros: I. Irredutibilidade do valor dos benefícios. II. Equidade na forma de participação no custeio. III. Diversidade da base de financiamento.a)Apenas I.b)Apenas II.c)Apenas III.d)Apenas II e III.e)I, II e III.Questão 2Écorretoafirmar sobre os segurados do Regime Geral de Previdência:a)O servidor público civil, ocupante de cargo efetivo da União, é excluído do Regime Geral de Previdência Social.b)Quando amparado por Regime Próprio de Previdência Social, o servidor civil ocupante de cargo efetivo dos Municípios é excluído do Regime Geral de Previdência Social.c)O Regime Próprio de Previdência Social é subsidiário ao Regime Geral de Previdência Social, podendo o servidor público civil optar pela filiação em qualquer deles.d)O servidor civil ocupante de cargo ou emprego público em autarquias e fundações é filiado obrigatório do Regime Próprio de Previdência Social.Questão 3É correto afirmar que “Somente com o desenvolvimento da sociedade industrial que vamos obter um saltoconsiderável em matéria de proteção, com o reconhecimento de que a sociedade no seu todo deve ser solidária com seus incapacitados.” 
Direito ambientalQuestão 1"A" mantém em cativeiro, na sua casa, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente, oriundos de criadouro NÃO autorizado, dois espécimes de ave ameaçada de extinção apenas na região onde reside. Elea)não pratica nenhum crime porque são aves nascidas em criadouros e não apreendidas no ambiente em que vivem.b)não pratica nenhum crime porque são apenas dois espécimes.c)não pratica nenhum crime porque as aves estão bem tratadas.d)pratica crime ambiental com pena agravada porque a espécie está ameaçada de extinção.e)pratica crime ambiental simples, porque a espécie está ameaçada de extinção apenas na região onde ocorreram os fatos.Questão 2"Licença ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental."Resolução CONAMA no 237/97 -Art. 1o IIAcerca das regras relativas ao procedimento de licenciamento ambiental previstas na Resolução CONAMA no 237, de 19 de dezembro de 1997, analise as afirmações a seguir.I -A concessão de licença ambiental a empreendimentos considerados causadores de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).II -Compete ao CONAMA o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional.III -Os prazos de validade constantes das licenças prévia e de instalação concedidas pelo órgão ambiental competente são improrrogáveis.IV -As Licenças de Operação concedidas terão um prazo máximo de validade de 5 (cinco) anos.Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)a)Ib)IVc)I e IIId)I e IVe)I, II e IIIQuestão 3Explique o conceito de sustentabilidade segundo o Direito Ambiental Internacional.
�
� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/"����
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Questionário do s Exercícios Propostos- Aulas I, II e III.
Felipe Coutinho de Paula-202004234129
Trabalho da disciplina Organizações Públicas e Legislação
 	 Tutora: Profª. Ilana Alo Cardoso Ribeiro
Rio de Janeiro
2020

Continue navegando