Buscar

gabarito av2 fundamentos da economia 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O processo de ajuste preciso entre os objetivos da política econômica e os efeitos sobre as variáveis macroeconômicas e, em conjunto, sobre toda a sociedade, é uma das grandes preocupações das autoridades monetárias. Sabendo disso, considere a seguinte situação:
D, país cuja moeda é o $d, é temporariamente liderado, na área de relações exteriores, por sua vice-presidente, Joana. Ela reuniu-se com os países E, F e G, com o objetivo de integrar-se à área comercial formada por eles. Na ocasião, Joana também convidou para este esforço comum o presidente do país H, cuja moeda é o $h.
Assim, a partir do seu conhecimento adquirido e da situação exposta, assinale a opção que apresenta a afirmação correta.
Escolha uma opção:
a. Caso o país H decida juntar-se ao mercado comum, porém mantendo um regime de câmbio fixo para sua economia, temos que o aumento na oferta do $d tenderá a expandir o volume das demais moedas mantidas como reservas no banco central de H.
b. Se por algum momento, a moeda do país F desvalorizar (mantidas constantes as demais variáveis) é fortemente provável que os demais países percebam um aumento expressivo na importação de bens e serviços.
c. Caso o país D passe a integrar o mercado comum, pode-se afirmar que a contração na oferta da moeda $d irá, sob regime de câmbio fixo, desestimular as decisões de investimento produtivo naquele país.
d. A contração monetária em um país não afeta as relações de juros e investimentos nos outros países.
e. Se os países E, F e D mantêm um regime cambial baseado em taxas fixas, conservando as demais variáveis constantes, temos que eventuais surtos de exportação nestes países trarão como consequência a desvalorização do $h. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Caso o país D passe a integrar o mercado comum, pode-se afirmar que a contração na oferta da moeda $d irá, sob regime de câmbio fixo, desestimular as decisões de investimento produtivo naquele país..
Questão 2
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Suponha que o Banco Central de um pequeno país africano havia determinado, há alguns anos, que o limite mínimo de depósitos compulsórios a ser mantido pela rede bancária deveria ser de 10% deles. Considere que não houve variação de preços nem qualquer outra variável que afetasse a economia nesse período. Se a quantidade de moeda retida nos bancos é de $ 1 bilhão, qual será o montante de recursos adicionais liberados para a circulação, caso o limite de depósitos compulsórios seja alterado para 13%?
Escolha uma opção:
a. Serão retidos $ 300 milhões. 
b. Seráliberado $ 1,3 bilhão.
c. Serão liberados $ 130 milhões.
d. Serão liberados $ 300 milhões.
e. É impossível expressar a resposta sem conhecermos a taxa de redesconto do Banco Central.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Serão retidos $ 300 milhões..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia a situação fictícia a seguir.
O país X é uma nação da Ásia menor, independente desde o ano de 1991, cuja moeda é o $xx. Suponha que o seu primeiro-ministro, em conjunto com o presidente do país Y, o presidente do país Z e suas respectivas autoridades monetárias, decidiram intensificar suas relações comerciais e financeiras, em um esforço comum de comércio. Considere que estes três países realizam 100% de suas transações comerciais e financeiras entre si.
Deste modo, a partir dos seus conhecimentos adquiridos e do trecho lido, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Se o presidente de Y decidir manter fixa a taxa de câmbio de seu país e reduzir impostos, com tudo o mais constante, tenderá a desacumular $xx e recursos em moeda do país Z.
b. O aumento dos gastos do país X, mantido tudo o mais constante, desfavorece os exportadores de Z.
c. Se Y mantiver o câmbio fixo e lançar impostos de importação dos bens fabricados nos demais países, espera-se que haja um aumento na demanda pela moeda de X.
d. A flexibilização do câmbio da moeda do país Y e a redução de sua oferta não afeta as relações comerciais no país Z.
e. Caso o presidente do país Y eleve as despesas do seu governo, haverá redução na demanda pelo $xx, do país X. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Se o presidente de Y decidir manter fixa a taxa de câmbio de seu país e reduzir impostos, com tudo o mais constante, tenderá a desacumular $xx e recursos em moeda do país Z..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O estudo a respeito do desemprego e suas relações com a macroeconomia engloba os conceitos de taxa de desemprego e de força de trabalho, que se relacionam entre si. Suponha que um país, que possui 20 milhões de habitantes e 52% deles compõem sua força de trabalho, composta por 60% de homens, tem cerca de 4,2 milhões de desempregados, sendo 50% do sexo feminino. Há quantas mulheres efetivamente empregadas nessa economia?
Escolha uma opção:
a. 8 milhões.
b. 10 milhões.
c. 2,1 milhões. 
d. 4,16 milhões.
e. 10,4 milhões.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 4,16 milhões..
Questão 5
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No estudo da contabilidade nacional, ou contabilidade social, um ramo da Macroeconomia destinado a investigar as relações de produção e consumo de bens e serviços que constituem a formação dos chamados agregados macroeconômicos, quais sejam, produto, renda e despesa, você observa que a síntese dessas análises está consignada na chamada identidade fundamental macroeconômica, que coloca a geração do produto como resultado da interação entre diferentes variáveis. A respeito deste conceito e de seus desdobramentos, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. em economias com governo, em que há incidência de impostos, a renda disponível será sempre igual à renda total.
b. não há relação entre taxa de juros e investimento, pois os juros não interferem no investimento.
c. todas as opções estão corretas.
d. em economias fechadas, o saldo de exportações líquidas será sempre positivo.
e. o investimento é determinado pela taxa de juros e medido pela variação planejada de estoques e formação de capital fixo. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: o investimento é determinado pela taxa de juros e medido pela variação planejada de estoques e formação de capital fixo..
Questão 6
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sabe-se que a moeda e os títulos possuem determinadas características em relação a algumas variáveis. Dentre elas, cabe citar o grau de liquidez e do perfil de demanda dos agentes, em especial pela moeda. Efetivamente, cada um desses ativos possui determinados elementos diferenciais que podem condicioná-los a serem mais ou menos demandados conforme o comportamento dos agentes e suas preferências face a variações da conjuntura econômica, positivas ou negativas.
Considerando-se, portanto, as diferenças entre moeda e títulos e a demanda por moeda, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. A demanda precaucional por moeda iguala-se ao conceito de demanda especulativa.
b. A demanda por moeda é sempre transacional.
c. Oscilações das conjunturas econômica e social não alteram a demanda precaucional por moeda em virtude de seu grau de liquidez.
d. A demanda especulativa por moeda é afetada pela taxa de juros, que remunera os títulos em circulação no mercado monetário. 
e. Moeda e títulos sempre têm o mesmo perfil de demanda, pois possuem o mesmo grau de liquidez.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A demanda especulativa por moeda é afetada pela taxa de juros, que remunera os títulos em circulação no mercado monetário..
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considere os seguintes pressupostos sobre a Curva de Phillips:
faz alusão ao curto prazo
e ao longo prazo, de modo que há diferentes relações entre as variáveis da inflação e do desemprego dentro destes dois horizontes temporais;
no gráfico, a taxa de desemprego está alocada no eixo horizontal e a taxa de inflação, no eixo vertical.
Com base no enunciado e no que você aprendeu, assinale a opção correta.
 
Escolha uma opção:
a. Em curto prazo, a oferta de bens e serviços sempre acompanha as flutuações da demanda. 
b. Em curto prazo, não há elementos que possam impactar a demanda.
c. A taxa de inflação nunca reage a mudanças na oferta de bens, mantida a demanda constante.
d. A variação de preços em longo prazo tende a ser sempre negativa.
e. Em longo prazo, são iguais as variações esperadas na taxa de inflação e as variações reais.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Em longo prazo, são iguais as variações esperadas na taxa de inflação e as variações reais..
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A chamada teoria keynesiana, fomentada a partir dos estudos do economista John Maynard Keynes (1883-1946) e consagrada em sua obra Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (1936), propôs a reflexão sobre uma série de problemas das economias modernas, em especial, o desemprego e o papel do Estado. Na obra citada, Keynes discute vários pontos da chamada economia clássica e sua aplicação na conjuntura econômica do período.
LOPES, Luiz Martins; VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval (orgs). Manual de Macroeconomia – Básico e Intermediário. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Tendo por base os pressupostos da teoria clássica, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Sem regulação estatal, a economia não se conduz automaticamente ao pleno emprego.
b. A existência do desemprego involuntário é incompatível com a livre regulação do mercado.
c. É necessária a intervenção estatal para incentivar a alocação dos desempregados involuntários. 
d. A oferta não tem condições de gerar a sua própria procura.
e. O Estado não deve atuar apenas no sentido de preservar a estabilidade dos contratos.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A existência do desemprego involuntário é incompatível com a livre regulação do mercado..
Questão 9
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Suponha a existência de um pequeno país com economia aberta, isto é, que efetua transações com o resto do mundo. Nestas transações, esse país comprou R$ 300 milhões em recursos minerais no exterior e outros R$ 30 milhões em seguros-viagem com operadoras no exterior. Turistas gastaram R$ 35 milhões em serviços de consultoria especializada; R$ 40 milhões foram enviados ao exterior na forma de ajudas humanitárias e outros R$ 18 milhões foram recebidos do exterior, sendo estes valores os salários de habitantes desse país no estrangeiro.
Mantendo-se constantes as outras variáveis, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. o superávit na balança de serviços é de R$ 65 milhões.
b. não há lançamentos na forma de transferências unilaterais.
c. o saldo na balança de serviços é superavitário, no valor de R$ 5 milhões. 
d. a conta de donativos é deficitária na ordem de R$ 58 milhões.
e. o saldo de BP em TC é de R$ -255 milhões.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: o saldo na balança de serviços é superavitário, no valor de R$ 5 milhões..
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A carga tributária, no Brasil, é um conceito discutido de forma ampla por toda a sociedade. Os proprietários de empresas costumam culpar os altos impostos pela limitação da atividade produtiva e do crescimento econômico. Em São Paulo, um painel denominado “Impostômetro” mede o valor aproximado de tributos recolhidos pela União ao longo de um ano. No dia 02 de janeiro de 2017, às 20h09min, já se acusava o recolhimento de R$ 13,645 bilhões, ou seja, em apenas 44 horas do ano.
IMPOSTÔMETRO. Associação Comercial de São Paulo. Disponível em: <www.impostometro.com.br>. Acesso em: 02 jan. 2017.
A respeito da questão dos impostos e sua dinâmica, analise as afirmações a seguir:
 
I – os impostos mais justos são aqueles que incidem com maior intensidade sobre os que têm menor capacidade de pagamento;
II – impostos justos são universais;
III – impostos eficientes geram distorções sobre a economia.
 
Agora, assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Escolha uma opção:
a. apenas II.
b. todas estão corretas.
c. II e III. 
d. I e II.
e. I e III.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: apenas II..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando