Buscar

1 - Noções gerais de direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Noções gerais de direitos humanos
1.1 A evolução histórica dos direitos humanos
	A evolução dos direitos humanos como direitos essenciais à proteção do ser humano, não surge de um único momento da História, ele decorre da própria evolução da sociedade, tendo sido frutos da evolução da civilização humana e, em especial, em razão da limitação do poder político.
	Não se pode afirmar que a teoria dos direitos humanos já era concebida na Antiguidade, pelo contrário, a sua concepção tal qual conhecemos na atualidade é muito mais produto dos acontecimentos decorrentes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 
	Todavia, a proteção da pessoa humana já era conhecida na Antiguidade, sendo, em especial, tratada por filósofos como Zaratustra, na Pérsia; Buda, na Índia; Confúcio, na China; Dêutero- -Isaías, em Israel, além de Platão e Aristóteles, na Grécia. No âmbito normativo, também é possível apontar várias legislações que já demonstravam preocupação com a proteção desses direitos, dentre eles, por exemplo:
	Só começa a surgir a ideia de direitos humanos na idade média, quando a Europa é governada por Soberanos, cujo poder está fundado na vontade divina, percebemos, uma necessidade da limitação desse poder porque ele passa a ser absoluto.
 o cristianismo teve grande influência na proteção da pessoa humana, em especial ao apregoar que o homem é criado à imagem e semelhança de Deus.
	Foi na Idade Média que se iniciou a luta pela limitação do poder político, pois na Europa o poder dos governantes ainda era ilimitado e fundado na vontade divina. Foi nessa época que surgiram os primeiros movimentos de reivindicação de liberdades, dos quais provêm a Declaração das Cortes de Leão, adotada na Península Ibérica em 1188 e a Magna Carta inglesa, de 1215.
	É a carta Magna inglesa de estabelece o 1º rol de direitos vinculados a limitação do poder político, com o objetivo de conceder liberdades políticas ao cidadão. Na sequência é constatadas a revoluções liberais, foram as revoluções liberais inglesa, americana e francesa e as suas respectivas declarações de Direitos que trouxeram a afirmação histórica dos direitos humanos.
 Ampliação do rol de direitos humanos - direitos sociais, econônmicos e culturais.
 Estado de bem-estar social.
 Ex.: Constituição Francesa de 1848, Constituição Mexicana de 1917 e Constituição Alemã de 1919. 
(Constitucionalismo Social)
SEGUNDA GUARRA MUNDIAL E INTERNALIZAÇÃO DO DIREITOS HUMANOS
 Criação das Organização das Nações Unidas (ONU), com a assinatura da Carta das Nações Unidas, em 26 de junho de a945, em São Francisco.
 Expressa referência aos direitos humanos nos arts. 1.0 (3) 13 (1 e 2), 55, 56 e 62 (2 e 3).
 Definição do conteúdo dos direitos humanos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). 
1.2 A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os organismos internacionais de proteção aos direitos humanos 
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é considerada um marco na proteção dos direitos humanos, tendo sido aprovada de forma unânime pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948. 
1.3 Os direitos humanos no âmbito nacional: da Constituição Federal de 1988 aos sistemas de proteção aos direitos humanos
	É claro que a Constituição Federal de 1988 é o marco da legislação brasileira quando se fala em direitos humanos, no respeito à pessoa humana e na restauração do ser humano como o centro do ordenamento jurídico, ainda mais quando se examina em que momento e condições históricas a nossa Carta Magna surgiu: logo após mais de 20 anos de Ditadura Militar.
	
	Lembrando que o princípio da dignidade da pessoa humana é o fundamento dos direitos humanos, vislumbra-se a importância de sua consagração na Constituição Federal de 1988 como fundamento da República Federativa do Brasil. E antes mesmo de iniciar a apresentação do rol de direitos humanos e/ou fundamentais, a Constituição brasileira traz, em seu artigo 3º, os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

Outros materiais