Buscar

RELATÓRIO FLUIDOS - MEDIDORES DE VAZÃO2018 2

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FENÔMENO DOS TRANSPORTES – PROF. VANESSA NEGREIROS
P6 – B
Taline Henrique da Silva
Thiago Gomes de Almeida
Vinicius Miguel Cândido da Rocha
 
 
 
RELATÓRIO – BANCADA DE MEDIDORES DE VAZÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
João Pessoa - PB
2018
Taline Henrique da Silva
Thiago Gomes de Almeida
Vinicius Miguel Cândido da Rocha
 
 
 
 
 
RELATÓRIO
 
 
Relatório técnico apresentado como requisito para complementação da nota do 3º estágio na disciplina de Fenômenos dos Transportes, no Curso de Engenharia Civil, no Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ. 
 
Prof. Vanessa Negreiros
 
 
 
 
 
 
 
João Pessoa – PB
2018
INTRODUÇÃO 
Diante todas as áreas de atuação da engenharia civil, uma das principais é a área dos Fenômenos dos transportes ou popularmente conhecida como Fluidos, onde a mesma refere-se ao estudo sistemático do movimento das partículas. No seguinte estudo sobre a “Dinâmica dos Fluídos”, foi analisado de forma prática o comportamento de um fluido e a vazão do mesmo, a vazão é uma das principais propriedades da dinâmica dos fluídos utilizada na engenharia. Pois, a mesma tem como finalidade a determinação do tempo que uma certa quantidade de um fluido leva para escoar, em caráter prático, vazão é a velocidade com que o fluido passa por seção de determinada área (Vazão= Área da seção x Velocidade). 
Diante disto, diversas ferramentas foram desenvolvidas com o objetivo de medir esta propriedade, essas ferramentas são denominadas medidores de vazão, cujo os mesmos levam em consideração a passagem do fluido, efeitos de força entre e outras particularidades para a determinação da vazão do fluido em determinada secção.
Encontram-se no mercado diferentes tipos de medidores, sendo assim, a escolha do mesmo depende da sua finalidade. O medidor deve atender os requisitos dados por especialista na área, e por esse motivo a escolha do mesmo não pode ser justificada em razão do preço ou de outros fatores e sim em razão da finalidade do uso.
objetivos
 objetivo geral
Avaliar as características dos diferentes tipos de medidores de vazão, tendo em vista os seus métodos de obtenção de dados e suas principais particularidades. 
 objetivos específicos
· Analisar todos os Sistemas de medidores de vazão vistos em aula através de estudos bibliográficos e conhecimentos adquiridos em aula experimental. 
· Investigar cada medidor, tendo em vista os procedimentos seguidos pelos mesmos para obtenção de tais vazões da tubulação, visando assim as diferenças de cada um a partir da vazão.
METODOLOGIA
O experimento se inicia com a definição inicial da quantidade de água a passar pelo rotâmetro por unidade de tempo na bancada, e assim esse volume passará nos medidores de vazão volumétrica para que possa ser verificada a calibragem de cada indicador de vazão na bancada. O medidor de vazão volumétrica presente na bancada é aquele que possui aferição direta. O hidrômetro, rotâmetro, Venturi e placa de orifício são medidores secundários, esses necessitam de aferições e calibragem para a medição correta da vazão.
A realização do experimento na bancada é feita pelo ajuste do rotâmetro na vazão de 20 l/min, e a partir daí a água passará pelos outros medidores que assim poderá ser realizada a aferição das medidas para os cálculos da vazão volumétrica.
Figura – Rotâmetro.
	Após a definição da vazão no rotâmetro, deve ser averiguado o tempo necessário para a passagem da quantidade de água pelo hidrômetro para assim relacionar com a vazão inicial com a vazão que está passando pelo medidor.
Figura – Modelo de hidrômetro
Fonte: Dwyler.
	No Tudo de Venturi observa-se dois orifícios com aberturas de diâmetros variáveis, dessa forma a aferição da perda de carga no tubo será dada pela variação da altura de dois mostradores presentes na entrada e no menor diâmetro do tubo de Venturi.
Figura – Tubo de Venturi
Fonte: OnlineCalc.sdsu.edu.
	Na placa de orifício a perda de carga se dá de forma que durante a passagem do tubo, a placa de orifício faz com que ocorra uma perda de carga instantânea, maior que o tubo de Venturi devido a seu volume de água a passar no menor diâmetro do tubo ser diminuído imediatamente.
Figura – Placa de Orifício
Fonte: fenomenos-guilherme.blogspot.com. (2010)
RESULTADOS
	Para o hidrômetro constatou-se os seguintes dados:
Vazão inicial (Qi) = 20 l/min
Para o volume de 20 litros no ensaio, mediu-se um tempo de 72 segundos, que transformando em minutos, teremos 1,2 minutos. Dessa forma analisou a seguinte vazão.
Placa de Orifício
ΔH = 39 mm = 0,039 m 
Vazão inicial (Qi) = 20l/min
Diâmetro do tubo (Dt) = 0,0255 m
Diâmetro orifício (Do) = 0,0122 m
Calculando a área do tubo e do orifício:
Desta forma, calcula-se a Vazão final (Q):
Para o tubo de Venturi o experimento teve os seguintes resultados
ΔH = 15 mm = 0,015 m de mercúrio
Vazão inicial (Qi) = 20l/min
Diâmetro do tubo (Dt) = 0,0275 m
Diâmetro orifício (Do) = 0,013 m
Calculando a área do tubo e do orifício:
Desta forma, calcula-se a Vazão final (Q):
Para o medidor de vazão volumétrico obteve-se as seguintes medição da vazão.
Com vazão inicial de 10 l/min e realizando 3 medições obteve-se os tempos de 34, 33 e 36 segundos, respectivamente, para passagem total dos 10 litros. Assim as vazões tiveram uma pequena variação.
Medição 1:
Medição 2:
Medição 3: 
CONCLUSÃO
	A realização dos ensaios no laboratório de mecânica dos fluidos buscou um maior entendimento das propriedades dinâmicas dos fluidos, onde pode-se constatar que segundo os ensaios realizados, a vazão têm pequenas variações em alguns pontos da tubulação, devido as variações de diâmetro da tubulação.
	Estes experimentos foram de grande importância para o aprendizado da disciplina e que terá benefícios futuros para as próximas disciplinas envolvendo todas as propriedades dos fluidos.
REFERÊNCIAS
DWYLER. Como funcionam os medidores de vazão nas nossas residências. Disponível em: http://www.dwyler.com.br/destaques/como-funcionam-os-medidores-de-vazao-nas-nossas-residencias/. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.
GUILHERME.BLOGSPOT. Medidores de vazão – Placa de Orifício. Disponível em: http://fenomenos-guilherme.blogspot.com/2010/10/medidores-de-vazao-placa-de-orificio.html. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.
SAN DIEGO STATE UNIVERSITY. OnlineCalc. Disponível em: http://onlinecalc.sdsu.edu/emlinhaperdadecargaventuri.php. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.
OMEL. Rotâmetros. Disponível em: http://www.omel.com.br/nossos-produtos/rotametros/. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.
SPLABOR. Medidor de vazão – O que é e pra que serve?. Disponível em: http://www.splabor.com.br/blog/medidores-de-vazao/medidor-de-vazao-dicas-para-os-medidores-de-vazao/. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.
ECOEDUCACIONAL. Bancada de Medidores de vazão. Disponível em: https://ecoeducacional.com.br/produto/bancada-de-medidores-de-vazao-md031/. Acesso em: 10 de dezembro de 2018.

Continue navegando