Buscar

Avaliação RISCOS AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Risco e 
Impactos Ambientais - CT
Aluno (a): EVANDRO BERTONI BOZA
Data: 0 7 /11 /19
Avaliação Aula 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 5 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação Aula 02 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: Só será avaliada a questão que apresentar o seu respectivo desenvolvimento.
1) Conceitue o que é Licenciamento Ambiental, qual a diferença de Licenciamento Ambiental para Licença Ambiental e quais são as fases do licenciamento ambiental no âmbito federal?
Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
A licença é estudo aprofundado e detalhado caso a caso, analisando o impacto desta empresa no meio ambiente , e o licenciamento ja autoriza a instalação , as fases do licenciamento são:
A primeira é quando se utiliza recursos naturais como agua e solo um exemplo a agricultura;
A segunda é quando fica constatado que a empresa pode ser uma poluidora que mesmo que nao utiliza recursos naturais , pode poluis, exemplo metalurgicas 
E a terceira é quando a empresa provoca degradação no meio ambiente, um exemplo a construção civil
2) Pesquise qual Resolução Conama trata sobre a obrigatoriedade dos Estudos Ambientais e cite pelo menos 05 atividades/empreendimentos passíveis de passar pelo processo de licenciamento ambiental que precise apresentar o EIA/RIMA.
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições e competências que lhe são conferidas pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentadas pelo Decreto nº 99.274, de 06 de junho de 1990, e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno.
Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos.
II - Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
III - Estudos Ambientais: são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.
IV – Impacto Ambiental Regional: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.
3) Com relação a Outorga da Água, pesquise em seus estado qual órgão e competente pela autorização e cite pelo menos 05 atividades passíveis pela mesma.
Em São Paulo é o DAEE DEPARTAMENTON AGUA E ENERGIA ETLÉTRICA, A partir da publicação do Decreto Estadual nº 41.258/96, que regulamenta a outorga de direito de uso dos recursos hídricos, e da Portaria DAEE nº 717/96, o DAEE passou a desempenhar mais decididamente seu papel de agente fiscalizador.
Captação ou derivação de água em um corpo de água Explotação de água subterrânea Perfuração de poços tubulares Construção de barramentos ou açudes Construção de diques ou desvios em corpos de água Construção de estruturas de lançamento de efluentes em corpos de água Construção de estruturas de recreação às margens
4) Há muitas atividades industriais que requerem o licenciamento ambiental, em razão dos impactos potencialmente poluidores que podem causar. Escolha três dessas atividades e explique quais os motivos (impactos, aspectos legais etc.) para a sua obrigatoriedade de requerer o licenciamento ambiental. 
Metalúrgicas, poluição do ar, sonora, da agua entre outros;
indústrias de produtos químicos, aquecimento global, um fenômeno que está associado ao derretimento das calotas polares, elevação do nível dos oceanos e diversas alterações climáticas;
Ramo têxtil, porque elas geram matérias biológicas, gases e líquidos que contaminam os rios, mares, lagos, ar.
5) Aterros sanitários são atividades de serviços que necessitam do licenciamento ambiental? Por quê? Justifique a sua resposta.
Com certeza deve possuir o licenciamento ambiental, pois causará grandes danos ao meio ambiente, pois só aasim tera a ficalização do sistema de drenagem, coleta e tratamento do chorume, drenagem do biogás, drenagem de águas pluviais, dimensionamento das células lixo/terra, fixação da impermeabilização de fundo aterro para iniciar a operação, dimensionamento da cobertura final do aterro com declividade já pré-definida, nível de compactação do aterro para se saber se a vida útil esperada condiz com o projeto, e ainda a infraestrutura de apoio ao aterro.
Avaliação Aula 02: Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais - CT

Outros materiais