Buscar

prova1Trabalho2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Consideram-se acidentes do trabalho *
os acidentes típicos, a doença profissional, a doença do trabalho e as hipóteses definidas em lei a ele equiparadas.
a doença degenerativa, a inerente a grupo etário e a doença endêmica.
para fins de responsabilidade civil do empregador, somente os acidentes típicos e a doença profissional.
apenas os acidentes típicos, a doença ocupacional e os acidentes in itinere.
________________________________________________________________________________
Cite e explique todos os requisitos ensejadores da responsabilidade civil subjetiva. 
Parte-se do princípio que todos os danos causados ao trabalhador serão reparados. Porém há necessidade de provar a culpa do causador, seja o próprio trabalhador ou o empregador. Nisso há que seguir os seguintes requisitos: Dano, Nexo de Causalidade e Culpa do agente causador. É analisado o Dano, se ele de fato existiu, se de fato há um dano causado no labor. O Nexo de Causalidade é fundamental para que mostre alguma responsabilidade do Empregador no dano encontrado, pois as vezes o dano ocorreu fora da esfera laboral, isentando assim aquele Empregador. E a Culpa do agente causador, é também para poder separar a responsabilidade, se foi culpa do Trabalhador, é questionável (nesta teoria) sua indenização podendo inclusive ser isento a responsabilidade do Empregador em caso de culpa do Trabalhador.
________________________________________________________________________________
Explique a responsabilidade civil objetiva a luz da teoria do risco. 
No caso da responsabilidade civil objetiva na teoria do risco, a culpa ou dolo não é levado em consideração. Para que haja o dever de indenização há necessidade de dois requisitos: o Dano Comprovado e o Nexo de Causalidade entre o dano e o fato. Hoje é levado mais em consideração a Responsabilidade Civil Objetiva, conforme a decisão do STF em 05 de setembro de 2019. Por exemplo: Se o trabalhador atua em atividade de risco, terá direito a indenização em razão de danos decorrentes de acidente de trabalho, independente de comprovação de dolo ou culpa do empregador.
________________________________________________________________________________
Considere as assertivas abaixo sobre responsabilidade patronal em caso de acidente de trabalho ou de doença ocupacional a ele equiparada.
I - A teoria do risco do negócio fundamenta-se no dever legal de cumprimento das normas de segurança, higiene e prevenção no ambiente de trabalho pelo empregador e, quando por ele não observado, dá ensejo à responsabilidade objetiva pelos prejuízos causados aos empregados.
II - Nas hipóteses de concausalidade, a doença decorre de múltiplos fatores, inclusive externos ao trabalho, o que atenua a responsabilidade do empregador por eventuais danos causados ao trabalhador. Em se tratando de doença degenerativa, ainda que os sintomas tenham sido agravados pela atividade laboral, não há falar em responsabilidade patronal na reparação dos danos causados ao empregado.
III - O acidente de trânsito sofrido pelo porteiro de um condomínio, no percurso de sua residência ao local de trabalho, quando se deslocava em seu veículo particular, não justifica a responsabilidade patronal pelos danos sofridos pelo trabalhador. *
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e II
Apenas I, II e III
__________________________________________________________________________________
Sílvio é empregado da sociedade empresária Onda Azul Ltda. e, em determinado dia, no horário de almoço, ao se dirigir a um restaurante para fazer sua refeição, foi atropelado por um veículo, sofrendo lesões que o afastaram do serviço por 30 dias, inclusive com recebimento de benefício previdenciário.Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta. *
O fato não caracteriza acidente do trabalho, porque não aconteceu na empresa nem em deslocamento a serviço.
O fato caracteriza acidente do trabalho, e, ao retornar, Sílvio tem garantia no emprego de 12 meses.
A Lei é omissa a respeito, daí porque caberá ao juiz, no caso concreto, dizer se o evento foi acidente de trabalho.
A empresa será obrigada a ressarcir o empregado, porque tem o dever de fornecer alimentação.
________________________________________________________________________________
Jorge é um teletrabalhador e cumpre jornada preestabelecida pelo empregador, que o monitora por meio de meios telemáticos. A empresa montou um home office na residência do empregado, fornecendo móveis (mesa e cadeira ergonômica), computador e impressora. Em determinado dia de trabalho, quando conferia relatórios, a cadeira em que Jorge estava sentado quebrou e ele, devido à queda violenta, machucou-se. Na hipótese, de acordo com a Lei, *
ocorreu acidente do trabalho, sendo irrelevante se o trabalho é prestado na residência do empregado.
não se pode cogitar de acidente do trabalho no teletrabalho, pois o empregado está em seu domicílio e não sob as vistas do empregador.
o evento jamais poderá ser considerado acidente do trabalho, uma vez que a situação não foi testemunhada por ninguém.
todo acidente domiciliar é acidente do trabalho, segundo a legislação previdenciária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando