Buscar

Resumo O Espírito das Leis MONTESQUIEU

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
DISCIPLINA: TÓPICOS INTEGRADORES I
O Espírito das Leis - Montesquieu
Karine Gonzaga Ronchi 
RESUMO
O Espírito das Leis é uma das grandes obras da história da teoria política e da história da jurisprudência. Para escrevê-la, Montesquieu se familiarizou com todas as escolas anteriores de pensamento, mas não se identificou com nenhuma e trouxe um novo conceito sobre a divisão do governo em três poderes. 
Palavras-chave: Montesquieu, Governo, Poderes
INTRODUÇÃO
A virtude pode não ser necessária em uma monarquia e certamente estará ausente em regimes despóticos, mas deverá estar presente nas repúblicas democráticas. 
DESENVOLVIMENTO
O sistema político abordado por Montesquieu é chamado de princípio. Ele atua como um motor que motiva o comportamento dos cidadãos de maneira a apoiar esse regime e fazê-lo funcionar. 
Na república democrática, o princípio é a virtude, na monarquia o princípio é a honra e no despotismo é o medo. Um sistema político não consegue durar muito se faltar seu princípio básico. 
Um outro tema relevante é a liberdade política e os meios de preservá-la. O autor considera a liberdade política como segurança pessoal, especialmente quando é garantida por um sistema de leis confiáveis. 
A liberdade política não é possível de ser estabelecida num sistema político despótico, mas é possível em repúblicas e monarquias. Em geral, estabelecer a liberdade política em bases sólidas requer a separação dos poderes de governo e o enquadramento adequado das leis civis e criminais.
Montesquieu afirma que as funções executivas, legislativas e judiciais do governo devem ser atribuídas a diferentes órgãos, de modo que as tentativas de um ramo do governo de infringir a liberdade política possam ser restringidas pelos outros ramos. 
Sobre o enquadramento adequado das leis civis e criminais, deve ser realizado de forma a garantir a segurança pessoal. É necessário existir um processo, incluindo o direito a um julgamento justo, a presunção de inocência e a proporcionalidade na severidade da punição. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Montesquieu foi um visionário, pois apesar dessa obra ter sido escrita há pelo menos três séculos, essas ideias de separação de governo, viver no espírito da virtude, preservação das leis e liberdade civil, fazem parte da nossa sociedade atual e permanecerá assim por mais alguns séculos.
BIBLIOGRAFIA
MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O Espírito das Leis. Kindle.
Página na WEB (home page)
SHACKLETON, R. Montesquieu: A Critical Biography. Disponível em: 
<https://www.britannica.com/biography/Montesquieu/Major-works#ref253720>. 
Acesso em 19/09/2020.

Continue navegando