Buscar

Exercícios NR 35 - Laiz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Disciplina: Segurança do trabalho
Prof. Me. José Henrique Bassani
					 Nome: Laiz Azambuja Folchini
ATIVIDADES DE AULA 				 14 de outubro de 2020
Instruções: 
1- Salve este arquivo em seu computador, edite o texto deste arquivo, inserindo seu nome no espaço acima.
2- Faça o estudo da NR-35, e responda as questões apresentadas, remetendo o arquivo com a resposta para o e-mail do professor.
3- Prazo para a execução da tarefa: sábado, 17 de outubro de 2020.
4- Tarefa para a aula assíncrona que antecede a próxima aula, do dia 21/10/2020: Leitura e estudo da Lei Federal 13.425 de 30 de março de 2017, para que em momento assíncrono possam ser tiradas dúvidas.
QUESTÕES SOBRE A NR-35
1. Qual a altura mínima a partir do nível inferior de referência, é considerado trabalho em altura? 
A NR 35 considera trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior e onde haja risco de queda. Trabalho em altura é, portanto, qualquer trabalho que requeira que o trabalhador esteja posicionado em um local elevado, com diferença superior a 2m da superfície de referência e que ofereça risco de queda.
2. Quem pode ser considerado trabalhador capacitado para executar trabalho em altura? 
Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas.
3. Uma vez treinado o trabalhador capacitado está habilitado para toda a vida, ou terá que fazer treinamentos temporários? Em caso positivo, qual a peridiocidade dos treinamentos? 
O trabalhador deve realizar treinamento periódico bienal e sempre que ocorrer alguma mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; evento que indique a necessidade de novo treinamento, retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias ou mudança de empresa.
4. Há necessidade de avaliação da saúde para habilitar um trabalhador a executar tarefas em altura? 
Sim, pois considera-se trabalhador autorizado para trabalho em altura aquele capacitado, cujo estado de saúde foi avaliado, tendo sido considerado apto para executar essa atividade e que possua anuência formal da empresa.
5. Quando do planejamento, existe na norma recomendação para redução ou eliminação de execução de tarefas? Explique e indique em que ponto da norma a recomendação acontece.
No item 35.2.1 que fala sobre as responsabilidades do empregador consta que é dever do mesmo assegurar a suspensão dos trabalhos em altura quando verificar situação ou condição de risco não prevista, cuja eliminação ou neutralização imediata não seja possível.
6. Que é talabarte e para que ele serve? 
O talabarte é um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) indispensáveis para quem realiza trabalho em altura superior a 2 metros, uma vez que serve para conectar o cinto de segurança ao ponto de ancoragem. Em outras palavras, o talabarte é justamente o dispositivo que mantém o usuário conectado à estrutura.
7. Em trabalhos em altura precisamos observar as condições metereológicas? Caso sua resposta seja positiva, exemplifique situações em que haveriam influências das condições metereológicas. 
Como condições climáticas adversas entende-se ventos fortes, chuva, descargas atmosféricas, etc, desde que possam comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores. É importante ressaltar que algumas outras condições meteorológicas devem ser consideradas. A baixa umidade atmosférica, por exemplo, desde que comprometa a segurança e saúde dos trabalhadores, pode ser considerada na análise de risco e no estabelecimento de medidas de controle.
8. Que significa SPCQ? 
O sistema de proteção adotado para determinado trabalho em altura poderá ser o sistema de proteção coletiva contra quedas (SPCQ) ou o sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ). O sistema individual só poderá ser adotado caso não seja possível a adoção do SPCQ ou sempre que o SPCQ não ofereça completa proteção aos envolvidos ou, ainda, para atender situações de emergência.
9. Qual o limite para o impacto sofrido por um trabalhador, produzido por seu equipamento de segurança caso ocorra uma queda? 
Força atuante sobre o trabalhador em queda com cinto de segurança, segundo a norma deve ser inferior a  F< 600 kgf.
10. Encontre no glossário da NR-35 pelo menos três termos que você aprendeu ou aperfeiçoou a compreensão, apresentando também o significado:
a) Zona livre de queda (ZLQ): região compreendida entre o ponto de ancoragem e o obstáculo inferior mais próximo contra o qual o trabalhador possa colidir em caso de queda, tal como o nível do chão ou o piso inferior. 
b) Fator de queda: razão entre a distância que o trabalhador percorreria na queda e o comprimento do equipamento que irá detê-lo. 
c) Permissão de Trabalho (PT): documento escrito contendo conjunto de medidas de controle, visando ao desenvolvimento de trabalho seguro, além de medidas de emergência e resgate.

Continue navegando

Outros materiais