Buscar

Aula 4- ISO 9001

Prévia do material em texto

As certificações de qualidade ISO representam uma forma de assegurar que empresas públicas ou privadas estejam aptas para fornecer um produto, serviço ou sistema conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes.
ISO - International Organization for Standardization
A sigla ISO abrevia International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). A entidade tem como foco a padronização e a normatização de sistemas para a garantia da qualidade dos processos internos em diferentes segmentos do mercado.
ISO - International Organization for Standardization
No Brasil, a organização está ligada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instaurando um padrão que não só eleva a competitividade da empresa, mas redefine os procedimentos, tornando-a um referencial.
ISO - International Organization for Standardization
ISO 9001
O que e?
ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto.
Esta norma faz parte do conjunto de normas designado ISO 9000 e pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independentemente da sua área de atividade.
ISO 9001
O conjunto ISO 9000 inclui as seguintes normas:
ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade (Fundamentos e Vocabulário) – documento que contém todos os termos utilizados no sistema;
ISO 9001 — orientações sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa. Ela envolve as normas 9002 e 9003;
ISO 9004 — estabelece as diretrizes para o sucesso sustentado - orientações básicas para a implantação do sistema de gestão da qualidade;
ISO 19011 — possui as diretrizes para auditorias de sistema de gestão.
ISO 9001
ISO 9001
As normas ISO 9000 e 9001, são as principais normas relacionadas ao modelo de gestão da qualidade. Essas normas são utilizadas por empresas que desejam utilizar sistemas de gestão e serem certificadas por meio desse organismo internacional.
Ela foi criada, a partir de uma reunião internacional para a definição do conjunto de melhores práticas de qualidade, a serem adotadas para atender os clientes.
ISO 9001
O ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.
Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos.
ISO 9001
Quando o assunto é ISO 9001, o Brasil se destaca no cenário internacional. É o país com mais certificados na América Latina e o segundo no continente, atrás apenas dos Estados Unidos. No mapa acima você pode ter uma ideia de todos os países que têm empresas certificadas (ISO SURVEY 2014).
ISO 9001
Organização interna: A implantação das regras da ISO 9001 impacta diretamente na organização interna da empresa.
Com a adoção das diretrizes, é possível ter mais controle sobre a produtividade e a administração de processos.
ISO 9001
Benefícios
Redução de custos: Tendo controle sobre os processos adotados, é normal que as empresas consigam reduzir os seus custos.
Nesse sentido, também é importante ressaltar que os custos são reduzidos devido à diminuição na quantidade de erros do processo, evitando também retrabalho.
ISO 9001
Benefícios
Aumento da credibilidade: A ISO 9001 também pode ajudar nesse quesito, já que, com a redução de erros, a empresa tende a aumentar sua credibilidade em relação aos concorrentes.
Além disso, esse sistema de gestão da qualidade aumenta a satisfação dos clientes, porque há menos falhas na produção e na entrega do produto e/ou serviço.
ISO 9001
Benefícios
Padronização de processos: Com isso, a empresa pode se preparar para crescer ainda mais e repassar conhecimentos para todos os colaboradores que exercem determinada função.
Assim, na ausência ou demissão de algum funcionário, é possível repassar todas as informações a outra pessoa, mantendo a qualidade do produto ou serviço.
Essa padronização também facilita o treinamento de novos colaboradores, assegurando que a empresa tenha sempre os melhores resultados.
ISO 9001
Benefícios
Aumento das vendas: Grandes empresas preferem adquirir produtos e serviços de organizações que possuam a certificação ISO 9001 ou que já adotem esse sistema de gestão da qualidade.
Isso ocorre porque a ISO 9001 oferece mais segurança ao comprador, já que é uma garantia de que a empresa está preocupada com o cliente e se concentra em suas demandas e necessidades.
ISO 9001
Benefícios
Diferencial competitivo: Com novos processos, alinhados à gestão da qualidade, a empresa tem um diferencial competitivo perante a concorrência e os públicos interno e externo.
Para o público externo e para a concorrência, seguir as normas ISO 9001 é uma demonstração de que a empresa está comprometida com os clientes e que busca sempre as melhores práticas.
ISO 9001
Benefícios
Satisfação dos clientes: Um dos objetivos principais da ISO 9001 é tirar o foco da atenção dos produtos e dar mais atenção aos clientes.
Assim, será possível, por meio da gestão da qualidade, controlar cinco elementos que agregam valor ao cliente. São eles: relacionamento, preço, qualidade, desempenho e benefícios.
ISO 9001
Benefícios
Podemos dividir a base de um sistema de gestão de qualidade e consequentemente da ISSO 9001 em sete pontos chave:
Foco no Cliente: O foco primordial da gestão da qualidade é a satisfação dos requisitos do cliente, o esforço para exceder as suas expectativas.
ISO 9001
Princípios da ISO
Liderança: Unidade no propósito e direção criam as condições para que as pessoas se comprometam em atingir os objetivos da organização.
Comprometimento das Pessoas: Pessoas competentes, habilitadas e empenhadas a todos os níveis, em toda a organização, são essenciais para melhorar a capacidade de criar e proporcionar valor.
ISO 9001
Princípios da ISO
Abordagem por Processos: Os resultados consistentes  e previsíveis são atingidos de modo mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e geridas como processos relacionados, que funcionam como um sistema coerente.
Melhoria: As organizações que têm sucesso estão permanentemente focadas na melhoria.
ISO 9001
Princípios da ISO
Tomada de Decisões Baseada em Evidências: Decisões tomadas com base na análise e avaliação de dados e informação são mais suscetíveis de produzir os resultados desejados.
Gestão de Relacionamentos: Para alcançar um sucesso sustentado, as organizações necessitam gerir as suas relações com as partes interessadas relevantes, tais como os fornecedores.
ISO 9001
Princípios da ISO
A certificação ISO 9001 acontece em 7 passos:
Analisar o sistema de gestão
Defina uma equipe de implementação
Diagnóstico e planejamento
Envolvimento dos colaboradores
Implemente os requisitos da norma
Execute uma auditoria interna
Contrate a auditoria de certificação
ISO 9001
Implantação da ISO
Analisar o sistema de gestão: Antes de efetivamente começar a implantação da ISO 9001, é preciso analisar o sistema de gestão, porque essa avaliação permitirá verificar quais são os requisitos da ISO 9001 que já são atendidos e quais são os principais pontos que precisam de melhoria.
A partir dessa informação, é possível incorporar esses pontos ao plano de ação a ser elaborado para a implantação da ISO 9001.
 
ISO 9001
Implantação da ISO
Delimitar a equipe de implantação: Depois de analisar o sistema de gestão e de identificar os pontos que requerem melhorias, é o momento de delimitar qual será a equipe de implantação.
É necessário ter uma pessoa específica para a condução da implantação. Essa pessoa deve ter amplo conhecimento dos processos e do funcionamento da empresa.
ISO 9001
Implantação da ISO
Diagnóstico e planejamento: A implantação da ISO 9001 requer muito planejamento e a confecção de um plano de ação.
O plano de ação não deve apenas abordar as ações a serem implementadas. Elas tambémdevem ser alinhadas, sendo descritas quais serão as atividades de implantação, quais pessoas serão responsáveis por aquelas atividades e quais serão os prazos de implantação.
ISO 9001
Implantação da ISO
Envolvimento dos colaboradores: Toda ação a ser realizada em uma empresa requer o envolvimento dos colaboradores. Caso contrário, as normas não funcionarão na empresa.
Repassar conhecimentos
Comunicar os avanços
Reconhecer as melhores práticas
ISO 9001
Implantação da ISO
Implemente os requisitos da norma: Esse é o momento em que a implantação da ISO 9001 é colocada em prática. Nessa ocasião, o foco deve ser a efetivação do sistema de gestão da qualidade e, ao mesmo tempo, a melhoria contínua dos processos da organização.
ISO 9001
Implantação da ISO
Executar uma auditoria interna: Ao finalizar o processo de implantação da ISO 9001, é necessário que a empresa execute uma auditoria interna, também chamada de pré-auditoria.
O objetivo dessa ação é confirmar que todas as outras ações foram implementadas de maneira correta e identificar possíveis falhas e erros que ocorreram no processo de implantação.
ISO 9001
Implantação da ISO
Contratar a auditoria para a certificação: Nem todas as empresas precisam optar por essa etapa, mas aquelas que desejam ter a certificação ISO 9001 precisam contratar a auditoria para obter a certificação. Nesse caso, é preciso contratar um órgão certificador, que tenha a possibilidade de realizar a auditoria oficial.
ISO 9001
Implantação da ISO
Como funciona a auditoria de certificação ISO 9001?
Normalmente esta auditoria acontece em duas etapas.
Na primeira etapa o auditor verifica:
se não existe nenhum item não contemplado em seu Sistema de Gestão;
se a empresa atende os requisitos da norma ISO 9001;
possíveis ajustes necessários.
ISO 9001
Implantação da ISO
Na primeira etapa o auditor verifica:
Essa auditoria pode ser realizada em sua empresa ou não. Você pode enviar os documentos que são analisados no escritório da certificadora, sem a visita presencial. Estando tudo ok a sua empresa passa para a segunda etapa, também conhecida como auditoria de conformidade.
ISO 9001
Implantação da ISO
Na segunda etapa:
O auditor verifica a execução de todos os processos da empresa e a conformidade dos produtos e serviços ofertados por meio de entrevistas e observação com os responsáveis pelos processos. Se os requisitos estiverem consistentes o auditor recomendará a certificação da empresa.
ISO 9001
Implantação da ISO
Na segunda etapa:
Essa auditoria é presencial e o resultado dela é a emissão ou não da recomendação para certificação ou da manutenção do certificado. O certificado leva em média 40 dias para ser emitido e entregue à empresa.
ISO 9001
Implantação da ISO
O que acontece se a auditoria de certificação ISO 9001 não der certo?
Quando o resultado da segunda etapa não é satisfatório é agendada uma auditoria de follow-up em até 03 meses para que o auditor possa verificar a implementação das ações corretivas e então emitir o resultado oficial.
ISO 9001
Implantação da ISO
O que é uma auditoria de Manutenção?
São auditorias realizadas pelo menos uma vez por ano,  com o objetivo de monitorar a implementação continua do Sistema de Gestão da Qualidade.
ISO 9001
Implantação da ISO

Continue navegando