Buscar

ppp4 inovação 100%

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Salvo
Noppers (2014) apresenta que a preocupação com os problemas ambientais, por parte dos consumidores, não necessariamente determina o consumo de produtos ecologicamente corretos e uma disposição a pagar mais por determinados produtos. Contudo, assim como qualquer inovação de produto, o sucesso de uma inovação ambientalmente sustentável depende da adoção dos consumidores, e não da política de como ele é feito.
Adaptado de: DELLARMELIN, M. L.; SEVERO, E. A.; LAZZAROTTO, J. A Influência Da Inovação Sustentável e do Luxo Sobre a Disposição a Pagar e a Intenção de Compra do Consumidor. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 23, n. 2, p. 258-273, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/read/v23n2/1413-2311-read-23-2-258.pdf>. Acesso em: 31/10/2018.
 
A inovação sustentável apresenta conceitos interessantes para o mercado consumidor. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro-texto, analise as afirmativas a seguir sobre inovação sustentável.
 
I. Diz respeito à origem de novos produtos seguindo conceitos do tripple bottom line.
II. Inovação sustentável é ligada diretamente com conceitos de responsabilidade socioambiental.
III. Os ganhos nas ações de mercado das inovações sustentáveis dizem respeito ao reconhecimento do valor agregado pelo consumidor.
IV. Inovação sustentável é a gestão organizacional realizada por pessoas que desenvolvem produtos com externalidades de outros produtos.
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	I e II.
	
		b) 
	I, II e III.
	
		c) 
	I, II e IV.
	
		d) 
	III e IV.
	
		e) 
	II e III.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o texto abaixo:
 
"A maioria dos estudos afirmam que a sustentabilidade é composta de três dimensões que se relacionam: econômica, ambiental e social. Essas dimensões são também conhecidas como tripple bottom line. A dimensão econômica inclui não só a economia formal, mas também as atividades informais que provêm serviços para os indivíduos e grupos e aumentam, assim, a renda monetária e o padrão de vida dos indivíduos."
CLARO, P. B. de E.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração-RAUSP, v. 43, n. 4, p. 289-300, 2008, p. 290.
 
Atualmente o termo sustentabilidade faz parte das discussões organizacionais, tendo até setores para tratar de assuntos específicos. Porém, no final da década de 70, esse termo ainda era desconhecido, ganhando forças a partir da criação de uma comissão pela ONU. Essa é a descrição da Comissão:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
	
		b) 
	Mundial de Desenvolvimento Sustentável.
	
		c) 
	de sustentabilidade local em países subdesenvolvidos.
	
		d) 
	de HAIA.
	
		e) 
	da ONU para Assuntos Ambientais.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Salvo
O modelo de negócio é a forma como a organização apresenta a sua proposta de valor para a sociedade e para seus parceiros e fornecedores. A evolução organizacional modificou cenários, fazendo com que fossem percebidas alterações ao longo dos anos. Passamos pela proposta de valor que visava a produção ao máximo, depois para a produção com qualidade e, atualmente, buscamos produzir o máximo possível, com qualidade, e no menor tempo possível.
 
Considerando as informações acima e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) Inovações sustentáveis são criadas em ambientes com eficiência energética.
II. (  ) É possível utilizar insumos que gerem um menor impacto ao meio ambiente.
III. (  ) Reuso de água no conceito de economia hídrica é uma condição que gera vantagem à inovação sustentável.
IV. (  ) A proposição sociotécnica diz respeito ao modelo de negócios futurista.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	V, F, V, F.
	
		b) 
	F, V, V, V.
	
		c) 
	V, V, F, V.
	
		d) 
	V, V, V, F.
	
		e) 
	V, V, F, F.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
"Pinheiros (2006) defende que a responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável do planeta está repartida entre governos, organizações e sociedade. O autor ressalta a importância do papel das empresas, visto que possuem recursos financeiros e tecnológicos, além de competência institucional e visão de longo prazo para solucionar seus problemas ambientais."
BERLATO, L. F.; SAUSSEN, F.; GOMEZ, L. S. R.. A sustentabilidade empresarial como vantagem competitiva em branding. Da Pesquisa, v. 11, n. 15, p. 24-41, 2016, p. 28. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/viewFile/6893/5254>. Acesso em: 28/09/2018.
 
No texto acima é destacado o papel das empresas no desenvolvimento alinhado à sustentabilidade, na condição de mantenedoras de recursos e com capacidade de desenvolver inovações e influenciar a sociedade.
Relacionando esse contexto ao conteúdo estudado a respeito de sustentabilidade e competitividade podemos afirmar que o motivo pelo qual as empresas também devem se preocupar com o meio ambiente é:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	A exigência legal de comprovar capacidade de atuar no mercado mediante recursos naturais limitados e que devem ser compartilhados.
	
		b) 
	A cobrança da sociedade para com uma postura ética e socialmente responsável por parte também das organizações.
	
		c) 
	O status econômico global proporcionado pela incorporação de ações de sustentabilidade ao cotidiano das organizações, em geral.
	
		d) 
	O modelo de negócios voltado à globalização e à conectividade, que preconiza a manutenção de valores de sustentabilidade pelas empresas.
	
		e) 
	O valor dos recursos ambientais para o desenvolvimento e manutenção dos países e, por consequência, da sociedade em geral.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
"[...] fatores da demanda impactam nas decisões das firmas em investir em ecoinovações, alinhando as práticas de negócio com as expectativas sociais e exigências dos consumidores, capacidades organizacionais relacionadas à existência de um sistema de gestão ambiental e o rigor das regulações ambientais."
ALOISE, P. G.; NODARI, C. H.; DORION, E. C. H. Ecoinovações: um ensaio teórico sobre conceituação, determinantes e achados na literatura. Interações, Campo Grande, v. 17, n. 2, p. 278-289, abr./jun. 2016, p. 282. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/inter/v17n2/1518-7012-inter-17-02-0278.pdf>. Acesso em: 28/09/2018.
 
Fatores externos às organizações representam desafios para o desenvolvimento e adoção de ecoinovações. No trecho acima alguns desses desafios são apontados, como as demandas e exigências dos consumidores e as regulações ambientais. Considerando o conteúdo estudado a respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. (  ) As empresas pressionam as políticas públicas no sentido de torná-las compatíveis com suas operações.
II. (  ) Quanto mais informada uma empresa estiver a respeito do investimento necessário à ecoinovação, melhor poderá atuar nessa direção.
III. (  ) Caso uma empresa opte por implementar uma ecoinovação, deve firmar um acordo com seus fornecedores para que também o façam.
IV. (  ) As empresas podem conseguir fechar negócios específicos caso mantenham ações de ecoinovação ou perdê-los caso não realizem tais ações.
V. (  ) Obter fontes de financiamento para desenvolver iniciativas de ecoinovação é essencial para empresas de pequeno porte que têm esse objetivo.
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	V, F, V, V, F.
	
		b) 
	F, F, V, V, F.
	
		c) 
	V, F, F, F, V.
	
		d) 
	F, V, V, F, F.
	
		e) 
	F, V, F, V, V.

Continue navegando