Buscar

Prova CIENCIAS POLITICAS PESO 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O capitalismo é um sistema econômico no qual os meios de produção, classificação, deliberações sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em ampla parte de propriedade privada e com fins lucrativos, não sendo representados pelo governo. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas, prevalecendo o trabalho assalariado. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O liberalismo cria vantagem referente à mão de obra barata, no sentido de comprar a força de trabalho para produzir bens ou serviços que, após serem comercializados, deixam recuperar o capital investido e obter um aumento e vantagens sobre o produto.
	 b)
	No sistema capitalista, ocorre a compra da força de trabalho das pessoas para produzir bens ou serviços que, após serem comercializados, permitirá recuperar o capital investido, obtendo assim acréscimos, vantagens, lucro, ou seja, aumento do capital investido originariamente.
	 c)
	Com o socialismo, a mão de obra começou a ficar barata para poder produzir bens ou serviços, tirando sempre vantagens sobre as vendas.
	 d)
	No comunismo, é realizada a compra da força de trabalho dos indivíduos para lançar bens ou ofícios.
	2.
	O Estado é criado através de um contrato social e sua função. Segundo John Locke, é a proteção das liberdades fundamentais como a vida, a propriedade e a própria liberdade. Para Weffort (2006), o livre consentimento dos indivíduos para o estabelecimento da sociedade, o livre consentimento da comunidade para a formação do governo, a proteção dos direitos de propriedade pelo governo, o controle do Executivo pelo Legislativo e o controle do governo pela sociedade, são, para Locke, os principais fundamentos do estado civil. Em virtude desse pressuposto, Locke é considerado um dos pensadores fundamentais do liberalismo clássico. Sobre a concepção de Locke para o Estado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WEFFORT, Francisco C. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006.
	 a)
	A função do Estado será bem-sucedida quando os indivíduos abrirem mão da liberdade.
	 b)
	O Estado tem como função a redistribuição da riqueza entre os indivíduos.
	 c)
	A função do Estado está ligada à intervenção estatal nas liberdades individuais.
	 d)
	O Estado deve garantir o direito ao exercício e à segurança da propriedade.
	3.
	A Ciência Política tem como objetivo estudar os comportamentos políticos, bem como de toda a organização política dentro do Estado, avaliando sobre todos os aspectos. Seja na origem, organização, funcionamento e suas finalidades. Referente à Ciência Política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Estado e o poder não são fundamentais para a compreensão e o estudo da Ciência Política.
	 b)
	A Ciência Política reconhece as alternativas de poder a não ser do Estado, com uma linha de pensamento voltada à economia.
	 c)
	A Ciência Política pode ser entendida como a observação, a análise, a comparação, a sistematização e o esclarecimento dos acontecimentos e eventos políticos.
	 d)
	A Ciência Política não pode ser considerada como um conhecimento ordenado, racional, objetivo e método da realidade política.
	4.
	As teorias contratualistas, elaboras por filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, foram atualizadas por John Rawls. Nessa atualização foram incorporadas as noções de posição originária, véu da ignorância e princípio da diferença. A posição originária diz respeito ao momento no qual precisamos decidir como viver em sociedade. Na posição originária não sabemos qual será nosso lugar na sociedade, todos os indivíduos estariam sob o véu da ignorância. Sem saber qual será a posição ocupada todos seriam justos para evitar beneficiar ou prejudicar grupos específicos. As desigualdades só seriam aceitas se as oportunidades estivessem abertas a todos sem discriminação e para beneficiar cidadãos menos privilegiados, o chamado princípio da diferença. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A igualdade social absoluta é o ponto de partida e a base do contrato social.
II- O véu da ignorância permite a tomada de decisão evitando privilégios à grupos específicos.
III- Na posição originária todos conhecem seu papel e atribuições na sociedade.
IV- O princípio da diferença propõe valorizar as pessoas talentosas e seu trabalho na sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Podemos definir os sistemas eleitorais em dois sentidos um amplo e outro específico: em sentido amplo, o sistema eleitoral abrange um conjunto de normas jurídicas, procedimentos e expedientes técnicos que regulam o processo que começa com a convocação das eleições e termina com o anúncio dos candidatos eleitos. Em sentido específico, ele trata do procedimento técnico que é mobilizado para a distribuição de cadeiras legislativas entre candidatos e partidos. O sistema eleitoral compreende instituições, regras e mecanismos, instituídos por lei, que disciplinam todo o processo eleitoral. Sobre a função dos sistemas eleitorais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROEDER, Karolina Mattos. Partidos políticos e sistemas partidários. Curitiba: InterSaberes, 2017.
	 a)
	Viabilizar e organizar um discurso político unilateral e autoritário.
	 b)
	Definir com rigor a divisão entre os espaços políticos e os cidadãos.
	 c)
	Garantir o sigilo de todas as regras e etapas do processo eleitoral.
	 d)
	Respeitar as instituições democráticas dando espaço a diversos grupos.
	6.
	Os Estados Unidos foi um grande precursor do capitalismo. Entretanto, depois de governarem a economia capitalista mundial, ficaram comovidos por uma intensa crise econômica, que, consequentemente, balançou toda a estrutura e competência do sistema. Sobre as medidas tomadas para equilibrar a economia, analise as afirmativas a seguir:
I- Como estratégia, o Estado começou a intervir na economia.
II- Não houve a criação das empresas estatais.
III- Não houve a implantação de medidas de proteção ou restrições na economia interna e externa.
IV- Ocorreu aumento na participação do comércio exterior, referente ao consumo e aos investimentos nacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	Quando pensamos no neoliberalismo podemos considerar como elemento essencial a centralidade do aspecto econômico. Na lógica neoliberal, a economia é capaz de se autorregular como na expansão de empregos gerada pelo crescimento econômico que leva a melhores salários e melhores condições de vida para a população. Contudo, existem críticas a esse raciocínio apontando seu caráter unilateral. Segundo Dussel (1983), o economicismo deixa de lado as relações homem e natureza, homem e homem e as relações simbólicas. Com foco nas questões produtivas as pessoas ficam à margem do sistema. Partindo desse contexto e considerando os custos sociais do neoliberalismo, analise as sentenças a seguir:
I- A monopolização dos bens e o empobrecimento das classes populares à margem do sistema.
II- A relação de causa e efeito, apresentada pelas leis naturais, não garantem o equilíbrio do sistema.
III- A sociedade apresenta uma realidade complexa explicada por leis como a oferta e procura.
IV- Melhorando os salários, melhoram as condições de vida, aumenta a população e a qualidade de vida.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUSSEL, Enrique D. Filosofia da libertação. São Paulo: Edições Loyola, 1983.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	O feudalismo remete ao modo
de produção e à organização de determinada época. Predominou na Idade Média e ficou conhecido como um modo de organização social e política fundamentada nas relações servo-contratuais (servis), tendo suas origens no declínio do Império Romano. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No modo de produção feudal o poder estatal estava submetido ao poder espiritual.
(    ) O declínio do feudalismo foi um marco para a formação do Estado Moderno.
(    ) As relações econômicas no período feudal eram marcadas pela industrialização.
(    ) Os feudos ficaram conhecidos pela formação de uma estrutura social horizontal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	9.
	A formação do Estado moderno ocorreu em um contexto social marcado pelo fim do Feudalismo, a diminuição do poder da nobreza, o crescimento do comércio e o surgimento da burguesia como nova classe social. A combinação desses fatores levou a transformações nas estruturas e relações de poder, uma vez que a expansão do comércio capitaneada pela burguesia acabava esbarrando nos limites das relações sociais feudais. A burguesia passa a apoiar movimentos de centralização estatal e territorial que impulsionaram a formação do Estado moderno. Partindo desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Estado nacional engloba populações dotadas de certa consciência coletiva comum.
	 b)
	O Estado nacional representa a união de um grupo limitado de agentes políticos.
	 c)
	O Estado moderno ficou marcado pela pluralidade de moedas, das leis e pela insegurança.
	 d)
	A burguesia apoiava a descentralização, pois, buscava ampliar os negócios em escala nacional.
	10.
	O pensamento econômico se desenvolveu paralelamente ao desenvolvimento das sociedades e, por esta razão, para compreender o alcance da teoria econômica, é necessário compreender a organização das sociedades. Um período marcante nesse contexto remete à economia europeia pré-capitalista. Nesse período, o regime econômico dominante era o feudalismo, sistema que precede o capitalismo. Considerando esse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As relações sociais no feudalismo se davam na hierarquia entre o servo ou camponês e o senhor feudal.
(    ) No regime econômico feudal, grande parte da população se dedicava ao cultivo da terra para alimentação e vestuário.
(    ) Os vínculos mantidos na sociedade feudal estavam ligados aos meios de produção de mercadorias e aos salários.
(    ) As transformações sociais levaram o regime feudal ao fim e deram início ao regime de produção capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	11.
	(ENADE, 2018) Com a mundialização do capital, há a configuração de um Estado com fortes tendências antidemocráticas. As políticas sociais, neste cenário, são consideradas excessivamente custosas para o Estado, geradoras de desequilíbrio na sociedade e, tendencialmente, devem ser acessadas via mercado, transformando-se em serviços privados. Em face do contexto mencionado, os assistentes sociais, no Brasil, devem:
FONTE: BEHRING, E. Expressões da crise e as novas configurações do Estado e da sociedade civil. In: CFESS; ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, 2009 (adaptado).
	 a)
	pautar o exercício profissional em respostas que privilegiem o imediatismo do atendimento das problemáticas sociais.
	 b)
	apreender os problemas sociais sob a perspectiva do mercado, como estratégia de desmercantilização dos direitos e das políticas sociais.
	 c)
	estimular a criação de mecanismos de desburocratização do Estado e de democratização das relações com os sujeitos que reivindicam direitos e políticas sociais.
	 d)
	compreender as particularidades políticas, econômicas e sociais brasileiras de maneira autônoma, no contexto do capital mundializado.
	12.
	(ENADE, 2018) A crise estrutural do sistema do capital que assistimos desde o último terço do século XX impulsionou as grandes corporações mundiais e bancos multinacionais de financiamento a intervir nos mecanismos de exploração da força de trabalho e nas suas condições de reprodução. Acerca do exposto,  referente ao processo de restruturação capitalista e suas ofensivas que atingem diretamente a classe trabalhadora, analise as afirmativas a seguir:
I- A reestruturação produtiva impõe novas formas de dominação do capital sobre o trabalho, incidindo na configuração das classes sociais e de suas práticas organizativas.
II- A mundialização da economia configura nova divisão internacional do trabalho, com hegemonia do capital financeiro.
III- Os direitos de liberdade dos trabalhadores são ampliados com o livre mercado bem como a distribuição da riqueza socialmente produzida.
É CORRETO o que se afirma em:
FONTE: DURIGUETTO, M. L. Ofensiva capitalista, despolitização e politização dos conflitos de classe. Temporalis. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. v. 1, n. 1. Brasília, 2000 (adaptado).
	 a)
	II e III, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	III, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando