Buscar

Portifólio de filosofia e sociologia aplicada à saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Portifólio de filosofia e sociologia aplicada à saúde
	CONCEITO SOCIOLÓGICO DE SAÚDE
	Envolve as desigualdades sociais, a saúde e a doença não se distribuem de forma igualitária na sociedade. Os indivíduos das classes privilegiadas desfrutam não apenas de maior expectativa de vida, mas também de taxas consideradas mais adequadas de altura, peso, visão, nutrição, dentre outras, em síntese os padrões considerados exemplares de saúde estão muito mais ao alcance dos indivíduos das classes privilegiadas. As classes que dispõe menores estruturas urbanas e medicas, são as que tem acesso aos meios mais precários de atendimento. 
	DESIGUALDADE SOCIAL
	Se define por aqueles que possuem os meios de produção e aqueles que nada possuem que não só força de trabalho. O capitalismo.
	RAÇA
	As normas e leis privilegiam o homem branco ocidental. Mulheres, negros e indígenas são sintonizados, eles tendem na relação capital e trabalho de forma hierarquizado. O racismo se expressou na exploração colonial, na escravidão e na não integração da população negra depois da escravidão. Isso se efetivou com a divisão sexual do trabalho, ambas as formas de integração se deram a partir da desvalorização do mercado de trabalho, seja ocupando profissões pouco remuneradas ou recebendo salários menores quando ocupando as mesmas funções, sendo assim caracterizada pela classe social.
	ETNOCENTRISMO
	Ethnos: nação, centrismo: centro. Sendo assim, etnocentrismo é uma nação que se coloca ao centro das demais.
	BIOPODER
	É um poder de qualidade positiva, dirigida pelo estado, no sentido de cuidar da vida do corpo populacional, gerenciá-lo a fim controlar endemias. 
	CONCEITO SOCIOLÓGICO DE CORPO
	A sociologia procura produzir um entendimento sobre o corpo, mostrando os riscos, perigos e a variabilidade de uma cultura. É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado. Uma pessoa com suas habilidades primitivas, podem ser transformadas, como por exemplo antigamente que um camponês feudal em um guerreiro feudal, transformar um homem que esta acostumado com uma enxada e vou acostumá-lo a uma espada, são dois instrumentos manuais, mas cuja funcionalidade são completamente distintos.
Referências
FIGUEIREDO,F. Sociologia aplicada á saúde: batatais: claretiano, 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando