Buscar

1 - TA 1 CLINICA INTEGRADA NEUROLOGICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TA 1 CLINICA INTEGRADA NEUROLOGICA (FIS7M - Clínica Integrada Neurologica)
1.Sobre o tema Neuroplasticidade, responda as perguntas a seguir:
 a) Defina Neuroplasticidade: É definida como a capacidade do sistema nervoso de sofrer modificações em suas estruturas e /ou funcionalmente, morfologicamente, em detrimento das mudanças de experiências, podendo a mesma ser concebida e avaliada de uma configuração sináptica ou na modificação de comportamento.
 b) Quais os Mecanismos englobam a neuroplasticidade? Habituação; aprendizado e memória e recuperação celular apôs lesões. 
 c) Qual a importância da neuroplasticidade na prática motora em pacientes que sofreram lesões neurológicas. A importância da neuroplasticidade encontra-se em possibilitar tratamento para diferentes tipos de lesões, P. Ex.: perda de funções motoras, prevenindo a perda de cognição,. Logo, é possível aumentar a plasticidade do cérebro por meio de exercícios que despertem as sinapses. De outro modo, ocorrem a adaptação e a melhora de condição clínica nas lesões dos pacientes em suas funções neuronais.
(10 Pontos)
2.A avaliação neurológica funcional é um processo de grande importância para determinação dos fatores causais responsáveis pelos padrões de movimentos e comportamento anormais. Os fisioterapeutas devem realizar as avaliações para um bom planejamento terapêutico. Responda:
 a) Quais são os componentes da avaliação da função sensitiva? Descreva o processo de avaliação da sensibilidade. Os componentes da avaliação da função sensitiva decorrem da avaliação do comportamento do estado mental, bem como no nível do conteúdo da consciência; na avaliação dos pares de nervos craniano, na avaliação da função motora sensorial e na avaliação dos reflexos tendinosos profundos e cutâneos. 
Já o processo de avaliação da sensibilidade é descrito quando ocorre a avaliação da sensibilidade vibratória, pelo paciente, com os olhos fechados, colocando o diapasão e vibrando em pontas ósseas, relatando o paciente se percebe a vibração ou não. 
De outro modo, a sensibilidade de integração decorre nos seguintes casos:
- Estereognosia: o paciente com os olhos fechados, coloca-se um objeto em sua mão e o mesmo deverá identificar o objeto através da palpação. Trata-se de distúrbio ( estereognosia e amorfignosia);
- Grafesia: Paciente com os olhos fechados escreve um número ou uma letra com um objeto de ponta romba em sua pele paciente relata o que o avaliador escreveu. Trata-se de distúrbio (grafesia)
- discriminação de 2 pontos : paciente de olhos fechados toca com algo pontiagudo (agulha) em 2 pontos distintos e próximos simultaneamente na pele do paciente demonstra onde e quantos pontos foram tocados. Trata-se de distúrbio (topognosia)
 b) Como podemos avaliar a função cognitiva do paciente? Pode-se avaliar a função cognitiva pela escala menimental.
 c) Cite e descreva duas escalas utilizadas para identificar alterações nas atividades diária, qualidade de vida ou evolução da doença. 
As escalas utilizadas são: índice de barthel, este, pertence ao campo de avaliação das atividades da vida diária (AVDs) e mede a independência funcional no cuidado pessoal, mobilidade, locomoção e eliminações. e a outra escala é a medida de independência funcional, esta, é um escala de avaliação que têm por objetivo medir o grau de independência funcional do indivíduo, sendo multidimensional e avalia o desempenho do indivíduo em 18 atividades distribuídas em dois grandes domínios: motor e cognitivo/social. 
(15 Pontos)
3. Como podemos compreender a natureza do movimento? Quais são os fatores que influenciam nesse processo?
R => O movimento é a expressão final da ativação harmônica de múltiplos sinais cerebrais e musculares, emergindo de vários esforços cooperativos entre várias estruturas e processos cerebrais Já os fatores que influenciam nesse processo decorrem da interação entre processos múltiplos, quais sejam: movimento e ação, movimento e percepção e movimento e cognição.
(10 Pontos)
4. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) descreve a funcionalidade e a incapacidade do indivíduo relacionada às condições de saúde. Neste sentido, os componentes de avaliação da CIF são:
(5 Pontos)
Funções e estruturas do corpo, atividades, recreação, meio ambiente e fatores pessoais.
Funções e estruturas do corpo, atividades, participação, psicossocial e fatores relacionais
Funções e estruturas do corpo, atividades físicas, lazer, meio ambiente e fatores pessoais.
Funções e estruturas do corpo, atividades laborais, participação, meio ambiente e fatores relacionais.
Funções e estruturas do corpo, atividade, participação, meio ambiente e fatores pessoais.
5. Quanto à neuroplasticidade, assinale a opção correta que corresponde aos efeitos metabólicos da lesão encefálica:
(5 Pontos)
Isquemia, liberação de glutamato, ativação de canais de cálcio e liberação de reservas internas de cálcio, glicólise aumentada, ácido lático e lesão e morte celulares.
Enzima proteica ativadas, radicais livres de oxigênio, liberação de glucagon, água intracelular diminuída.
Enzima proteica ativadas, radicais livres de oxigênio, isquemia, ativação de canais de potássio e liberação de reservas internas de potássio.
Isquemia, liberação de beta-inibidores, ácido lático, lesão e morte celular.
N.D.A
6. O treinamento funcional é um método de retreinamento do sistema motor utilizado na reabilitação neurológica numa tentativa de restabelecer a capacidade do paciente em desempenhar atividades de vida diária. Essa estratégia de intervenção é:
(5 Pontos)
O melhor meio de intervir em pacientes que têm insuficiência sensoriais do SNC.
Uma intervenção que focaliza correção de deficiências.
Uma tarefa de intervenção que utiliza a prática repetitiva das tarefas funcionais.
Um treinamento que não se preocupa com o que o paciente não pode fazer.
7.Marcha é uma sequência repetitiva de movimentos dos membros inferiores que move o corpo para frente, enquanto, simultaneamente, mantém a estabilidade no apoio. Na marcha, um membro atua como um suporte móvel em contato com o solo e, enquanto o membro contralateral avança no ar, o conjunto de movimentos corporais se repete de forma cíclica. Assinale a alternativa que apresenta a característica da marcha de um paciente com acidente vascular cerebral (AVC).
(5 Pontos)
Marcha escarvante.
Marcha Ceifante.
Marcha miopática.
Marcha em pequenos passos.
Marcha Talonante
8 . As afirmativas abaixo descrevem características anatômicas e clínicas da paralisia facial de Bell. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.
(5 Pontos)
A paralisia de Bell é uma paralisia facial central, conhecida por acometer o núcleo motor principal do nervo facial.
A paralisia de Bell decorre da nevralgia do trigêmeo e é considerada uma paralisia facial periférica.
A paralisia de Bell é uma disfunção do nervo facial, geralmente unilateral, conhecida como paralisia facial periférica.
A paralisia de Bell acomete o quadrante superior da face, que compromete a ação do músculo elevador da pálpebra superior.
A paralisia de Bell acomete o quadrante inferior da face, que compromete a ação do musculo zigomático menor.
9.Fitts e Posner, 1967 propõem 3 fases no processo de aprendizagem motora. Marque a opção correta:
(5 Pontos)
Fundamental associativa e especializada.
Cognição, autonomática e tarefa
Ambiente, indivíduo e Tarefa.
Cognitiva, associativa e automática.
Inicial, intermediária e avançada.
10. Sobre o controle do movimento, considere as afirmativas: I. Os neurônios motores inferiores responsáveis pelo movimento da musculatura distal estão distribuídos mais lateralmente no corno dorsal da medula em relação aos neurônios motores responsáveis pelo movimento da musculatura axial. II. A área motora suplementar e área pré-motora estão localizadas anteriormente à área motora primária e são responsáveis pelo planejamento do movimento. III. O cerebelo é dividido funcionalmente em tálamo-cerebelo, espino-cerebelo e cérebro-cerebelo. IV.
O órgão tendinoso de Golgi responde às variações de tensão muscular e é responsável pelo reflexo miotático inverso ou inibição autógena. Sendo assim, assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
(5 Pontos)
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando