Buscar

Atividade 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Um paciente do sexo masculino apresentava suspeita de insuficiência renal, pois sua frequência miccional mostrava-se muito baixa. Para auxiliar no diagnóstico, a equipe médica pediu o exame de ureia e creatinina sérica. Os resultados foram: Ureia = 35 mg/dL e Creatinina = 2,0 mg/dL.
Considerando esse caso, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Tanto o valor de ureia quanto a creatinina estão elevados, o que possivelmente confirma o diagnóstico.
	Resposta Correta:
	 
O paciente provavelmente tem insuficiência renal, devido aos sintomas e ao fato da creatinina estar acima do normal, mesmo a ureia estando normal.
	Feedback da resposta:
	Resposta errada. Para responder a essa questão, é preciso observar duas etapas: primeiro, verificar se os níveis encontrados dos parâmetros estão ou não elevados. Dependendo disso, deve-se traçar um nível de prioridade, ou seja, determinar qual dos parâmetros é mais importante para o diagnóstico e qual deles é mais específico na determinação.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Bromelina é uma enzima presente no abacaxi. Assim como outras enzimas presentes em frutas, como a papaína no mamão e a ficina no figo, a bromelina é uma protease, ou seja, uma enzima que degrada proteínas em peptídeos e até alguns aminoácidos. O abacaxi, em particular, tem sido muito usado em combinações culinárias, como com lombo ou queijo provolone assado. O conhecimento popular diz que se trata de uma combinação digestiva.
Considerando o que foi dito, essa afirmação popular é:  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Verdadeira, pois a bromelina, ao degradar algumas proteínas do alimento, reduz o trabalho gástrico a ser feito, facilitando a digestão.
	Resposta Correta:
	 
Verdadeira, pois a bromelina, ao degradar algumas proteínas do alimento, reduz o trabalho gástrico a ser feito, facilitando a digestão.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta! A bromelina será, nesse caso, uma auxiliar da digestão. Degradará algumas das proteínas, facilitando o trabalho do estômago. A digestão será, então, mais leve, durará menos tempo e isso se refletirá numa sensação de menos mal-estar, comum quando comemos grandes quantidades de alimentos proteicos.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Desde que o homem descobriu o fogo, temos o costume de cozinhar os alimentos. O cozimento traz várias mudanças de aspecto e sabor aos alimentos. Entretanto, alguns alimentos ainda consumimos crus, como boa parte dos vegetais. Há também alimentos que podemos consumir crus ou cozidos, dependendo, justamente, do aspecto e sabor. Com relação aos alimentos proteicos, a maioria é consumida cozida, como carnes, ovos, leguminosas e alguns cereais, mas mesmo dentro desses grupos há alguns pratos que os utilizam crus, como o sushi, o capaccio ou a gemada.
O principal efeito do cozimento nos alimentos proteicos é a desnaturação das proteínas. Considerando a relação entre alimentos crus e cozidos, em termos de absorção de proteínas, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Não há diferença significativa entre eles.
	Resposta Correta:
	 
Não há diferença significativa entre eles.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta! Não há diferença, em termos de absorção, entre as proteínas de alimentos crus ou cozidos, pois a primeira coisa que o organismo faz com uma proteína é desnaturá-la. Isso não atrapalha a absorção nem tira o valor nutricional da proteína. A diferença é que a proteína cozida já vai estar desnaturada, mas a crua também será desnaturada no estômago.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O processo de digestão das proteínas é uma sequência de etapas muito bem coordenadas para se chegar ao objetivo final: extrair das proteínas ingeridas na dieta os aminoácidos que as constituem, deixando-os livres para serem absorvidos na corrente sanguínea. Esse processo envolve, fisicamente, dois órgãos: o estômago e o intestino delgado, mas também conta com a participação de glândulas anexas.
Considerando o processo de digestão de proteínas, relacione a primeira coluna, que contém os locais do organismo, à segunda, que expõe funções de cada um no processo.
1. Estômago
4. Intestino delgado – duodeno 
4. Intestino delgado – bordas em escova
4. Pâncreas 
( ) Secretar enzimas peptidades, como a tripsina e quimiotripsina.
( ) Desnaturar as proteínas e realizar sua primeira degradação.
( ) Degradar peptídeos maiores em di ou tri-peptídeos.
( ) Degradar peptídeos pequenos em aminoácidos livres.
Assim, a sequência correta, de cima para baixo, é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
4 – 1 – 2 – 3.
	Resposta Correta:
	 
4 – 1 – 2 – 3.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência é coordenada devido às condições fisiológicas de cada órgão. O estômago tem pH suficientemente ácido para desnaturar proteínas e para que a enzima pepsina possa agir, degradando a proteína. O duodeno tem pH adequado para receber as enzimas do pró-enzimas do pâncreas, órgão especializado em secreção de substâncias, para que possam ser utilizadas. As bordas em escova são o ponto correto de absorção, então só devem ter contato com moléculas pequenas. Tudo naturalmente coordenado.
	
	
	
1. Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma das enfermidades que mais acometem as pessoas é a gastrite, que ocorre quando o ácido clorídrico produzido pelo estômago lesa a parede do órgão. Muitos podem ser os motivos da gastrite: infecção bacteriana, fatores emocionais, ingestão de alimentos que estimulam exageradamente a secreção gástrica, dentre outros. Sem dúvidas, o medicamento mais utilizado para tratar essa enfermidade é o omeprazol, um inibidor da bomba de prótons que tem como mecanismo principal diminuir a secreção gástrica. O omeprazol e seus congêneres geralmente cumprem o que prometem, mas podem trazer problemas futuros.
Sobre o metabolismo das proteínas, o efeito a longo prazo do omeprazol seria:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Diminuir a digestão das proteínas e, consequentemente, a sua absorção geral de proteínas, culminando na deficiência de aminoácidos essenciais.
	Resposta Correta:
	 
Diminuir a digestão das proteínas e, consequentemente, a sua absorção geral de proteínas, culminando na deficiência de aminoácidos essenciais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta! O ácido clorídrico é fundamental para a digestão de proteínas, assim como de outros nutrientes. É ele o responsável por desnaturar a proteína e provocar sua primeira quebra. Sem ele, a digestão é incompleta e, em alguns casos, inexistente. Isso fatalmente gerará um déficit de aminoácidos absorvidos, e sendo os essenciais não produzidos pelo organismo, poderá produzir deficiência a longo prazo.
	
	
	
1. Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Um aspirante a atleta, fazendo academia duas vezes por semana com o objetivo de ganhar massa muscular, começou, a partir de recomendação de um blog da Internet, a consumir Whey Protein como suplemento. Sem a devida orientação profissional, o indivíduo não mudou sua dieta, sendo que já tinha costume de comer carne de boi ou porco todos os dias, além de consumir muito ovo e leite. Por fim, tinha bastante afeição por massas.
O efeito do aumento do consumo de proteína no indivíduo descrito, provavelmente, foi:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aumento da massa muscular, como pretendido.
	Resposta Correta:
	 
Aumento do peso, boa parte de massa gorda.
	Feedback da resposta:
	Resposta errada. Para responder à questão, vamos pensar nessa situação: a inclusão de um suplemento proteico numa dieta já rica em proteína terá qual influência no balanço nitrogenado do indivíduo? Qual o destino dos aminoácidos do suplemento, que estão somados aos já presentes, e ficarão assim, em grande quantidade? O nível de atividade física desenvolvida é suficiente para garantir o aumento da massa muscular, mesmo com o consumo de mais proteína?  
	
	
	
1. Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	É chamado de ciclo do nitrogênio, no organismo, o caminho
percorrido pelos compostos nitrogenados, desde a sua absorção, sob a forma de aminoácido, até a sua excreção, geralmente sob a forma de ureia, embora haja outros metabólitos. Entre a absorção e a excreção, o nitrogênio pode, a partir de reações metabólicas, ser incorporado a diferentes tipos de moléculas.
Considere os tipos de moléculas descritos nos itens abaixo:
I. Nucleotídeos
II. Hormônios
III. Neurotransmissores
IV. Fosfolípides de membrana
Os itens que indicam moléculas que podem ter o nitrogênio do ciclo incorporado são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III.
	Resposta Correta:
	 
I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta! O nitrogênio está presente na estrutura dos nucleotídeos (a unidade estrutural do DNA e RNA), mais especificamente nas bases nitrogenadas e também em alguns neurotransmissores, e estes podem, metabolicamente, ter recebido o nitrogênio a partir das proteínas da dieta. Já os hormônios e os fosfolípides de membrana são estruturas lipídicas, e não possuem nitrogênio.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	A digestibilidade proteica corrigida pelo escore aminoacídico (PDCAAS) é o indicador padrão ouro considerado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para determinar a qualidade de uma proteína. Isso ocorre porque esse indicador combina dados referentes à proteína em si com dados referentes à sua utilização pelo organismo, dando uma visão geral sobre qual é a importância do consumo dessa proteína para a saúde humana.
Considere que uma proteína fictícia X tenha uma PDCAAS de valor 93, próximo ao da carne de vaca e da soja. Isso significa que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
X tem proporção semelhante de aminoácidos essenciais que a proteína da carne e da soja.
	Resposta Correta:
	 
X tem capacidade semelhante à da proteína da carne e da soja de prover aminoácidos essenciais para o organismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta errada. Aqui, para chegar à resposta correta, é necessário lembrar que o PDCAAS é uma mistura de dois conceitos: a digestibilidade e o escore aminoacídico. O que cada um desses conceitos representa? E o que representaria, então, a junção deles? Analise e chegará à resposta!
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um paciente foi internado no hospital com um quadro grave. Apresentava-se com IMC = 15 kg/m2, além de outras medidas antropométricas abaixo dos limites negativos. Sua aparência era de extrema magreza, sentindo fraqueza para todas as atividades. Após os exames constatou-se, porém, que a sua função renal estava normal. Em inquérito alimentar, o paciente confirmou que se alimentava muito pouco e, quando o fazia, comia pão e biscoitos.     
O quadro apresentado claramente mostra um balanço nitrogenado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Negativo, com baixa ingestão de proteína, excreção suficiente e tendo como consequência perda de massa muscular.
	Resposta Correta:
	 
Negativo, com baixa ingestão de proteína, excreção suficiente e tendo como consequência perda de massa muscular.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta! O balanço nitrogenado claramente é negativo, pois o indivíduo não ingere normalmente proteína e, não tendo problema de excreção, elimina normalmente o nitrogênio. O problema é que ele elimina o pouco que tem, já que não tem o aporte adequado. Para não ficar sem aminoácidos no sangue, o organismo, então, precisa lançar mão da massa muscular, rica em proteína, e aí o indivíduo desenvolve fraqueza muscular, diminuição do IMC e medidas antropométricas e aparência de magro.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Aminoácidos são substâncias bastante importantes no metabolismo, por combinar seus esqueletos de carbono à presença do nitrogênio. Assim, os aminoácidos adquiridos na dieta, bem como os que já estavam presentes no organismo, podem percorrer diferentes caminhos metabólicos, mas isso vai depender do seguinte: se os aminoácidos são essenciais ou não essenciais.
Todas as alternativas abaixo indicam caminhos metabólicos possíveis para aminoácidos. Marque a opção que contém aquele caminho que é prioritário para os aminoácidos essenciais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Incorporação a proteínas sintetizadas pelo organismo.
	Resposta Correta:
	 
Incorporação a proteínas sintetizadas pelo organismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta! Aminoácidos essenciais não são produzidos pelo organismo (aliás, os não essenciais podem ser produzidos justamente utilizando essas reações que indicamos). Dessa forma, o organismo anseia pela presença deles na dieta para incorporá-los às proteínas. Nada de subutilizar aminoácidos essenciais, produzindo outras coisas. Eles são muito importantes e não dá pra sintetizar alguns tipos de proteínas sem eles!
	
	
	
·
 
Pergunta 1
 
0 em 1 pontos
 
 
 
 
Um paciente do sexo masculino apresentava suspeita de insuficiência renal, pois sua frequência miccional 
mostrava
-
se muito baixa. Para auxiliar no diagnóstico, a equipe médica pediu o exame de ureia e creatinina sérica. 
Os resultados foram: Ureia = 35 mg/d
L e Creatinina = 2,0 mg/dL.
 
Considerando esse caso, assinale a alternativa correta.
 
 
 
 
 
Resposta
 
Selecionada:
 
 
 
Tanto
 
o
 
valor
 
de
 
ureia
 
quanto
 
a
 
creatinina
 
estão
 
elevados,
 
o
 
que
 
possivelmente
 
confirma
 
o
 
diagnóstico.
 
Resposta
 
Correta:
 
 
 
O
 
paciente
 
provavelmente
 
tem
 
insuficiência
 
renal,
 
devido
 
aos
 
sintomas
 
e
 
ao
 
fato
 
da
 
creatinina
 
estar
 
acima
 
do
 
normal,
 
mesmo
 
a
 
ureia
 
estando
 
normal.
 
Feedback
 
da
 
resposta:
 
Resposta
 
errada.
 
Para
 
responder
 
a
 
essa
 
questão,
 
é
 
preciso
 
observar
 
duas
 
etapas:
 
primeiro,
 
verificar
 
se
 
os
 
níveis
 
encontrados
 
dos
 
parâmetros
 
estão
 
ou
 
não
 
elevados.
 
Dependendo
 
disso,
 
deve
-
se
 
traçar
 
um
 
nível
 
de
 
prioridade,
 
ou
 
seja,
 
determinar
 
qual
 
dos
 
parâmet
ros
 
é
 
mais
 
importante
 
para
 
o
 
diagnóstico
 
e
 
qual
 
deles
 
é
 
mais
 
específico
 
na
 
determinação.
 
 
 
 
 
·
 
Pergunta 2
 
1 em 1 pontos
 
 
 
 
Bromelina é uma enzima presente no abacaxi. Assim como outras enzimas presentes em frutas, como a papaína 
no mamão e a ficina no figo, a bromelina é uma protease, ou seja, uma enzima que degrada proteínas em peptídeos 
e até alguns aminoácidos. O abacaxi, e
m particular, tem sido muito usado em combinações culinárias, como com 
lombo ou queijo provolone assado. O conhecimento popular diz que se trata de uma combinação digestiva.
 
Considerando o que foi dito, essa afirmação popular é:
 
 
 
 
 
 
Resposta
 
Selecionada:
 
 
 
Verdadeira,
 
pois
 
a
 
bromelina,
 
ao
 
degradar
 
algumas
 
proteínas
 
do
 
alimento,
 
re
duz
 
o
 
trabalho
 
gástrico
 
a
 
ser
 
feito,
 
facilitando
 
a
 
digestão.
 
Resposta
 
Correta:
 
 
 
Verdadeira,
 
pois
 
a
 
bromelina,
 
ao
 
degradar
 
algumas
 
proteínas
 
do
 
alimento,
 
reduz
 
o
 
trabalho
 
gástrico
 
a
 
ser
 
feito,
 
facilitando
 
a
 
digestão.
 
Feedback
 
da
 
resposta:
 
Resposta
 
correta!
 
A
 
bromelina
 
será,
 
nesse
 
caso,
 
uma
 
auxiliar
 
da
 
digestão.
 
Degradará
 
algumas
 
da
s
 
proteínas,
 
facilitando
 
o
 
trabalho
 
do
 
estômago.
 
A
 
digestão
 
será,
 
então,
 
mais
 
leve,
 
durará
 
menos
 
tempo
 
e
 
isso
 
se
 
refletirá
 
numa
 
sensação
 
de
 
menos
 
mal
-
estar,
 
comum
 
quando
 
comemos
 
grandes
 
quantidades
 
de
 
alimentos
 
proteicos.
 
 
 
 
 
·
 
Pergunta 3
 
1 em 1 pontos
 
 
 
 Pergunta 1 
0 em 1 pontos 
 
 
 
Um paciente do sexo
masculino apresentava suspeita de insuficiência renal, pois sua frequência miccional 
mostrava-se muito baixa. Para auxiliar no diagnóstico, a equipe médica pediu o exame de ureia e creatinina sérica. 
Os resultados foram: Ureia = 35 mg/dL e Creatinina = 2,0 mg/dL. 
Considerando esse caso, assinale a alternativa correta. 
 
 
Resposta 
Selecionada: 
 
Tanto o valor de ureia quanto a creatinina estão elevados, o que 
possivelmente confirma o diagnóstico. 
Resposta 
Correta: 
 
O paciente provavelmente tem insuficiência renal, devido aos sintomas e ao 
fato da creatinina estar acima do normal, mesmo a ureia estando normal. 
Feedback 
da resposta: 
Resposta errada. Para responder a essa questão, é preciso observar duas etapas: 
primeiro, verificar se os níveis encontrados dos parâmetros estão ou não 
elevados. Dependendo disso, deve-se traçar um nível de prioridade, ou seja, 
determinar qual dos parâmetros é mais importante para o diagnóstico e qual 
deles é mais específico na determinação. 
 
 
 Pergunta 2 
1 em 1 pontos 
 
 
 
Bromelina é uma enzima presente no abacaxi. Assim como outras enzimas presentes em frutas, como a papaína 
no mamão e a ficina no figo, a bromelina é uma protease, ou seja, uma enzima que degrada proteínas em peptídeos 
e até alguns aminoácidos. O abacaxi, em particular, tem sido muito usado em combinações culinárias, como com 
lombo ou queijo provolone assado. O conhecimento popular diz que se trata de uma combinação digestiva. 
Considerando o que foi dito, essa afirmação popular é: 
 
 
Resposta 
Selecionada: 
 
Verdadeira, pois a bromelina, ao degradar algumas proteínas do alimento, 
reduz o trabalho gástrico a ser feito, facilitando a digestão. 
Resposta Correta: 
 
Verdadeira, pois a bromelina, ao degradar algumas proteínas do alimento, 
reduz o trabalho gástrico a ser feito, facilitando a digestão. 
Feedback 
da resposta: 
Resposta correta! A bromelina será, nesse caso, uma auxiliar da digestão. 
Degradará algumas das proteínas, facilitando o trabalho do estômago. A digestão 
será, então, mais leve, durará menos tempo e isso se refletirá numa sensação de 
menos mal-estar, comum quando comemos grandes quantidades de alimentos 
proteicos. 
 
 
 Pergunta 3 
1 em 1 pontos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando